Dezembro de 1821, José Bonifácio trabalha sem parar pela independência, e envia a Dom Pedro I uma carta bem ousada, falando a respeito dos atos das cortes portuguesas que queriam fazer o Brasil voltar ao Estado de Colônia.
Em resumo José Bonifácio dizia na carta: Não duvide em momento algum, "Ou Dom Pedro resolve ficar do nosso lado, ou pegaremos em armas".
Está carta Agradou muito Dom Pedro I, pois lhe mostrou que ele tinha a possibilidade e a capacidade de ficar no Brasil, e transforma-se de regente em rei.
Em 9 De janeiro de 1822 tivemos o dia do Fico Onde após toda uma movimentação Para a permanecia de Pedro I no Brasil o próprio confirmou : "como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". E no dia 7 de setembro ás 16:30 ás margens do Ipiranga D. Pedro I solta o Grito "Independência ou morte" que aprendera com José Bonifácio.
Tira-se daqui o seguinte pensamento: Em 1821 entramos em uma crise politica sem precedentes, com o risco de perder nossa soberania e identidade nacional.
Todavia Com muito esforço de homens de honra, revertemos a situação e acendemos ao mundo como nação livre e soberana.
O Brasil tem suas crises recorrentes por agora, mas ao olharmos nossa historia podemos observar que já lutamos e já vencemos inimigos Poderosos, e já apagamos muitos incêndios literais e metafóricos.
Por hora acredito que ainda hajam pessoas de honra e Fé espalhadas por esse grande país, e nas mãos destas pessoas estão, o destino da nação .
"Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil.
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil
Houve mão mais poderosa
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil".
Mais textos do Máskara podem ser lidos em seu Instagram:
https://www.instagram.com/maskaracientistapolitico/
https://www.instagram.com/maskaracientistapolitico/
0 Comentários