Maratona Novos 52 - Universo Cavaleiros de Gotham Parte 3


Guia com todas as postagens anteriores da maratona:




Li Asa Noturna #13-18 e Batman #17, do encadernado Nightwing: Death of the Family, com roteiro de Kyle Higgins e desenhos de Eddy Barrows e Andres Guinaldo, e farei breves comentários sobre as edições. 
-- Tradução: Vardamir / Delacrouixbr 
Diagramação: Drako 
Grupo: Darkseid Club.


Edição #13: Batman desapareceu indo atrás Coringa. Asa Noturna resolver procurar pelo seu ex-mentor e descobre que Gotham tem uma nova ameaça com a chegada de Lady Shiva. Ligação com Morte da Família.

Edição #14: Ligação com Morte da Família. Como se não bastasse o retorno do Coringa, agora Asa Noturna precisa lidar com a chegada da letal Lady Shiva. E para piorar a situação, o próximo alvo de Shiva é Sonia Branch.

Edição #15: Ligação com Morte da Família. O Coringa leva Raya da prisão Blackgate e mata o palhaço Jimmy. Isto é o suficiente para Dick pedir que todos do Circo Haley deixem a cidade e iniciar sua busca pelo Palhaço do Crime.

Edição #16: Ligação com Morte da Família. Robin recebe uma mensagem do Coringa para encontrá-lo no Circo Haley. Preparado para o pior, Dick jamais imaginaria se deparar com o horror preparado pelo Palhaço do Crime.

Batman #17: Depois de desmaiado, Batman é levado até um “jantar” com seus aliados – Asa Noturna, Capuz Vermelho, Robin Vermelho, Batgirl e Damian. Uma refeição macabra como somente o Coringa poderia realizar.

Edição #17: O arco Morte da Família acabou, mas não suas consequências. É hora de Dick Grayson enterrar Jimiiy Clark e Raya Vestri, antigos amigos. Durante o período de uma semana, Dick tenta se reerguer e avaliar os prejuízos tanto materiais como emocionais.

Edição #18: Damian Wayne está morto. Como se não bastasse as tragédias de duas semanas atrás com o ataque do Coringa, agora, Dick Grayson tem de lidar com mais uma perda profunda. Mas, se depender do Batman, ele não fará isso sozinho.


Arco que insere o Asa Noturna dento da história Morte da Família. De três arcos, dois fazem parte de alguma saga do Batman. Mesmo assim, o escritor Kyle Higgins tem conseguido se sair bem, amarrando as histórias solo do asa Noturna de maneira coerente e ainda desenvolvendo bem o lado psicológico de Dick Grayson diante de tantas tragédias. Leitura recomendada.

Li Aves de Rapina #13-17 e Batgirl Anual #1, do encadernado Birds of Prey: A Clash of Daggers, com roteiro de Duane Swierczynski e desenhos de Romano Molenaar e Vicente Cifuentes, e farei breves comentários sobre as edições. 
-- Tradução: Máq /  Tom Nagand
Revisão: GustavoBlah 
Diagramação: Jessicars / DBachiniLima
Grupo: Darkseid Club.

Batgirl Anual #1: Uma onda de crimes incendiários toma conta da cidade e Batgirl investiga o responsável o mandante. Na penitenciária de Harrowood, a Mulher-Gato é contratada para ajudar uma das Garras do Corte das Corujas a escapar da cadeia.

Edição #13: As Aves de Rapina ainda estão sem condições de combate e se recuperando da toxina mortífera de Hera Venenosa. O Clã das Adagas roubam a espada mística de Katana, forçando a espadachim a ir até o Japão atrás de sua preciosa arma, mesmo sabendo que se trata de uma armadilha.

Edição #14: A busca pela Devoradora de Almas continua e as Aves de rapina seguem uma pista que as leva até o vigilante Condor. Após um breve confronto, Katana recupera sua espada, mas acabam sendo atraídas pelo Clã das Adagas.

Edição #15: Atrás de pistas sobre o rapto de Katana, Condor descobre o plano do Clã das Adagas. Explodir a cidade de Yokohama deixando-a inabitada por séculos e responsabilizar a justiceira japonesa e sua espada mística.

Edição #16: De volta à Gotham e com a saída de Katana, restam apenas três Aves de Rapina e a equipe precisa de reforços. E Batgirl chama um reforço inusitado, Stryx, a Garra que foi solta pela Mulher-Gato. Com a inesperada chegada do Condor, a equipe está pronta para sua próxima missão.

Edição #17: As Aves de Rapina estavam atrás de pistas do Basilisco. Ao tentar abrir uma passagem, Canário Negro não consegue controlar seu grito e explode uma estação de energia, deixando a cidade sem luz. Antes que a situação se agrave a equipe se divide para consertar a situação.

Um momento de transição dentro da equipe que passa a ter uma nova formação. Uma aventura no Japão para ajudar Katana, servindo como prólogo das aventuras solo dela. Como de costume, bastante ação e humor, principalmente por conta das interações entre as “passarinhos”. Leitura satisfatória.

Li Batgirl #14-19, Anual #1 e Batman #17, do encadernado Batgirl: Death of the Family, com roteiro de Gail Simone e desenhos de Daniel Sampere e farei breves comentários sobre as edições. 
-- Tradução:  Vardamir / Marcelo Viana (BTM #17)
Revisão: Obachinilima
Diagramação: Jessicarrs / Sniper (BTM #17)
Grupo: Darkseid Club.


Edição #14: Ligação com Morte da Família. A mãe de Bárbara Gordon reapareceu há pouco tempo, mas foi sequestrada pelo Coringa. O sádico Palhaço do Crime faz a Batgirl reviver seus piores momentos quando foi baleada e ficou paraplégica (eventos mostrados em A Piada Mortal).

Edição #15: Ligação com Morte da Família. Traído pelo seu irmão James, a Batgirl encontra sua mãe amordaçada e em cima de uma bomba de pregos. E o Coringa faz uma simples proposta em troca da vida dela – casar-se com a Batgirl.

Edição #16: Ligação com Morte da Família. É o momento do “casamento” do Coringa com a Batgirl, totalmente à mercê do psicopata, enquanto sua mãe for uma refém. Inesperadamente, James Gordon Jr. aparece com duas granadas de mãe e dizendo que libertou a mãe.

Batman #17: Depois de desmaiado, Batman é levado até um “jantar” com seus aliados – Asa Noturna, Capuz Vermelho, Robin Vermelho, Batgirl e Damian. Uma refeição macabra como somente o Coringa poderia realizar.

Edição #17: Depois do fim do arco Morte da Família, Barbara Gordon envia informações de todos os capangas do Coringa para a DPGC, colocando a força policial de Gotham à caça dos criminosos. Mas a Batgirl não tem folga, ainda mais com James Jr. ainda à solta.

Edição #18: Batgirl mal escapa com vida do ataque incendiário do Mariposa, quando é ajudada pelos próprios cidadãos locais. Enquanto investiga o paradeiro do Mariposa, Barbara recebe mais uma ameaça de James Jr, e precisa escolher qual deles irá perseguir primeiro.

Edição #19: O momento crucial do ataque de James Jr. à sua família está chegando. Seguindo seus planos diabólicos se convergem  à um antigo local conhecido de todos e seu pai, sua mãe e sua irmã devem estar todos presentes para testemunhar o clímax.


Batigirl também participa do arco Morte da Família, e não poderia ser diferente, dado seu histórico com o Coringa. Mas a vigilante acaba enfrentando dois psicopatas em sequência, quando seu irmão James Gordon Jr. retorna para atormentar a família toda. Duas histórias com tons bem mais sombrios e pesados para a jovem combatente do crime de Gotham. Leitura recomendada.

Li Batwing #13-18, do encadernado Batwing: Enemy of the State, com roteiro de Judd Winnick e Fabian Nicieza e desenhos de Marcus To e Fabrizio Fiorentino e farei breves comentários sobre as edições. 
-- Tradução:  Ledmyth
Diagramação: Jessicarrs / Dbachilima / Escoteiro
Revisão: Gustavoblah
Grupo: Darkseid Club.

Edição #13: Os seguidores do sinistro culto do Pai Perdido está se expandindo. A corrupta polícia de Tinasha é ineficiente. A vigilante Alvorada faz o que pode, mas está prestes a ganhar o apoio de Batwng.

Edição #14: Batwing e Alvorada não conseguem impedir que o Pai Perdido e seus seguidores fujam quando a polícia de Tinasha chegam. David Zavimbe investiga a identidade de Alvorada e descobre sobre seu passado.

Edição #15: Depois de abater Alvorada, Pai Perdido revela seu passado e suas motivações enquanto tortura mentalmente Batwing. Matu trava a armadura de combate de David até que ele consiga se libertar da possessão do líder fanático.

Edição #16: Ancil Marksbury, filho de um magnata industrial da África está cometendo crimes hediondos contra prostitutas e a corrupção na polícia de Tinasha sempre acaba livrando o assassino. Mas Batwing se coloca a favor da justiça e está determinado a ir até o fim para incriminar Ancil.

Edição #17: Com seu filho incriminado e na cadeia, o bilionário industrialista Phillip Marksbury contrata mercenários para acabar tanto com o Batwing bem como o policial David Zavimbe também. A situação apenas se agrava quando um dos mercenários contratados é Alvorada.

Edição #18: Alvorada fere David na perna e liberta Ancil da prisão. Mas a caçada de Batwing fez outra vítima, seu amigo Matu. Além de perder seu QG de operações em uma explosão, David é suspenso da força policial.

Quando o sistema fica confortável com a corrupção, resta apenas a justiça de Batwing, escolhido pessoalmente por Bruce Wayne para integrar a Corporação Batman. A mudança de roteirista com a entrada de Fabian Nicieza trouxe um aprofundamento da luta de Batwing contra a corrupção e a injustiça do sistema penal de Tinasha, um reflexo atual de muitos lugares assim. Leitura recomendada.

Li Batwoman #12-17 e 0, do encadernado Batwoman: World’s Finest, com roteiro de W. Haden Blackman e desenhos de J.H. Williams III, e farei breves comentários sobre as edições. 
-- Tradução:  Saint / Máq
Revisão: OriginalBat / Sun
Diagramação: Sun / Gustavoblah / Dbachinilima
Grupo: Darkseid Club.

Edição #0: Antes dos Novos 52. Kate Kane passou por tragédias inimagináveis em sua infância, mas sempre teve o apoio e o amor de seu pai. Porém, em algum momento de sua vida, algo se perdeu e Kate precisou fazer algo mais para superar a dor.

Edição #12: Já se passaram nove meses desde que as crianças foram raptadas e arrastadas por Sune. Batwoman ainda continua sem pistas sobre o paradeiro delas e de Medusa também. Com a ajuda do lobisomen Kyle Abbot, Batwoman segue uma posta que a leva até a lendária Blood Mary.

Edição #13: Batwoman conclui que para encontrar Medusa, será preciso a ajuda de alguém que entende muito bem de mitologia grega e divindades. E quem melhor para isso do que a Mulher-Maravilha? Elas partem em uma jornada arriscada em busca da Medusa.

Edição #14: Batwoman e Mulher-Maravilha encontram Pégasus, filho da Medusa, totalmente despedaçado depois de ter se recusado a ajudar sua mãe. Ele revela que Medusa se encontra em Gotham e Batwoman percebe que sua viagem ao redor do mundo foi em vão.

Edição #15: Maggie Sawyer passa a narrar os acontecimentos de algumas hora atrás antes do ataque da Medusa à cidade de Gotham. Desde o momento em que ela continua a investigar sobre as crianças desaparecidas até o retorno de Batwoman, junto de sua nova aliada, a Mulher-Maravilha.

Edição #16: Medusa tem certeza de que os sacrifícios das crianças irá trazer sua mãe de volta. Ela libera a Hidra no meio das ruas de Gotham e o caos está estabelecido. A Mulher-Maravilha sente-se, de certa forma, responsável pela ameaça mitológica.

Edição #17: A Hidra foi contida pela Mulher-Maravilha, mas Medusa conseguiu trazer de volta Ceto, a mãe de todas as criaturas monstruosas. Somente os próprios poderes da Medusa podem quebrar o feitiço e salvar as crianças.


Ao continuar sua investigação das crianças abduzidas, Batwoman se envolve em uma trama mitológica, onde somente a Mulher-Maravilha seria capaz de ajudar. Mesmo em meio à aventura épica, o escritor W. Hade Blackman consegue desenvolver bem cada personagem feminino principal. Leitura razoável.

Li Capuz Vermelho e os Foragidos #14-17, 0 e Novos Titãs #15-16, do encadernado Red Hood and the Outlaws: Death of the Family, com roteiro de Scott Lobdell e Fabian Nicieza e desenhos de Timothy Green II, e farei breves comentários sobre as edições.
 -- Tradução:  Vardamir / Tom Nagano
Diagramação: Guns / Majestic / Lamane / Dbachinilima
Grupo: Darkseid Club.

Edição #0: A história de Jason Todd, desde o seu nascimento, sua infância difícil e deprimente até conhecer o Batman. Um ponto de virada em sua vida que o levou a repensar muitas coisas, embora dentro de si, Jason ainda precisava aprender mais verdades.

Edição #14: Após resolver a situação em Tamaran, Estelar e seus aliados estão retornando à Terra e são abordados por Superman. Ele está à procura de alienígenas que podem ter sido procurados por Helspont. Jason Todd dá uma carona para Isabel até Gotham.

Edição #15: Ligação com Morte da Família. Depois de deixar Isabel aos cuidados do Det. Bullock, o Capuz Vermelho sai pra avisar Batman e seus aliados sobre o Coringa, mas é capturado pelo Palhaço do Crime. Torturado e sem saída, Jason nem ao menos sabe onde está.

Teen Titans #15: Ligação com Morte da Família. Robim Vermelho desapareceu. Os demais titãs – Kid Flash, Soltíscio, Moça-Maravilha e Casamata vão até Gotham e pedem ajuda para a Batgirl. Eles se separam para procura por Tim Drake, mas isso é exatamente o que o Coringa havia antecipado.

Edição #16: Ligação com Morte da Família. Arsenal e Estelar estão cercados por uma multidão sob o domínio do Coringa. Eles e seus recém-aliados, os Novos Titãs terão de encontrar uma solução rapidamente se desejam encontrar seus “líderes vermelhos”.

Teen Titans #16: Ligação com Morte da Família. Os Novos Titãs e os Foragido agiram bem em curar todas aquelas pessoas do vírus do Coringa. Agora, continuam unidos para procurar Robin Vermelho e Capuz Vermelho, que continuam sendo submetidos aos sadismos do Coringa.

Edição #17: A saga Morte da Família acabou e é hora de Jason Todd se despedir da Batfamília e se reencontrar com seus amigos Foragidos. Mas para Jason, a despedida tem um sabor no mínimo, diferenciado. E o Coringa talvez ainda tenha planos para ele.

Mais um título que participou do arco Morte da Família, o que faria todo o sentido dado o histórico que Jason Todd tem com o Coringa. Apesar da trama principal ser desenvolvida no título da Batman, esse volume mantém o clima sombrio e de suspense, dignos de uma história que tem o Coringa como vilão. Leitura satisfatória.


Li Garra #0-7, do encadernado Talon: Scourge of the Owls, com roteiro de Scott Snyder e James Tynion IV e desenhos de Guillem March, e farei breves comentários sobre as edições. -- Tradução:  
Diagramação: 
Grupo: Darkseid Club.

Edição #0: A origem de Calvin Rose, que desde a infância aprendeu a arte do escapismo. Antes da adolescência já era um astro mirim no Circo Haley. Até o dia em que foi recrutado para se tornar um dos Garras da Corte das Corujas.

Edição #1: Depois de anos fugindo da Corte das Corujas, algo chama a atenção de Calvin Rose, um ex-Garra regenerado. Os eventos da saga Noite das Corujas trouxeram Calvin de volta à Gotham. Calvin quer se certificar de que está livre para voltar à sua cidade novamente.

Edição #2: Calvin Rose é convencido pelo milionário Sebastian Clark a desmantelar em definitivo a Corte das Corujas. Sua primeira missão é invadir o luxuoso Hotel Orchard, centro de grande riqueza da Corte e o local onde se encontram os arquivos sobre o ex-Garra.

Edição #3: Invadir o Hotel Orchard resultou apenas em obter a Máscara do Grão-Mestre, símbolo de poder dentro da organização secreta. Calvin Rose vai à Nova York para desbaratar um dos bancos financiadores da Corte das Corujas e também para se encontrar com Casey Washington e sua filha Sarah.

Edição #4: Com a ajuda da equipe de operações de Casey, Calvin Rose invade a Financeira Hudson, mas as coisas não saem como o planejado. Calvin é surpreendido por Felix Harmon, um Garra milenar que era conhecido como o Açougueiro de Gotham.

Edição #5: As recentes investidas de Calvin Rose não passariam despercebidas pelo maior detetive do mundo, obrigando o Cavaleiro das Trevas a tomar algumas medidas. Depois que o Açougueiro de Gotham destruiu seu bunker, Casey e Sarah passaram a morar com Calvin no esconderijo de Sebastian Clark.

Edição #6: Invadir a Ilha Securitus, um dos mais complexos e seguros locais que tem apoiado a Corte das Corujas e que foi construído pelo próprio pai de Casey. Entrar na fortaleza não foi um problema para Calvin Rose, mas sobreviver lá dentro é outra história. E o Açougueiro de Gotham está de volta e não muito disposto a continuar a obedecer seus mestres.

Edição #7: Toda a verdade sobre Sebastian Clark vem à tona. A descoberta pode colocar em risco a vida de Casey. E Calvin está à mercê do atual Grão-Mestre da Corte das Corujas, John Wycliffe. Porém, assim como Calvin, nem todos os Garras estão satisfeitos com seu trabalho.

A Corte das Corujas criada pelo escritor Scott Snyder rendendo bons frutos. Este título traz Calvin Rose, um ex-Garra que passou anos se escondendo, até que sua vida passa a ter um real objetivo. Desmantelar a organização secreta que vem dominando Gotham à séculos. Uma trama bem amarrada com elementos de espionagem, traição e boas doses de tensão. Além disso, outro ponto positivos é a maneira como os escritores Scott Snyder e James Tynion IV fazem bom uso das habilidades de escapismo do personagem principal. Leitura recomendada.


Li Mulher-Gato #13-18 e 0, do encadernado Catwoman: Death of the Family, com roteiro de Ann Nocenti e desenhos de Rafa Sandoval, e farei breves comentários sobre as edições. 
-- Tradução:  Apotheosis / 
Revisão: Shiusuke / Gustavo Blah
Diagramação: Sun / 
Grupo: Darkseid Club.

Edição #0: A jovem Selina Kyle desde cedo iniciou sua vida de furtos, mas ganhou uma segunda chance. Trabalhar em um novo projeto da prefeitura para jovens de rua. Antes dos Novos 52, a história foca não só na história de Selina, mas em sua própria vida, caráter e motivações.

Edição #13: Um novo cliente deseja alterar o resultado de um jogo de xadrez diferente e que envolve mais do que apenas um tabuleiro convencional. Enquanto a Mulher-Gato se prepara para realizar seus movimentos, é observada por uma ameaça misteriosa.

Edição #14: Ligação com Morte da Família. O Coringa atrai a Mulher-Gato à uma armadilha insana e violenta. A cada movimento e a cada confronto, fica cada vez mais clara as intenções dos dois, ou talvez o contrário...

Edição #15: Ligação com A Probabilidade do Diamante Negro. Depois de escapar das garras do Coringa, é hora do próximo “trabalho” da Mulher-Gato. Mas Trip Winter não está muito confiante. Invadir as instalações da ARGUS, e roubar o que estiver no cofre da Sala Negra.
Edição #16: Ligação com A Probabilidade do Diamante Negro. A Mulher-Gato fica presa dentro da Sala Negra, completamente atraída pelo fascínio (e poder) do Diamante Negro. O Dr. Darwin tenta ajuda-la a se recompor, enquanto a sala é invadida por seres demoníacos.

Edição #17: O próximo roubo da Mulher-Gato são alguns quadros do Museu de Gotham. Mas sua amiga e receptadora Gwen Altamont está na mira da polícia. Desta vez o Detetive Alvarez não pretende deixar a Mulher-Gato escapar.

Edição #18: Batman descobre que as pinturas do Museu de Gotham forma levadas e vai atrás da Mulher-Gato.

Volume focado no arco Morte da Família, embora apenas duas histórias foram destinadas à ele. No geral, a narrativa de Ann Nocenti sofre de certa discrepância entre o excesso de falas e poucos quadros ilustrativos, quase como assistir a um filme legendado com problemas de sincronia. Isso atrapalha bastante a leitura, que é insatisfatória.

Por Roger

Pack 01:

Pack 02:

Pack 03:

Postar um comentário

0 Comentários