O mineral, usualmente explicado como tendo sido criado dos restos do planeta natal do Superman, Krypton, que nomeia uma variedade de formas do mineral, mas usualmente se refere à forma mais comum, a Kryptonita Verde.
O 1º contato de Superman com a Kryptonita não aconteceu nos quadrinhos. Foi na verdade introduzida em 1943, na série de rádio do Superman, tanto como um elemento de roteiro como para permitir que o ator que interpretava o Superman, Bud Collyer, pudesse ocasionalmente descansar. Assim, no episódio intitulado O Meteoro de Krypton, restos radioativos do planeta natal de Clark Kent foram parar na Terra.
Bud Collyer
Como consequência, você já deve imaginar, Clark ficou fraco ao ser exposto ao meteorito desconhecido. Assim, Collyer pode garantir suas férias e, também, foi criado um dos elementos mais importantes de toda a cronologia do herói ... Interessante não?!
A intenção nunca foi tirar poderes do Superman, mas sim dar folga ao ator.
Demorou até 1949, para que as histórias em quadrinhos incorporassem esta ideia, tanto como um perigo e fraqueza conveniente como para adicionar um elemento interessante para suas histórias.
Criada em 1940 pelo co-criador do Superman, Jerry Siegel, em uma história que envolvia um pedaço de Krypton, chamado de "K-Metal", que roubava a força de Superman enquanto dava aos terráqueos superpoderes, mas nunca foi publicada.
Curiosamente, no filme de 2006 - Superman Returns foi dada a fórmula química do mineral, que quase coincidiu com o mineral Jadarita, descoberto no mesmo ano.
VERSÕES ORIGINAIS
Originalmente, o Universo DC possuía uma variedade de minerais coletivamente chamados de Kryptonita. A variedade mais comumente encontrada é verde, embora tenha sido colorida de vermelho na sua 1ª aparição em Superman (1a. série) #61 (Novembro / Dezembro de 1949). Outras variedades de Kryptonita começaram a aparecer frequentemente a partir do final dos anos 50, alcançando um pico de aparições nas histórias do Superman dos anos 60.
É possível criar artificialmente a Kryptonita Verde, sendo que Lex Luthor realizou em várias ocasiões, bem como o Batman, em sua história mais famosa, Cavaleiro das Trevas.
TIPOS DE KRYPTONITA:
VERDE
A cor verde não é do minério, mas sim do espectro das ondas de radiações que é capaz de gerar. Isso acontece pois a energia da radiação substitui a energia solar que estão armazenadas em cada célula do corpo kryptoniano. A alta e prolongada a exposição da radiação verde irá levar um kryptoniano ao óbito. Mas, se ainda houver circulação sanguínea no corpo, as células começam a voltar ao normal assim que a exposição é encerrada, mesmo que demore um longo tempo – então, por via das dúvidas, se certifique de deixar uma Kryptonita ao lado de um kryptoniano por mais de 48 horas. Também é eficaz para fortalecer e aumentar os poderes de Bizarro, e em Smallville ela é capaz de curar-lhe os ferimentos (tanto os mais leves quanto os mais graves). Mas também pode ser mortal para os seres humanos provocando câncer ou manifestando algum tipo de mutação. Na série Smallville, por exemplo, as mutações eram causadas geneticamente concedendo “poderes” aos expostos.
VERMELHA
AZUL
PRETA
MAGENTA
É uma variação que permite detectar objetos, inclusive pessoas, que são oriundos de Krypton. Ninguém consegue escapar da detecção, nem mesmo Superman ou Bizarro.
BRANCA
DOURADA
Numa história imaginária com os Superfilhos, Superman expõe Superman Jr. a Kryptonita Dourada depois que julga o menino como sendo incapaz de lidar cuidadosamente com seus poderes.
Na história imaginária O que aconteceu ao Super-Homem?, Superman usa Kryptonita Dourada em si mesmo depois de ter matado Mxtzptlk. Em seguida, o herói saiu sem nenhum agasalho ao Ártico, onde supôs-se que ele morreu de Hipotermia, pois agora era um humano comum. Quando Super se encontrava na Terra do Universo Compacto, ele usou a Kryptonita Dourada contra os criminosos kryptonianos General Zod, Zora e Quex-Ul, privando-os de seus poderes. É a mais rara de todas as outras, e ela só pode ser encontrada em um meteoro flutuante em algum lugar do espaço. Há um único fragmento deste tipo na Terra, e Kal-El tem posse dele.
Na história imaginária O que aconteceu ao Super-Homem?, Superman usa Kryptonita Dourada em si mesmo depois de ter matado Mxtzptlk. Em seguida, o herói saiu sem nenhum agasalho ao Ártico, onde supôs-se que ele morreu de Hipotermia, pois agora era um humano comum. Quando Super se encontrava na Terra do Universo Compacto, ele usou a Kryptonita Dourada contra os criminosos kryptonianos General Zod, Zora e Quex-Ul, privando-os de seus poderes. É a mais rara de todas as outras, e ela só pode ser encontrada em um meteoro flutuante em algum lugar do espaço. Há um único fragmento deste tipo na Terra, e Kal-El tem posse dele.
PRATEADA
ROXA
JÓIA
TRANSPARENTE
teve sua aparição em Smallville. É o minério verde neutralizado e sem radiação. Aparentemente, não tem nenhum efeito colateral para ninguém. Nunca teve aparições nas histórias em quadrinhos.
LENTA
Foi desenvolvida por Metallo e afeta os humanos. Ela é capaz de reduzir a velocidade dos impulsos nervosos e movimentos.
ULTRA-KRYPTONITA
Tem as mesmas propriedades da Kryptonita verde, mas atua com mais intensidade e força.
KRYPTONITAS ARTIFICIAIS
* VERSÕES TELEVISIVAS
- Em um episódio de Super Amigos, Darkseid consegue um pedaço de Kryptonita dourada num leilão intergaláctico. Ele quase conseguiu êxito em seu plano de retirar os poderes de Superman, mas foi logrado por Batman, que havia se disfarçado como o kryptoniano.
- Na Série Smalville que conta a história do Superman enquanto este era jovem, ou seja quando era "Superboy", existem alguns tipos de Kryptonita:
Verde - É letal para o Superboy e todos os outros kryptonianos;
Vermelha - Faz com que o lado negro (rebelde) de Superboy aflore. Esse lado mau de Clark é conhecido como Kal. Provavelmente a mesma coisa acontece como os outros kryptonianos;
Preta - Divide (ou une) o Superboy; ela é criada com Kryptonita verde muito aquecida, ex: visão de calor disparada em uma Kryptonita Verde = Kryptonita Preta.
Prateada - (Não é de fato uma Kryptonita, e sim um pedaço da nave negra de ZOD) Deixa Superboy paranoico. Provavelmente os outros kryptonianos também;
Azul - Cura os efeitos de outras Kryptonitas (exceto a dourada) nos kryptonianos, mas os deixam sem poderes enquanto a usam. É letal para o Bizarro.
Lembrando que Kryptonita não é a única fraqueza do Superman!
Além da Kryptonita, o Superman também sucumbe a duas coisas: a luz de um sol vermelho (como o sol de Krypton), que imediatamente rouba seus poderes, deixando-o vulnerável a tudo. E a outra é a Magia, que segundo as explicações, as energias caóticas da magia atrapalham o campo de força do herói.
0 Comentários