É outubro, mês do
Halloween, a época onde são celebrado figuras de clássicos de terror, como
fantasmas, vampiros e monstros.
Durante esse mês irei
apresentar uma retrospectiva das melhores histórias de um personagem que combina
com a temática do dias das bruxas, principalmente na parte envolvendo monstros: O Incrível Hulk.
História de criação
O Golias Esmeralda foi uma criação da dupla Stan Lee e Jack Kirby, em 1962.
Sendo um grande fã do filme Frankenstein(1931), Stan Lee foi muito inspirado pelo personagem vivido por Boris Karloff, vendo-o não como um vilão, mas sim uma figura incompreendida e perseguida pelos aldeões assustados.
Outro clássico de terror que Stan Lee se inspirou foi "O Médico e o Monstro", com o conceito do protagonista poder se transformar em seu alter-ego, criando uma dualidade entre as duas figuras
.
Nesse primeiro capítulo
da retrospectiva, irei falar das melhores histórias do Hulk em seus primórdios
na era de prata (conhecida por alguns fãs como a Era Marvel), e também de hqs
importantes, que contribuíram para ele se tornar o ícone que é agora.
Vamos começar...
A
vinda do Hulk (The Incredible Hulk vol.1
nº01)
Apropriadamente, a
primeira história citada nessa lista é que introduz fãs ao golias verde.
Escrita por Stan Lee e
Jack Kirby, a primeira edição do Hulk gira em torno do cientista Bruce Banner
que, durante o teste de sua invenção, a bomba gama, descobre que um
adolescente, Rick Jones, invadiu a zona de teste. Para salva-lo, Bruce alcança
Rick e o joga numa trincheira, porém acaba sendo pego pela explosão se sua
bomba.
Quando desperta no
hospital, Banner estranha ter sobrevido a radiação gama. Sua preocupação logo
se torna um choque quando, ao cair da noite, ele se transforma num monstro
brutamontes de pele cinza, batizado pelos soldados de Hulk. Com Rick Jones
sendo o único que sabe de sua dupla identidade, Hulk tenta escapar do exército,
que o vê como uma ameaça, e impedir a formula de Banner de ser roubada por um
espião soviético. No entanto suas ações acabam chamando a atenção do Gárgula,
um cientista russo deformado que vem a América capturar o monstro.
Pelo estilo mais sombrio da arte do Kirby e o visual do Hulk, já é possível notar as influências dos clássicos de terror, com o conceito do protagonista ser um homem capaz de se transforma num monstro incompreendido... se bem que “incompreendido” não é a palavra 100% certa para descrever o Hulk, visto, em conjunto com diferencias obvias (ele ser cinza e se transformar só de noite), o grandão se mostrava sendo um pouco mais inteligente e tendo uma personalidade bem mais imprevisível, não agindo por interesses nobres, um aspecto que o ajudou a se destacar dos heróis da Marvel que estavam surgindo na época.
Tenho que comentar também no
desenvolvimento do Gárgula, que é introduzido como um vilão, porém no final, se
revela ser uma vítima dos experimentos de seus líderes. Evidente que isso é uma
clara propaganda americana da guerra fria, porém, quando analisado, representa
uma temática das histórias do Hulk, de que, em ocasiões, monstros não são
definidos por suas aparências físicas, e, as vezes, são aqueles no poder, indivíduos que abusam de seus privilégios e status, que são os verdadeiros monstros.
O
Monstro & A máquina (The Incredible
Hulk vol.1 nº04 a 06)
Em suas primeiras
histórias, o Hulk tava muito longe de ser considerado um super herói. Maioria
das vezes o personagem interferia no esquema dos vilões por acidente e era o
Bruce Banner quem tinha que salvar o dia.
O ponto de virada
aconteceu a partir da terceira edição, quando o gigante verde, ao ser exposto a
raios cósmico, passa a ter sua mente controlada pelo Rick Jones. Embora isso
permitiu o sidekick conter os ataques do golias verde, isso também o impediu de
voltar a ser Bruce Banner. Para poder ajuda-lo, Rick, usando um aparelho de
Banner, consegue restaura o doutor a sua forma humana. No entanto, Bruce logo
revela que aquele aparelho pode ajudá-lo a se transforma no Hulk mantendo sua
consciência, permitindo ele usar o poder de seu alter-ego para o bem.
As histórias tão longe
de serem obras primas, porém são aventuras bem divertidas, que mostram o Hulk
começando a assumir um papel mais heroico.
Infelizmente essa
mudança acabaria não garantindo sucesso da hq, que foi cancelada após a edição
6.
Os
Vingadores enfrentam o Fantasma do Espaço (The
Avengers vol.1 n°02)
Embora sua revista
tenha sido cancelada, o Hulk tava longe de ficar no limbo. Ele teve aparições
especiais em outras hqs.
Dessas participações, a
mais importante foi na revista dos Vingadores, onde Hulk foi um membro fundador
da equipe, junto com Thor, Homem de Ferro, Homem Formiga (Hank Pym) e a Vespa.
Porém sua relação com
os outros heróis seria testada nessa segunda história, onde o misterioso Fantasma
do Espaço chega na Terra e rouba a identidade do Hulk, tentando fazer os
Vingadores brigarem entre si.
Embora os heróis tenham
conseguido desmascarar o vilão e se saírem vitoriosos na luta, a demonstração
de desconfiança que eles tiveram em relação ao Hulk foi o bastante para faze-lo
deixar a equipe.
Hulk
contra o Coisa (Fantastic Four vol.1 nº25
e 26)
Depois de sua saída dos
Vingadores, Hulk passou a ter um papel mais de antagonista/anti-herói, em
muitos casos tendo confrontos com outros heróis da Marvel.
Um de seus conflitos
mais icônicos veio na revista do Quarteto Fantástico, onde o Hulk encontrou
aquele que seria um de seus rivais icônicos: O Coisa.
Nessa história de duas
partes, o gigante esmeralda descobre que, em sua ausência, os Vingadores deram
seu lugar para o Capitão America, que também formou uma amizade com Rick Jones,
amigo de Banner. Se sentindo traído, Hulk retornar a Nova York para se vingar
de sua ex-equipe, chamando a atenção da Familia Fundamental da Marvel. Com Sue
e Johnny tendo sido vencidos no combate e Reed estando incapacidade de
ajuda-los, devido a uma doença, sobra apenas o Coisa para se opor ao Hulk.
Embora esse não seja o
primeiro encontro dos dois grandalhões (isso aconteceu antes em Fantastic Four
vol.1 nº12), é com certeza o que tem uma de suas batalhas mais intensas, cheia
de momentos criativos, todos ilustrados pela arte dinâmica do Jack Kirby.
Enquanto a primeira
parte é dedicada ao duelo do Coisa com o Hulk, a segunda eleva o nível, com a
participação dos Vingadores, marcando um dos primeiros grandes crossovers da
Era Marvel.
A
saga do Líder (Tales to Astonish vol.1
nº60 a 74)
Graças as participações
especiais citadas, o Hulk conseguiu manter um nível de popularidade, motivando
a Marvel a fazer novas histórias, nas páginas de Tales to Astonish. O que
muitos leitores provavelmente não esperavam era de que o brutamontes voltaria
seria marcado por um grande arco.
Continuando de onde a última
hq parou, Bruce é reestabelecido como um cientista na Base Gama, trabalhando em
projetos para o exército e lidando com espiões que tentam rouba-los, ao mesmo
tempo em que tenta manter seu alter ego descontrolado em segredo.
No entanto, aos poucos
vão sendo revelado que esses espiões (incluindo o Camaleão) são parte de uma
rede controlada pelo misterioso Líder. Quando seu caminho se cruza com o do
Hulk, o gênio do mal fica obcecado pela criatura e passa a caça-lo, querendo
torna-lo seu aliado.
Se lidar com Líder já
não era problema, Banner tem que suportar o Major Talbot, um oficial escolhido
pelo General Ross para monitora-lo, desconfiando de que Banner esteja ligado a
esses espiões ou ao Hulk.
Apesar de ter umas
histórias clichês da Guerra Fria, o arco não só é recheado de cenas de ação,
mas também ele é importante para expansão mitologia do Hulk, introduzindo
personagens importantes e suas dinâmica (como Líder e sua rivalidade com o Hulk
e o Major Talbot e o triangulo amoroso entre ele, Bruce e Betty), além de uma narrativa continua nas histórias, com um clima de novela
mexicana.
Bruce
Banner é o Hulk (Tales to Astonish vol.1
nº76 e 77)
Se achavam que o Hulk
iria ter sossego após seu arco com o Líder, estavam muito enganados.
Justo quando pareceu
ter vencido seu grande inimigo, o Hulk acaba caindo numa armadilha do exército
americano e é atingido pela nova invenção de Banner, o Canhão-T, que desintegra
o Hulk da existência.
Embora o exército assume
que Hulk foi morto, na verdade ele foi parar num futuro distante, se envolvendo
num conflito entre humanos e o Skurge, o Executor.
Enquanto a batalha do
Hulk por sua sobrevivência acontece no futuro, no dia presente, acontece uma
reviravolta quando Rick Jones, assumindo que seu amigo está morto, tenta limpar
seu nome e confessa para o Major Talbot que Bruce Banner era o Hulk o tempo
todo.
Isso marca o ponto de
virada no status do Golias Esmeralda, com Banner, ao voltar para sua época, se
tornando um fugitivo, sendo perseguido pelo exército enquanto tenta encontrar
uma cura para sua maldição.
O
Abominável (Tales to Astonish vol.1 nº90
e 91)
Outro grande inimigo do
Hulk a fazer sua estreia na Era Marvel foi o Abominável.
Criado por Stan Lee e
Gil Kane, Emil Blonsky foi introduzido como um espião russo que se infiltrou no
exército americano. Quando os soldados conseguiram emboscar Banner, Emil tentou
roubar um aparelho de raios gama. No entanto, ele acidentalmente acabou
ativando a maquina e foi bombardeado pela radiação, se transformando num
monstro escamoso.
Chamado de Abominável,
ele acabou se encontrando com o Hulk e, para surpresa de todos, o derrota em
sua primeira batalha. Como o monstro sequestrou a Betty, o general Ross é
forçado a trabalhar em conjunto com o Hulk para poder impedir esse inimigo em
comum.
Assim como Líder, o
Abominável, também recebe uma excelente introdução, se provando ser um vilão
que desafia o Hulk quando se trata de sua força física.
O quadrinho é uma das
raras ocasiões onde é mostrado a complexidade Ross como antagonista, com ele
demonstrando ser capaz de trabalhar com seu inimigo para atingir seus
objetivos.
Porém isso pode
funcionar de forma contrária....
O
Líder vive (The Incredible Hulk vol.1
nº115 a 117)
Como estabelecido num texto passado, meu vilão favorito do Hulk, depois do Líder, é General Ross. Alguns podem argumentar que ele não é um vilão, mas sim um antagonista, um general militar apenas cumprindo com seu dever. Mas, essa perspectiva é colocada em questão quando se considera os métodos que o general está disposto a adotar para caçar a personificação de sua ambição.
Essa trilogia é um dos
primeiros exemplos de nos revelar esse lado negro de Ross. Dessa vez o general
e seus homens recebem uma visita do Líder, que revela ter sobrevivido ao seu último
encontro com o Hulk e veio a eles com
uma proposta de uma aliança. Naturalmente, Ross tinha dúvidas, porém aceita a
oferta.
O Líder comprova suas palavras
prendendo o Hulk numa cela especial e resistente aos seus golpes, deixando-o
incapaz de escapar.
No entanto, para
surpresa de muitos (exceto os leitores) o Líder tinha motivos ocultos por trás
de sua aliança: Ele queria acesso aos misseis nucleares da Base Gama, para
poder causar uma guerra nuclear e assumir o controle do mundo.
Por sorte, Betty
escutou o plano do vilão e com a ajuda do Major Talbot, liberta o Hulk para
deter o esquema do Líder.
Esse seria um dos
vários exemplos onde Ross, em sua obsessão, acaba quase condenando o mundo,
enquanto o Hulk, mesmo sendo rejeitado por muitos, é quem salva o dia,
descontruindo a noção sobre quem na história é o herói e quem é o monstro.
Então é isso! Quais são
suas histórias favoritas do Hulk da Era Marvel? Sintam-se a vontade para
colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.





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