Análise de Stormwatch #1-6, do encadernado Stormwatch: The Dark Side, com roteiro de Paul Cornell e desenhos de Miguel Sepúlveda e Al Barrionuevo, e tecerei breves comentários sobre as edições.
Edição #1: Harry Tanner, o Espadachim
vai investigar a Lua e descobre um plano terrível em andamento. Na Rússia ,
uma equipe formada por Jack Hawksmoor, Ajax e Projecionista tentam recrutar
Apolo para o Stormwatch.
Edição #2: Com a aparição de
Meia-Noite, o atual líder do Stormwatch, vai à Rússia pessoalmente realizar o
recrutamento dele e de Apolo. De repente, Jack Hawksmoor começa a sentir todas
as cidades do mundo em
desespero. Uma ataque está vindo diretamente da Lua.
Edição #3: Apolo precisa impedir que a
Terra seja atingida por mais meteoros. O único que caiu na Terra por enquanto,
ativou uma enorme criatura que absorve energia ao seu redor. Projecionista
tenta impedir a mídia de divulgar o que está acontecendo, mas nem o resto da
equipe do Stormwatch não consegue deter a criatura.
Edição #4: Apolo retorna para ajudar a
equipe, e uma antiga cidade é detectada. Mesmo assim, o caos e a destruição
parecem inevitáveis. Diante da ineficiência de Adam Um, Engenheira assume o
comando temporariamente.
Edição #5: A Divisão das Sombras, que
controla o Stormwatch decidiu que é hora da equipe ter um novo líder, em vista
da incapacidade de Adam Um demonstrada em sua última missão. Harry Tanner tem
seus próprios planos, mas é descoberto por Meia-Noite. Porém, o Espadachim
consegue detonar uma bomba dentro da Balsa.
Edição #6: Harry escapa da Balsa com a
nova líder, Projecionista. O grande problema do Stormwatch não é simplesmente
sobreviver, mas continuar a ocultar sua existência do resto da humanidade. Com
a ordem instalada, a Engenheira é nomeada a nova líder interina. Com a adição
de Apolo e Meia-Noite ao Stormwatch, a equipe está pronta para ir à caça de seu
traidor.
Stormwatch foi um título muito bem
conceituado pelo selo Wildstorm, às mãos do escritor Warren Ellis na década de
90. E agora, a equipe é inserida dentro da cronologia dos Novos 52 com a adição
de J’Onn J’Onnzz, o Caçador de Marte. Muita ação, mistério e traição em seu bom
arco de estreia. Leitura recomendada.
Análise de Bandoleiro #1-8, do
encadernado Grifter: Most Wanted, com
roteiro de Nathan Edmondson e desenhos de Cafu, Scott Clark e Daniel Sampere, e
tecerei breves comentários sobre as edições.
Edição
#1: Cole Cash, ex-operativo das forças especiais americanas e atuando como
vigarista é abduzido. Depois de escapar dos alienígenas que o prenderam, passa
a ouvir vozes em sua cabeça ameaçando-o e procurando por seu paradeiro.
Edição
#2: Não são somente os Demonitas que estão atrás de Cole. Seu irmão, o Sgt. Max
Cash foi designado pelo Pentágono para prendê-lo a qualquer custo. Até mesmo
sua namorada, Gretchen resolveu deixá-lo após seu sumiço. Cole achou que havia
ficado cativo por 17 minutos, mas na verdade, foram 17 dias.
Edição
#3: Antes que pudesse provar sua inocência, Cole é alcançado por outro
demonita. O confronto faz uma vítima fatal, seu irmão Max. Mas o Bandoleiro
consegue uma pista que o levará até Seattle. E Gretchen é capturada pelos
Demonitas.
Edição
#4: As pistas que o Bandoleiro conseguiu com Tsavo o levam até a Q-Core,
empresa de Oliver Queen. Sob ataque, o Arqueiro Verde intervém e confronta o
Bandoleiro nas ruas de Seattle. Antes que pudesse ser preso pelas autoridades
locais, Cole é salvo por Sofia Cordon.
Edição
#5: Ainda relutante em confiar em Sofia, Cole sai novamente atrás de
informações e é cercado pelos demonitas de Tsavo, contrariando ordens de
Carver. Ela aparece e captura o Bandoleiro, transportando-o para sua nave, onde
ele encontra Gretchen, também cativa.
Edição
#6: Sofia encontra e consegue invadir a nave demonita onde Cole Cash está preso
e prestes a ser oferecido em sacrifício. Resta pouco tempo para salvar o
Bandoleiro e o destino do planeta.
Edição
#7: Uma voz em sua cabeça leva o Bandoleiro até os Himalaias, mas ele não está
sozinho. Acaba conhecendo e enfrentando Meia-Noite do Stormwatch.
Edição
#8: Cole e Sofia estão em
Paris. Antes de retornarem, o avião em que estão é atacado e
Sofia é mais uma vítima dos Demonitas. Além disso, Cole tem um reencontro
inesperado com seu irmão Max. A vida do Bandoleiro está cada vez pior nas mãos
dos alienígenas.
O
Bandoleiro é outro personagem da Wildstorm inserido no universo DC dos Novos 52. A aparição do Arqueiro
Verde ajudou no processo de integração. Tramas envolvendo ladrões de corpos e
invasões alienígenas costumam render histórias interessantes e a do Bandoleiro
está apenas começando. Esse primeiro arco ajudou a definir as motivações do
personagem principal. Leitura satisfatória.
Análise de Vodu #1-6, do encadernado Voodoo: What Lies Beneath, com roteiro
de Ron Marz e desenhos de Sami Basri, e tecerei breves comentários sobre as
edições.
Edição
#1: Os agentes Tyler Evans e Jéssica Fallon foram designados para investigar
uma criatura alienígena suspeita de ser uma espécie de espiã para seu povo. As
pistas levam até Priscilla Kitaen, cobiçada dançarina da boate Vodu. A missão
era apenas de reconhecimento, mas acaba se tornando um perigo mortal quando o
agente Evan confronta Priscilla diretamente.
Edição
#2: Depois de encontrarem o corpo do agente Evans, os Lâminas Negras, que
pertencem a um departamento especial do governo, entram em ação. A agente Jéssica
Fallon confronta Priscilla pessoalmente, mas a alienígena transmorfa consegue
escapar.
Edição
#3: Priscilla viaja para se encontrar com seu contato na Terra. Ela diz que a
missão de reconhecimento e observação dos heróis terrestres foi comprometida,
quando são abordados pelo Lanterna Verde Kyle Ryner, que detectou sinais de
transmissões suspeitas para o espaço sideral.
Edição
#4: Quando entrou em contato com a agente Fallon, Priscilla penetrou em sua
mente e descobriu sobre suas instalações secretas e os arquivos confidenciais
sobre a Liga da Justiça e outros super seres. Vodu aproveita essas informações
para invadir o complexo e acessar esses arquivos.
Edição
#5: Vodu é inteceptada por um demonita. Ela também é demonita, mas híbrida e
acredita em sua missão, embora alguns demonitas “puros” não pensem exatamente
da mesma forma, encarando os híbridos como abominações.
Edição
#6: Dentro de sua nave, Vodu descobre que é uma clone e que foi enganada pelos
seus próprios superiores. Agora, ela exige respostas. Na Terra, a agente
Fallon, com a ajuda do Valete Negro tentam resgatar a verdadeira Priscilla
Kitaen, que estava aprisionada e sendo submetida a vários experimentos nos
laboratórios dos Lâminas Negras.
Vodu
é mais um título oriundo do selo Wildstorm, a exemplo do Bandoleiro, suas
histórias estão ligadas à tentativa de invasão à Terra por parte dos demonitas.
Uma narrativa fluída, com um roteiro que vai se construindo aos poucos, sob os
belos traços do desenhista Sami Basri. Leitura recomendada.
Análise de Esquadrão Suicida #1-7, do
encadernado Suicide Squad: Kicked in the
Teeth, com roteiro de Adam Glass e desenhos de Federico Dallocchio, Cliff
Richards e Clayton Henry, e tecerei breves comentários sobre as edições.
Edição #1: Sete membros do Esquadrão Suicida
foram apanhados, torturados e sua “lealdade” à Amanda Waller posta à prova. E
em sua primeira missão, eles são enviados ao Mississipi eliminar um estádio de
futebol lotado.
Edição #2: Ao aterrissar dentro do
estádio, o Esquadrão percebe que todos foram infectados e se tornaram uma
espécie de zumbis. Pistoleiro é o homem de confiança de Waller e quando
consegue o que veio buscar, acabam sendo encurralados por agentes federais.
Edição #3: Em posse do bebê que é
imune ao vírus zumbi, os membros do Esquadrão precisam se esconder até o
momento certo para a extração. Pensando que as bombas instaladas em seus
pescoços seriam extraídas após cumprirem a missão, eles devem estar prontos
para a próxima, e desta vez, o Capitão Bumerangue se junta ao Esquadrão, e como
líder.
Edição #4: Com a adição do Capitão
Bumerangue e Ioiô, o Esquadrão – Pistoleiro, Arlequina, Tubarão-Rei e El Diablo
– invadem uma base do Basilisco para sequestrar a cientista que desenvolveu o
vírus zumbi. Faltando menos de 20 minutos para as bombas instaladas explodirem
em seus pescoços, os membros do Esquadrão se vêem no meio de uma rebelião de
super vilões em Belle
Reve.
Edição #5: Conseguir conter uma
revolta de prisioneiros, onde mais da metade são meta-humanos é um trabalho
suicida, ou seja, o trabalho exato para o Esquadrão lidar. Sem a nanobomba em
seu pescoço, Arlequina consegue escapar de Belle Reve.
Edição #6: Os primeiros contatos da
Dra. Harleen Quinzel com o Coringa. Enquanto o Esquadrão vai atrás da
Arlequina, ela tem outros planos, e com certeza, envolvem o Palhaço do Crime.
Edição #7: A origem da Arlequina é
contada em forma de flashbacks, enquanto o Esquadrão Suicida a persegue dentro
da Delegacia de Polícia de Gotham, onde o rosto do Coringa está guardado.
A versão Novos 52 do Esquadrão Suicida
com bastante ação e reviravoltas, mas sem o humor e as variedades nas missões
que a versão dos anos 80 possuía. Leitura razoável.
Análise de Falcões Negros #1-8, do
encadernado Blackhawks, com roteiro
de Mike Costa e desenhos de Grahan Nolan, e tecerei breves comentários sobre as
edições.
Edição #1: Os Falcões Negros sempre
agiram para garantir a paz mundial em segredo, mas uma missão quase mal
sucedida expôs a existência do grupo, provocando uma reação imediata das Nações
Unidas.
Edição #2: Depois da última missão dos
Falcões, o Coronel Lincoln descobre que uma de suas operativas de elite,
Kunoichi, foi infectada com nanócitos. Outros dois membros – Selvagem e Canadá
– estão desaparecidos e o Irlandês teve seu braço cortado fora. Muitas baixas
para um dia de serviço.
Edição #3: Titus, o prisioneiro com os
mesmos nanócitos em seu organismo se liberta, mas não tenta escapar do Ninho da
Águia, suas intenções são outras. Canadá e Selvagem conhecem a Mãe-Máquina, a
responsável pelos ataques recentes aos Falcões Negros e a infecção do vírus
tecnológico.
Edição #4: Selvagem e Canadá escapam
da cidadela da Mãe-Máquina, mas não tem ideia de onde estão indo com sua
espaçonave. E Kunoichi consegue deter Titus, mas a maior parte do Ninho da
Águia é destruído no processo.
Edição #5: Em órbita da Terra, Canadá
e Selvagem tem remotas chances de escapar com vida quando o satélite em que
estão começa a fazer a reentrada. Nesse meio tempo, Selvagem descobre uma
maneira de destruir a Mãe-Máquina e sua cidadela tecnológica.
Edição #6: O Ninho está recebendo uma
visita da imprensa, embora ainda mantenha vários projetos secretos, um deles
sendo monitorado por Selvagem no momento da coletiva. Na Estônia, Irlandês e
Átila descobrem um plano de ataque ao Ninho que pode ter relação com uma
tentativa mal-sucedida de invasão.
Edição #7: Um ataque terrorista causou
a morte de Selvagem. Em retaliação, Lincoln e sua equipe alfa dos Falcões
Negros, invadem a base inimiga, mas Kunoichi é surpreendida pelo seu líder,
Steig Hammer, negociante de armas e que desenvolveu grande parte do armamento
tecnológico dos próprios Falcões.
Edição #8: A Mãe-Máquina se infiltrou
em Kunoichi e a usou para controlar toda a infra-estrutura do Ninho da Águia.
Toda a instalação está comprometida.
Uma força de elite secreta financiada
pela ONU, os Falcões Negros tiveram seu título cancelado prematuramente
infelizmente, pois tinha um bom potencial para histórias que trabalhavam com
personagens fora do convencional. Leitura satisfatória.
Análise de OMAC #1-8, do encadernado OMAC: Omactivate!, com roteiro de Dan
DiDio e desenhos de Keith Giffen e Scott Kolins, e tecerei breves comentários
sobre as edições.
Edição #1: Irmão-Olho quer invadir o
computador central das Indústrias Cadmus e acessar todos os seus arquivos
secretos. Para isso, ele usa o jovem cientista Kevin Kho, transformando-o em
OMAC, uma criatura mecânica-robótica de poder imensurável.
Edição #2: Irmão-Olho direciona OMAC
até uma pequena cidade no Texas a fim de capturar um ex-operativo criado nos
laboratórios da Cadmus para servir ao Xeque-Mate.
Edição #3: Irmão-Olho arma um plano ao
colocar Kevin atrás das grades de uma prisão na Louisiana, onde se encontra seu
próximo alvo – Prof. Arous, o Homem Psi-Fi. Quando OMAC é ativado para capturar
o Homem Psi-Fi, é interceptado por agentes do Xeque-Mate, liderados pelo Sgt.
Steel. OMAC consegue escapar, bem como o Prof. Arous.
Edição #4: Kevin descobre um meio de
cortar a ligação com Irmão-Olho, mas quando é atacado, precisa novamente se
“omactivar”. Maxwell Lord, Rei do Xeque-Mate faz uma aliança com a SOMBRA,
agência secreta de Frankenstein.
Edição #5: OMAC enfrenta Frankenstein.
Enquanto isso, o Irmão-Olho percebe a oportunidade de invadir os computadores
da SOMBRA.
Edição #6: Leilani, uma das Fúrias de
Apokólips está atrás de uma Caixa Materna, que ela afirma estar com Kevin Kho.
Correndo risco de vida, é a hora de “Omactivar”! Irmão-Olho fracassa em uma
tentativa de assassinar Maxwell Lord, que resolver contra-atacar.
Edição #7: Superman resolve ajudar o
Xeque-Mate e vai em busca de OMAC. Temendo pelo pior, Irmão-Olho transporta
OMAC até um zoológico onde seus animais foram geneticamente modificados.
Edição #8: O Xeque-Mate empreende um
ataque fulminante contra OMAC, obrigando o Irmão-Olho a tomar uma medida
inesperada que irá afetar o futuro de Kevin Kho.
OMAC foi uma série interessante e
prematuramente interrompida, tanto é que muitas questões ficaram sem respostas
e um final um tanto precipitado. Mas tinha potencial para continuar. Leitura
interessante.
Análise de Exterminador #1-8, do
encadernado Deathstroke: Legacy, com
roteiro de Kyle Higgins e desenhos de Joe Bennett e Eduardo Pansica, e tecerei
breves comentários sobre as edições.
Edição
#1: Slade Wilson, o Exterminador é contratado para deter a negociação de
Jeffrey Bode, um traficante de armas que pretende vender informações secretas
aos inimigos. E para isso, ele é obrigado a trabalhar com um grupo de
adolescentes treinados, o que vai contra todos os seus princípios.
Edição
#2: Sua última missão era na verdade, uma armadilha e Slade tem em suas mãos as
informações secretas. Porém, ao confrontar o intermediário Mikel, percebe que o
problema é maior do que imaginava.
Edição
#3: O Exterminador é atacado duas vezes por oponentes que se auto denominam
Legado, matando os dois no processo. O que ele não sabe é que esses mercenários
estão sendo contratados pelos pais da jovem April, que fazia parte do grupo de
apoio que participou da missão de apreender Jeffrey Bode.
Edição
#4: A pasta que o Exterminador recuperou de Jeffrey Bode contém pistas que
levam a acreditar que Grant Wilson, filho de Slade pode estar vivo, apesar de
ele achar o contrário. Suas investigações o levam até um antigo conhecido,
Átila, hoje trabalhando com os Falcões Negros.
Edição
#5: Christoph, um dos homens de confiança de Slade é assassinado. Enquanto
continua procurando por pistas que possam revelar que seu filho Grant está
vivo, o Exterminador é atacado por mais um “Legado”.
Edição
#6: Exterminador enfrenta Legado em um combate brutal. Apesar de Legado revelar
a identidade de seus contratantes – os pais de April – parece que há mais
alguém por trás desses ataques à Slade.
Edição
#7: Mesmo sem estar em suas melhores condições, Slade vai atrás de seu filho
Grant. Com o confronto entre os dois quase no fim, os pais de April surgem e
fazem uma nova e surpreendente proposta.
Edição
#8: Recuperado da batalha mortal contra o Devastador, Slade está de volta à
ativa como o mercenário Exterminador. Incansável e determinado a mostrar que é
melhor que seu próprio pai, que o vendeu ainda criança por dez mil dólares à
agiotas.
Kyle
Higgins faz um ótimo trabalho nesse arco de estreia do Exterminador,
focalizando sua trama em torno das relações entre pai e filho e o legado que
isso pode representar. Leitura recomendada.
Análise de Grandes Astros do Faroeste
#1-6, do encadernado All-Star Western:
Guns and Gotham, com roteiro de Justin Gray e Jimmy Palmiotti e desenhos de
Moritat, e tecerei breves comentários sobre as edições.
Edição
#1: Gotham, 1880. A
polícia da cidade está preocupada com os constantes ataques do Carniceiro de
Gotham. O Detetive Lofton pede ajuda do especialista em psicologia humana,
Doutor Amadeus Arkham e do caçador de recompensas Jonah Hex. Surge uma aliança
completamente inesperada à caça do assassino serial.
Edição
#2: Suas suspeitas iniciais os levam ao lado corrupto e secreto que governa
Gotham, um grupo que segue as orientações da Bíblia do Crime e quer dominar a
cidade a partir de seu submundo.
Edição
#3: A Religião do Crime é desmascarada por Hex e Arkham. Apesar do atentado
contra o chefe de polícia, Hex resolve ir embora, pois já cumpriu com seu
trabalho.
Edição
#4: Jonah Hex havia terminado de matar três ladrões procurados. Antes de sair
em definitivo de Gotham, é contratado pelo rico empresário Thurston Moody, cujo
filho está desaparecido. Os caminhos de Jonah Hex e Amadeus Arkham se cruzam
novamente quando eles descobrem que centenas de crianças dos subúrbios vêem
desaparecendo ao longo dos anos.
Edição
#5: Hex e Arkham descem aos subterrâneos de Gotham e se deparam com a
escravidão infantil. Dominados pelos criminosos, são obrigados a unirem seus
talentos se querem sobreviver.
Edição
#6: Jonah Hex e Amadeus Arkham conseguem escapar dos subterrâneos e vão parar
exatamente na frente da Mansão de Alan e Catherine Wayne (ancestrais de Bruce
Wayne). Com as forças renovadas e o apoio das autoridades locais, Hex e Arkham
retornam aos subterrâneos para libertar as crianças, inlcuindo o filho de Moody
e descobrem um segredo terrível.
A
proposta dos Novos 52 para Jonah Hex foi trazer o caçador de recompensas até os
dias dos primórdios de Gotham, uns quinze anos à frente de sua época
tradicional. Isso abriu caminhos interessantes para as aventuras de Hex ao lado
do Doutor Amadeus Arkham, fundador do Asilo Arkham. Leitura altamente
recomendada.
Análise de Homens de Guerra #1-8, do
encadernado Men of War: Uneasy Company,
com roteiro de Ivan Brandon e desenhos de Tom Derenick, e tecerei breves
comentários sobre as edições.
Edição #1: Joseph Rock, neto do Sgt.
Rock é designado junto a um esquadrão em missão de resgate. Além das
dificuldades naturais da missão, há um imprevisto – seu batalhão é pego no meio
do ataque de um super ser voador.
Edição #2: Gravemente ferido, Joseph
Rock tem um encontro, ou uma visão de Circe, uma espécie de protetora do povo
super poderosa. O resgate acontece, mas uma semana se passa e algo não parece
correto.
Edição #3: Outra missão do pelotão de
Rock envolve a captura de um navio cargueiro, que acaba dando errado. Porém,
algo inesperado acontece – o soldado Korba parece ter desenvolvido algum tipo
de super poder.
Edição #4: Depois de serem salvos
pelos poderes de Korba, a unidade de Rock tenta fugir do local através do
deserto, mas são atacados perto de um lago salgado.
Edição #5: Rock e seu pelotão são
capturados por supostos heróis de guerra lendários que já deveriam estar
mortos.
Edição #6: Rock descobre que algo
sujo, envolvendo o exército dos EUA está por trás desses soldados “imortais”
liderados por Prior Hearst.
Edição #7: Duas histórias, a primeira
escrita por James Robinson sobre o misterioso Capitão Saint da força especial
da Aernáutica, e a segunda, escrita por J.T. Krull mostra as dificuldades do
pós-guerra na pele do Sgt. Fishman.
Edição #8: A última edição dessa série
é escrita por Jeff Lemire e mostra Frankenstein, Agente da SOMBRA em missão
durante a Segunda Guerra Mundial.
Homens de Guerra teve como foco
inicial mostrar o lado “legado” da DC com Joseph Rock, neto do Sgt. Rock, mas
intenção de misturar em demasia o lado da guerra real com o lado ficção dos
super poderosos, deve ter prejudicado a longevidade no título. Leitura razoável.
Por
Roger
0 Comentários