6 desenhos animados famosos que são muito melhores do que o seu "filme cabeça"


 Isso mesmo, pega seu Godard e enfia na bunda  Gostaria de começar dizendo que eu não tenho nada contra "filmes cabeça". Digo, alguns realmente acabam sendo excelentes obras. Mas eu também não sou o maior fã dessa categoria de filmes como um todo, e gosto menos ainda de um pessoal que se acha o auge da inteligência por ver esse tipo de filme, me mandar ver um filme não é um argumento válido em uma discussão política. Mas você sabe o que não é tão bem visto? Desenhos. Claro que tem muita crítica especializada falando que alguns filmes animados são geniais (com razão) mas eu nunca vejo ninguém citar Shrek em uma conversa sobre alta cultura e muito menos me falar sobre esse filme especifico com um ar pomposo de sabichão. Então aqui vão, seis filmes animados que são muito melhores do que o seu filme de duas horas sobre algum viadinho cara mandando cartas em um trem (ou sei lá o que).
Ps: Não são nenhuma animação obscura também não, é desenho famoso, da Disney e derivadas, desenho que seu amigo que só vê filme da Marvel deve conhecer.
Ps2: Os filmes não estão em nenhuma ordem particular de qualidade
Ps3: Spoilers, mas não acho que isso seja mais uma preocupação em relação a esses filmes

1- Rei Leão


"'Mas nós não comemos antílopes?'
'Sim, mas quando você morre seu corpo se torna grama e o antílope come ela.'"
 Vou começar com esse porque deve ser o mais famoso e admirado da lista .Eu admito que não sou o maior fã do mundo de Shakespeare (embora eu reconheça a genialidade literária do inglês) mas se tem alguma adaptação que me da vontade de o ler é Rei Leão. Essa adaptação de "Hamlet" com felinos perigosos é uma das mais geniais obras cinematográficas já feitas. Não só o humor é decente (eles fazem até boas piadas com peido, com peido) como a história é interessantíssima e as músicas são fenomenais. A morte do vilão é uma das mais satisfatórias que eu já vi além de ter gerado aquele rumor do "eu sou bixa" e a morte do Mufasa ainda é mais triste do que pelo menos 95% das mortes nos filmes da Marvel (e certamente 99% das mortes em filme cabeça).

2- Os incríveis 


"'Todo mundo é especial Flesha.'
'Isso é só outra forma de dizer que ninguém no mundo é'"

 Facilmente um dos melhores filmes conservadores já feitos. E sim, Incríveis é um filme conservador, coloca o governo como causa dos problemas (com algumas partes deste ajudando) por conta de regulações, se trata de uma família tradicional e fala de heroísmo e moralidade tradicional (ou seja, moralidade, só coloco o tradicional porque vivemos nessa era maluca do relativismo). Mas não é o tom político que faz de incríveis um dos filmes mais sensacionais já feitos. Esse filme de super-heróis, parcialmente inspirado em Watchmen do Alan Moore (aposto que dessa vocês não sabiam) consegue misturar cenas de ação fenomenais com diálogos memoráveis, fazendo com que seja um filme que não para de entreter. Porem, o destaque talvez sejam os personagens que são, bem, incríveis (e apresentam maior desenvolvimento do que 90% dos personagens de filmes da Marvel e Dc).
 A um ou dois anos saiu uma sequência que mantem a qualidade das cenas de ação e surpreendentemente mantem o tom político mas é no geral bem mais fraco (honestamente não sei como que teve tanta gente falando que era tão bom quanto o original).

3- Monstros S.A


 Se alguém me disser que eu estou julgando errado os filmes franceses que quase ninguém conhece porque eles são focados no investimento emocional e não em ação ou planos mirabolantes para surrupiar o trono eis a minha resposta. Monstros S.A é engraçado, o roteiro é original e os personagens são fantásticos mas nada consegue superar o seu lado emocional. A relação do Sully com a Boo é uma das coisas mais bonitas que eu já vi em um filme sendo que o final é capaz de levar muitos homens as lagrimas. Vamos ser honestos, pode parecer meio maricas mas esse filme é bonitinho. É bonitinho pra caralho.
Ps: A cena que eu coloquei é do finalzinho então tem spoilers pesados)

4- Shrek 2


 Shrek é o único que poderia entrar nessa lista só pelo humor. Não é que a trama não seja bom, ela é. Não é que a mensagem seja negativa, é uma boa mensagem. Não é que a ação seja entediante, ela é muito boa até. Mas é que esse filme é simplesmente hilário e consegue ser assim para crianças e adultos. Coloca uma criança de oito anos e um marmanjo de 45 para assistir esse filme e é quase garantido que ambos irão cair de rir, normalmente por conta de piadas diferentes. O humor de Shrek é algo grandioso de mais para falar sobre nessa postagem. Sei que o personagem hoje em dia é mais identificado com memes do que qualquer outra coisa, ma garanto que o material original é ainda melhor.
 Vale ainda dizer que os personagens são surpreendentemente bem desenvolvidos, tanto os antigos quanto os novos (em especial o famoso Gato de Botas). Ah, e não se deixe enganar pelos atores famosos que fazer a dublagem em inglês, eles realmente fazem um excelente trabalho mas comem poeira dos dubladores brasileiros.
Ps: Escolhi o segundo filme porque creio que seja o melhor, mas o primeiro é quase tão bom quanto e o terceiro é também excelente (o quarto é decente)
Ps2: Só coloquei a cena em inglês por causa da música que os pentelhos insistiram em traduzir (a tradução não ficou ruim mas preferi deixar o original) 

5- O príncipe do Egito 

"Você que eu chamei de irmão, como pôde vir a me odiar tanto? é isso que você queria?"

 Esse filme... esse filme. Até onde eu sei, não existe adaptação melhor do inicio do livro de Êxodo do que esse filme. É um filme bíblico mas está longe de ser um daqueles chatos que parecem ter sido feitos para crianças de quatro anos (e olha que teoricamente é um filme de criança). O filme faz um trabalho invejável em termos de adaptação, consegue colocar alguns elementos da Bíblia que ficam evidentes para quem leu, mas ainda assim adaptados perfeitamente ao novo formato (os magos do faraó são personagens legais. Os magos do faraó!).
 Uma das maiores invenções do filme é a relação de Moisés e Ramsés II (que é identificado como o faraó do Êxodo no filme) que é também um dos pontos mais fortes do longa. Existem muitas cenas fortes e memoráveis, o filme não alivia muito para as crianças que estão assistindo (mas elas assistem mesmo assim porque tem uns meteoros caindo do céu e meteoros são legais).
 Quanto a trilha sonora, têm duas músicas que são fantásticas, o resto é regular mas essas duas são fenomenais. Além de serem fenomenais, essas duas músicas acompanham alguns dos melhores momentos que eu já vi em um filme. Acho que eu poderia ficar aqui o dia inteiro falando sobre como esse filme é incrível (e pretendo fazer algo do tipo no futuro) mas acho que já deixei claro meu apreço por essa obra.
Ps: Para não deixar de fora, o meio do filme é meio chato, mas melhora bastante logo depois


6- O corcunda de Notre-Dame

A catedral pode ter queimado mas o filme continua tão bom quanto sempre foi
 "Não é minha culpa se no plano de Deus ele fez o demônio tão mais forte do que o homem."

 Já vi um pessoal na internet insistindo que esse filme é anti-católico. Nada poderia estar mais longe da verdade. Esse filme é provavelmente a obra mais católica que a Disney já produziu. O vilão é católico e cita a Bíblia, sim... mas a maior parte dos personagens também é religioso. Frollo vai contra os ideais da Igreja o tempo inteiro enquanto clama os defender (um dos melhores elementos do filme).
 Para que você tenha uma noção, essa animação infantil da Disney começa com alguns assassinatos, racismo, abuso de autoridade e tentativa de infanticídio tudo rodeado por um forte ambiente religioso e uma música linda. É difícil ver uma cena mais forte do que a "encarada" das estatuas em qualquer filme que tenta passar os valores da Igreja.
 Mas não é de catolicismo que vive o filme, a história é muito bem construída (cheia de cenas arrepiantes), a trilha sonora é maravilhosa e os personagens estão entre os melhores da Disney. O vilão Frollo consegue ser ao mesmo tempo um personagem profundo e um vilão exageradamente mau porque sim (ao estilo da maior parte dos vilões da Marvel). Se o filme tem um ponto fraco são as gárgulas, que embora tenham sido criadas com a boa intenção de fazer com que isso seja um filme de criança acabam quebrando o andar da narrativa. É bem parecido com o Príncipe do Egito no estilo e uma obra prima de igual valor. 

Por que falar sobre esse filmes agora?

 Apesar das minhas críticas aos "filmes cabeça" (e eu assino em baixo de tudo que disse) as verdadeiras razões que me levaram a escrever isso aqui foram duas. A primeira é que eu queria falar sobre esses filmes, pretendo inclusive escrever textos individuais analisando mais a fundo cada um deles. E a segunda é que eu estou vendo um declínio preocupante na qualidade das animações "mainstream".
 Não sei você, mas me parece que os filmes da Disney, Dreamworks, etc... estão ficando cada vez mais... bobos. Bobocas, sei lá, eles estão sendo idiotizados. Não é nem que eu pense que todo filme de criança precisa ser pesado que nem o Príncipe do Egito e o Corcunda de Notre-Dame mas qual foi, crianças não são tão burras assim. Elas podem muito bem gostar de um filme um pouco mais inteligente.
 Enquanto os filmes dessa lista (e muitos outros) se destacam como obras cinematográficas para todos, os desenhos atuais me parecem funcionar como filmes infantis... e só. São fracos, e embora sirvam para entreter uma criança por um tempo não servem mais para nada. São nulos. Você pode até me dizer que o objetivo primário desses filmes é entreter crianças por um tempo. Justo. Mas como uma criança vai se desenvolver se só consome esse tipo de conteúdo? Além de que é muito melhor, ao menos na minha opinião, dar para o garoto um filme que ele vai adorar na infância e conseguir continuar adorando quando crescer (ou até mesmo gostando mais).
 Acha que eu estou exagerando em relação aos novos filmes? Ok, então pegue eles para ver. Eu acabo vendo algumas dessas animações por razões variadas, Big Hero, Frozen, Detona Ralph e outros, acabei vendo (a maioria com a minha irmã mais nova) e não vi nada que pudesse os elevar a uma categoria acima de "filme bobo que entretêm uma criança por uma ou duas horas e vende um monte de produto". Até o tal do Zootopia que o pessoal fala bem pra cacete eu achei um filme bem comum.  
 Claro que existem exceções. Teve um que se não me engano se chamava "A origem dos Guardiões", era tipo um Vingadores com o Papai Noel, bem interessante. Outro tinha um nome tipo Vida ou sei lá o que (não lembro do nome porque tinha dois nomes ou algo assim, mas é um com umas caveiras mexicanas) que é bem divertido e tem um final muito bonito. "Divertidamente" foi um bom filme também, bem criativo (embora eu tenha gostado mais dos dois últimos que mencionei). Pode ser que tenham outros bons que me escapam a memória mas o que eu quero dizer é que eles não são mais a regra. Eles são a exceção.

 É isso, não sei se ninguém leu até aqui mas eu queria falar sobre essa história toda. Flw

Postar um comentário

0 Comentários