Para quem me conhece de outros posts, sabe que eu trabalho em uma grande empresa como analista... ou pelo menos tento, pois a cada cinco minutos é a PORCARIA DE UMA PESSOA ME LIGANDO OU AGENDANDO REUNIÕES DESNECESSÁRIAS! Eu até já postei sobre isso no blog antes, educadamente, como desabafo.
"Poderei tomar antidepressivos pelo resto da vida (espero que não), que continuarei depressivo; assim como o alérgico a poeira pode tomar Celestamine até morrer, mas continuará alérgico ao pó. Porém, em ambiente livre de partículas em suspensão e ácaros, embora sua doença permaneça, seus sintomas não se manifestam.
É o meu caso. Descerei depressivo ao túmulo, e nenhum tarja preta mudará isso, mas longe da choldra ignóbil, da plebe ignara, da geração nascida e amamentada pelo ECA e por uma LDB paulofreirista esquerdista de merda, leniente e permissiva que só, verdadeiras cartilhas de criar delinquentes, meus sintomas se amenizam. E muito."
Link original da postagem: https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2023/06/a-sustentavel-porem-chata-pra-cacete.html
A diferença entre o caro compadre e eu é que comigo isso se passa com as multidões em geral e não apenas com petistas ou nascidos da geração Z.
Mas voltando ao assunto original, não sei se você também passa por essa adorável situação de ter o seu trabalho interrompido por pessoas que não tem A MÍNIMA AFINIDADE COM O TECLADO DO SEU MALDITO COMPUTADOR E INSISTEM EM LIGAR PARA FALAR O QUE PODERIA SER UM E-MAIL OU MENSAGEM, então resolvi pesquisar para coletar dados, fatos, verdades que comprovem que essas pessoas atrapalham a produtividade. E bingo! Eu achei. Então, fiz o que mais gosto de fazer: escrevi um texto sobre isso! Vou compartilhá-lo aqui na íntegra com vocês, vai que seja útil...
Os especialistas da Harvard Business Review (Sim, da HARVARD, a mais conceituada faculdade do MUNDO, me entendeu??), descobriram a maravilhosa estatística de que 70% das reuniões são mestres em sabotar a produtividade dos coleguinhas. Incrível, não?
Mas espere, não perca as esperanças ainda! Como é que a gente faz alinhamentos, revisões de status e todas essas coisas chatas que chamamos de "trabalho em equipe" sem entregar todo o valor? Vou te contar um segredo ou dois que peguei nos manuais de Scrum (não é tipo um nome de super-herói?) e nos cursos sobre métodos ágeis (nada mais emocionante que falar de ágeis, certo?)
Olha, só uma ideia brilhante: que tal passar informações por canais que não envolvam toda uma congregação de pessoas sonolentas? E-mail? Chat? WhatsApp? Eles estão aí só esperando por você, mas quem sou eu pra dizer isso, não é mesmo?
Ah, lembrando que, se o seu par de trabalho não respondeu seu e-mail na hora, ó alecrim dourado, tenha certeza que não é porque ele está dormindo, brincando ou fumando. É porque, assim como você, ELE TRABALHA. O que é prioridade para você pode não ser para ele. Assim como você tem seus afazeres, ele tem os dele. Então, nada de achar que é o centro do mundo e ligar 10 segundos após a mensagem pedindo pra ele lê-la, ok? Seja paciente.
Não se preocupe, tem mais! Tem um zilhão de aplicativos tipo Trello, Ms. Planner e outros que parecem nomes de bandas indie. Eles podem salvar sua vida ao te mostrar o status dos processos e atividades da galera. Não, não é magia, é só tecnologia.
Ah, as famosas Daily Meetings. Reuniões de alinhamento de 15 minutos (sim, quinze MINUTOS, NÃO QUINZE HORAS, ok?), porque todos sabemos que o relógio é implacável. E você responde as perguntas clássicas: "o que você fez ontem para o projeto (ou para a equipe)? O que você vai fazer hoje? E, claro, como evitar que as tragédias de ontem se repitam?".
E você aí, também já teve o privilégio de participar de uma daquelas reuniões que poderiam ter sido um e-mailzinho camarada? Vamos trocar figurinhas sobre como resolver essa situação que todos nós amamos tanto? Compartilha aí, se você ainda tiver energia!
0 Comentários