Como descobrimos em um post anterior desta série, há muito se especulava sobre quem seria o terceiro irmão Summers, sugerido nas HQs desde os anos 90. Contudo, em 2006, a novela ganhou um novo capítulo, quando somos apresentados a Vulcano, um dos irmãos Summers!
Qual é a história de Vulcano?
Em resumo, o casal Christopher e Katherine Summers é abduzido por D’Ken, um alienígena Shi’ar. Desconhecido para todos, Katherine está grávida. Após uma fuga ousada de Christopher, D’Ken mata Katherine em retaliação. Gabriel, o filho, é removido e envelhecido rapidamente até a puberdade para que seus poderes mutantes surjam. Criado por Dai’andral, ele lê repetidamente um livro de mitologia romana, conhecendo o nome Vulcano. Acidentalmente, Gabriel incinera Dai’andral com seus poderes e foge para a Terra, tornando-se escravo de Davan Shakari, espião Shi’ar. Após fugir, vive nos esgotos de NY, é acolhido por Moira Mactaggert e aprende a controlar seus poderes.
Ele entrou para o grupo com a Petra, Darwin e Reprise, todos alunos da Moira. Juntos, aprenderam a controlar seus poderes. Até o Xavier fez parte disso, treinando o Gabriel, que inclusive teve a chance de treinar com o Ciclope dos X-Men.
A coisa ficou complicada quando os X-Men originais foram capturados por Krakoa. Aí o Xavier pediu ajuda à Moira e mandou os alunos para resgatá-los. Foi uma situação difícil, e infelizmente a Petra e a Reprise não sobreviveram. Mas Darwin e Vulcano conseguiram sobreviver, ficando em animação suspensa. Depois disso, foi formada uma nova equipe para salvar os X-Men originais. A Polaris lançou Krakoa para o espaço, mas o lance é que os alunos secretos também estavam a bordo.
Xavier escondeu essa história dos X-Men originais, apagou da memória deles sobre a equipe da Moira. A Moira concordou em manter tudo em segredo, mas acabou gravando tudo e mostrando sua frustração com o Xavier.
Anos depois, o Vulcano absorveu muita energia após o Dia M, despertando com poderes ainda maiores. Ele voltou para a Terra, acabou com o Banshee e sequestrou a Rachel Grey e Ciclope. Os X-Men encararam o Vulcano e descobriram a verdade sobre Krakoa.
Nessa ocasião, ele chegou a matar o Banshee! |
Depois disso, nosso terceiro (ou seria quarto?) Summers foi preso pela guarda Shi’ar, conheceu Rapina na prisão e os dois escaparam juntos. Eles causaram um tumulto pela galáxia e ainda por cima se apaixonaram. Fizeram um estrago na Guarda Imperial, muitos membros da guarda se deram mal por causa do Gabriel. Só o Gladiador conseguiu deter ele, mas o preço foi o olho esquerdo dele.
Bye-bye, olho! |
Vulcano acabou sendo solto graças à "Ordem Secreta Shi’ar", um grupo que tinha interesse em trazer o D’Ken de volta ao trono. O Rapina convenceu o Vulcano, aproveitando o relacionamento deles, a ajudar o D’Ken. O D’Ken se curou, e aí o Vulcano casou com o Rapina. Depois da cerimônia, ele matou o Corsário, jogou o Xavier no cristal M’Kraan, matou o D’Ken e se autodeclarou imperador.
A situação ficou tensa quando o Destrutor, a Garota Marvel e a Polaris se uniram à Lilandra para tirar o Vulcano do poder. O Destrutor lutou, mas infelizmente perdeu e acabou sendo preso pelo imperador. O Vulcano conquistou o povo shi’ar. Enquanto ele se preparava para expandir o império, os X-Men enfrentaram ele e conseguiram resgatar Destrutor.
Um pouco depois, Vulcano liderou uma invasão ao reino dos Inumanos, na bem conhecida "Guerra dos Reis", bem no meio do casamento da Crystalys e Ronan. A coisa toda ficou caótica, com o Gladiador provocando um verdadeiro caos na festa. O Vulcano e o Raio Negro acabaram tendo um confronto dentro da bomba das névoas terrígenas. O Raio Negro forçou uma explosão, e é aí que as coisas ficam estranhas, porque aparentemente os dois morreram.
Que fim levou Vulcano?
Mas, claro, a morte é apenas o começo para os personagens da Marvel, certo? Vulcano retornou na era Krakoa!
Em circunstâncias misteriosas, ele voltou para a Terra e se reuniu com a família, que transformou Krakoa em uma nação mutante. Só que ele preferiu morar na Casa Summers na Lua. Lá, ele vivia com os seus irmãos Alex e Scott, a sobrinha Prestigio e o sobrinho Cable, e sua cunhada, Jean Grey-Summers, além do cunhado Wolverine.
Mas, mesmo sendo aceito pela família, dava para perceber que ele ainda estava abalado. Ele criava construtos de energia dos amigos falecidos, Reprise e Petra, e passava a maior parte do tempo bebendo com elas. O que é compreensível, já que aquela ilha o traumatizou tanto.
Junto com outros Mutantes de Nível Ômega, ele ajudou a terraformar Marte para criar um novo lar para Arakko.
Só que, aos poucos, a mente de Vulcano começou a piorar e ele voltou a ser como antes. Quando ressuscitaram Petra e Reprise, o Professor Xavier e o Ciclope tentaram ajudá-lo. Mas ao tentar mexer em sua mente, ele acabou matando os dois. E, por causa disso, ele não foi mais bem-vindo na Casa Summers. Vulcano partiu para Arakko e se declarou Majestor do Império Shi'ar.
Abigail Brand, chefe da E.S.P.A.D.A., convidou Vulcano para sua nova equipe X-Men. Eles seriam um exemplo positivo para os mutantes de Arakko. Mas as coisas complicaram quando Vulcano desafiou Tarn e acabou morto na briga.
Vulcano reapareceu depois, mais poderoso, e fez parte do Anel Diplomático de Arakko.
Atualmente, esse é o status do personagem. Eu, particularmente gostaria de ver mais da interação dele com o seu outro irmão, Adam X, quem sabe em um evento que reúna os quatro irmãos Summers. E você? Comente!
0 Comentários