Publicado originalmente AQUI.
E todos conhecem a Kryptonita, apesar que muitos ainda pensam ser uma pedra, mas na verdade é um mineral, que tem o efeito principal de enfraquecer o Super-Homem (e outros kryptonianos).
O mineral, usualmente explicado como tendo sido criado dos restos do planeta natal do Superman, Krypton, que nomeia uma variedade de formas do mineral, mas usualmente se refere à forma mais comum, a Kryptonita Verde.
O 1º contato de Superman com a Kryptonita não aconteceu nos quadrinhos. Foi na verdade introduzida em 1943, na série de rádio do Superman, tanto como um elemento de roteiro como para permitir que o ator que interpretava o Superman, Bud Collyer, pudesse ocasionalmente descansar. Assim, no episódio intitulado O Meteoro de Krypton, restos radioativos do planeta natal de Clark Kent foram parar na Terra.
Bud Collyer
Como consequência, você já deve imaginar, Clark ficou fraco ao ser exposto ao meteorito desconhecido. Assim, Collyer pode garantir suas férias e, também, foi criado um dos elementos mais importantes de toda a cronologia do herói ... Interessante não?!
A intenção nunca foi tirar poderes do Superman, mas sim dar folga ao ator.
Demorou até 1949, para que as histórias em quadrinhos incorporassem esta ideia, tanto como um perigo e fraqueza conveniente como para adicionar um elemento interessante para suas histórias.
Criada em 1940 pelo co-criador do Superman, Jerry Siegel, em uma história que envolvia um pedaço de Krypton, chamado de "K-Metal", que roubava a força de Superman enquanto dava aos terráqueos superpoderes, mas nunca foi publicada.
Curiosamente, no filme de 2006 - Superman Returns foi dada a fórmula química do mineral, que quase coincidiu com o mineral Jadarita, descoberto no mesmo ano.
É uma variação que permite detectar objetos, inclusive pessoas, que são oriundos de Krypton. Ninguém consegue escapar da detecção, nem mesmo Superman ou Bizarro.
TRANSPARENTE
teve sua aparição em Smallville. É o minério verde neutralizado e sem radiação. Aparentemente, não tem nenhum efeito colateral para ninguém. Nunca teve aparições nas histórias em quadrinhos.
Foi desenvolvida por Metallo e afeta os humanos. Ela é capaz de reduzir a velocidade dos impulsos nervosos e movimentos.
Tem as mesmas propriedades da Kryptonita verde, mas atua com mais intensidade e força.