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10 MELHORES HISTÓRIAS DO HULK
Como descreveria o Hulk e suas histórias?
Diante essas perguntas muitos iriam respoder dizendo que o Hulk é um monstro fortão, invencivel, que sai por aí destruindo tudo e que suas histórias são sobre um homem tentando encontrar uma cura para essa "maldição". Essas respostas de certa forma não estão incorretas, porém não estão completas, sendo apenas aspectos bem superficiais do Golias Esmeralda.
Provavelmente por causa adaptações em outras mídias, em particular filmes (seja do Eric Bana, do Edward Norton ou Mark Ruffalo), muitos tem uma visão limitada quanto a as histórias do Hulk, julgando que Bruce Banner deve ser o protagonista principal, enquanto o Hulk é apenas um “arma“ que ele usa nas cenas de ação, ignorando que o Hulk é um personagem próprio, tendo arcos próprias e uma personalidade que vai além do que ser apenas um lutador selvagem e nada mais.
Devido a isso, o
personagem acaba ficando bem raso na visão do público, com uma popularidade vindo
do fato dele ser forte ao invés de aspectos importantes de sua personalidade
que tornaram o personagem tão complexo e a forma como eles foram abordados nas
hqs.
Para exemplificar meu
ponto (e fazer recomendações para conhecerem melhor a complexidade do
personagem), eis o meu top 10 melhores histórias do Hulk.
10)
O DEMÔNIO E O DITADOR/ NA SOMBRA DO GOLEM ( Incrivel Hulk vol 1 n°133 e 134)
Apesar de ser visto
como um monstro selvagem e expressar desejo de ficar sozinho, Hulk no fundo não
é maligno, demonstrando em muitas ocasiões se importa com outros e defende-los
de vilões, mesmo que signifique lutar pela humanidade que o teme e persegue.
Um bom exemplo desse
lado heroico do Hulk foi nessa história, onde o Golias Verde chegou numa vila
governada por um ditador, Draxxon. Apesar de ficar amigo com uma menina, Hulk não
deseja se envolver no conflito dos moradores com Draxxon, querendo fugir da
violência que sempre o persegue. No entanto, quando sua família são ameaçadas
pelo ditador, a menina vai pedir ajuda ao Hulk, que mais uma vez decide entrar
em combate pelo bem da garota e de sua família.
Além de uma arte bem
subestimada, a história é um exemplo do heroísmo que o Hulk tem e ajuda o
leitor a desenvolver uma forte empatia pelo monstro verde.
9)
RUMO AS ESTRELAS (Incrivel Hulk vol 1 n° 254)
Os vilões do Hulk não
se limitam a apenas Ross, Lider e Abominável. Tem muitos outros vilões e
monstros radioativos que o gigante esmeralda tem que lidar, como o caso dos
U-Foes (ou como ficaram conhecidos no Brasil, os Alienigenas).
Em sua primeira aparição, eles foram estabelecido como um grupo de cientista que tentaram recriar o acidente com raios cósmicos que deram poderes pro Quarteto Fantástico, buscando ficarem ainda mais poderoso. Reconhecendo o perigo, Bruce interrompeu o experimento, resultando nos quatro se transformando em monstros, culpando o cientista por ter impedido eles de se tornarem “deuses”.
A motivação dos vilões buscarem obter poderes criar um bom contraste com Banner, que vê o Hulk como uma maldição e deseja se curar, e ajuda a tornar o final da história muito irônico.
Outro detalhe na
história é a inveja que o Hulk expressa de seus inimigos por terem ido ao
espaço, algo que ele queria poder fazer e escapar do planeta que o teme e
odeia.
8)
VELHOS SOLDADOS NÃO MORREM JAMAIS! (Incrível Hulk vol 1 n°291)
Um dos antagonista mais
recorrente nas história do Hulk era o general Thaddeus “Thunderbolt” Ross, pai
de Betty, namorada do Banner. Apesar de no início começar como um militar
buscando proteger o país do Hulk e a destruição que ele causa, o general aos
poucos foi consumido por sua obsessão, chegando a tomar decisões cada vez mais
questionáveis para derrotar seu adversário, incluindo se aliar a vilões como o
Abominável.
Após sobreviver a mais um plano do Ross de elimina-lo, Banner (que na época tinha obtido controle do Hulk e era visto como um herói pelo público) decide expor os crimes do Ross, ao mesmo tempo em que o general reflete sobre passado e ações, chegando considerar suicídio como punição.
O flashback não só
revelam detalhes sobre o passado do Ross e os eventos que tornaram no homem amargurado que
ele é atualmente, como também o fato de serem narrados por Ross ajuda a mostrar
o quão sua obsessão pelo Hulk destruiu sua vida.
7)
HOMEM, MONSTRO...OU AMBOS? /A PORTA VERDE (Hulk Imortal nº1 a 13)
Quando se reinventa um
personagem para o público tem sempre um risco da história ser um sucesso ou um
fracasso. O risco é ainda maior quando envolve um personagem popular e
conhecido pelo grande público. No caso do Hulk Imortal do Al Ewing, é um
exemplo de uma reinvenção muito bem feita.
Nesses primeiros dois
arcos, Banner retorna após ter estado morto por um tempo, com seu alter ego, o
Hulk tendo uma personalidade muito mais sinistra. O que está acontecendo? Como
que o Banner virou imortal? Está tudo conectado a porta verde, um portal que
liga aqueles com radiação gama ao inferno e o Hulk é o guardião.
Só de ouvir isso deve
ser uma grande mudança para muitos fãs de longa data do golias esmeralda, porém
Ewing consegue fazer uma história interessante com essa pegada sobrenatural
mas, respeitando a mitologia do Hulk, trazendo vários personagens do seu elenco
de apoio e mantendo o foco no drama psicológico do Banner, o que é
perfeitamente representado quando o personagem reencontra um fantasma do seu
passado.
6)
FASE DO JOHN BYRNE (Incrível Hulk vol 1 n° 314 a 319)
De todos os roteiristas
que trabalharam no Hulk, John Byrne foi o que teve a fase mais curta (devido a
problemas com os editores) porém foi responsável por uma das mudanças
impactantes na vida do Hulk: Ele separou o Banner do Hulk.
Após ter sido
capturado, o monstro verde sofreu experimento do seu aliado Doc Samson, que
separou o Bruce Banner do Hulk, dando ao cientista a chance de viver livre de
sua “maldição”. No entanto, essa decisão acabou tendo grandes consequências:
Por causa da compaixão de Samson ao tentar impedir a SHIELD de mata-lo, o Hulk
consegue se liberta, e sem o Banner ele se tornar uma fera incontrolável,
colocando o mundo diante uma grande ameaça.
O destaque dessa fase é
a forma como equilíbrio do tom entre harmonia e caos através dos dois
personagens: Enquanto tem momentos bem tensos do Hulk espalhando destruição e
sendo confrontado pelo Samson e heróis como os Vingadores, a história também
mostra momentos de leveza e calmaria através do Bruce Banner, finalmente livre
de sua personalidade e podendo ter uma vida normal, chegando até mesmo se casar
com Betty Ross.
5)
PLANETA HULK & HULK CONTRA O MUNDO (Incrível Hulk vol 2 n°92 a 105 e Hulk
contra o mundo nº 1 a 5)
Quando se fala em
melhores histórias do Hulk, essas duas são as primeiras a vir na mente.
Nesse arco épico, o Hulk é enganado pelos Illuminati e lançado ao espaço, rumo a um planeta desabitado. No entanto, a nave dele acaba acidentalmente pousando no Planeta Sakaar, onde o Hulk é forçado a lutar como gladiador. Ao se rebelar, o gigante verde destronar o tirano Rei Vermelho, virando o novo soberano do planeta, se casa com a guerreira Caiera, que acaba engravidando. Após tudo que ele passou o Hulk finalmente tinha encontrado a paz.
Mas, como já imaginado,
isso não durou para sempre. Devido a uma bomba, a nave do Hulk explodiu matando
vários habitantes, incluindo Caiera. Tomado pela fúria, Hulk retorna a Terra,
ao lado de seus guerreiros, e começa a caçar os Illuminati, culpando-os pela
morte de sua esposa.
Além de bem escritos e
com cenas de ação muito bem feitas, ambos arcos abordam a questão principal das
histórias do Hulk, se ele é um herói ou um monstro, com o fato do Banner não
estar tão presente grande parte das histórias ajudando a dar ao seu alter-ego
um desenvolvimento próprio e um papel mais ativo nas histórias.
4)
CARA BETTY.../ SEMPRE NA SUA MENTE (Incrivel Hulk vol 2 n°24 e 15)
Não importa onde o
Banner e o Hulk vão, tragédia sempre o alcança. Mesmo quando eles conseguem uma
conquista ou algo próximo de felicidade, logo ela desfeita e o herói terminar
num lugar pior do que estava, e um dos maiores exemplos de perdas na vida do
Banner foi a morte de sua esposa Betty Ross, envenenada pelo Abominável.
Esse arco mostra o
Banner, com a ajuda do general Ross, localizando seu inimigo e saindo em busca
de vingança, resultando numa das lutas mais épicas do Hulk nas hqs, com a arte
fantástica do John Romita Jr.
Outro ponto de destaque
é o desenvolvimento dos personagens: O Abominável não só é mostrado como um
vilão inteligente ao invés do típico brutamontes, mas a história aborda uns
pontos do passado que não só dão um pouco de empatia pelo vilão como criam um
bom paralelo com o Banner. Esse paralelo fica mais forte no final, quando
Banner (não o Hulk) executa sua vingança no vilão, mostrando como o “pacato”
cientista não é tão inocente, mais uma vez colocando em questão o dilema sobre
quem é o verdadeiro monstro: Abominável, Hulk ou Banner.
3)
ENCRUZILHADA (Incrivel Hulk vol1 n° 301-313)
Um aspecto legal das histórias do Hulk é que elas não são limitadas apenas a Terra. O personagem já foi colocado em vários cenários diferentes e bizarros. Um desses lugares foi a Encruzilhada uma dimensão pra onde o herói foi pelo Doutor Estranho, após um conflito com o Pesadelo ter feito o Banner se reprimir na mente do Hulk, tornando seu alter ego mais incontrolável do que nunca. Nesse nexo, o Hulk podia visitar mundos diferentes, procurando um lugar onde pudesse ficar em paz, podendo retornar ao ponto de partida caso se sentisse insatisfeito.
O resultado disso foi
essa saga fantástica, cheia de aventuras distintas e introdução e mundos bem
criativos e personagens bem desenvolvidos, ao mesmo tempo em que mantém o foco
no Hulk (cujos pensamentos e expressões são realizados através dos visuais e da
arte) e na sua busca por paz.
O ponto alto da
história é na edição 312, que revela o Hulk não sendo apenas uma transformação
do Banner como também o resultado de raiva reprimida e traumas de infância
provocados pelos abusos que Banner sofreu de seu pai.
2)
A SAGA DE JARELLA (Incrivel Hulk vol1 nº 140, 148, 156, 202-203, 205-207,
246-248)
Betty Ross e Caiera não
foram as únicas a ocupar um lugar no coração de Bruce Banner e o Hulk. Teve
também Jarella, princesa de um universo sub-atômico, por quem o Hulk se
apaixonou quando acabou indo parar no seu reino durante uma aventura.
De início a relação
deles era bem complicada, o casal sempre se separando devido ao Hulk, contra
sua vontade, sendo forçado a voltar ao seu mundo. Eventualmente Jarella
conseguiu se reunir com seu amado, porém perdendo o meio de retornar ao seu
reino. Isso não impediu os dois de manterem seu relacionamento, porém, quando
Hulk tentou defender Jarella de um inimigo, a luta provocou vários danos
coletarias e Jarella acabou sendo soterrada e morta por destroços.
O que torna esse
momento tão trágico é a reação do Hulk, com ele estando desesperado procurando
uma forma de “acordar” Jarella, não tendo querendo aceitar sua perda. Momentos como esse ajudam a destacar a
humanidade por trás do monstro. Apesar de expressar o desejo de querer ficar
sozinho, Hulk realmente se importa com os outros e é afetado profundamente
afetado quando perde alguém próximo.
1)
HULK CINZA (Hulk Cinza nº1 a 6)
Como eu disse, o Hulk
foi feito com base em filmes clássicos de terror, como “O Médico e o Monstro” e
“Frankenstein”. Suas histórias são um drama psicológico de um homem lidando com
dupla personalidade, mas também de um monstro incompreendido, tentando fazer o
bem, mas sendo rejeitado devido a sua visão diferente do mundo.
Enquanto umas histórias
focaram num lado mais que o outro, a que melhor conseguiu equilibrar os dois
tipos de história foi essa obra do Jeph Loeb e Tim Sale (os mesmo responsáveis
por Longo Dia das Bruxas e Homem Aranha Azul). Nessa história, Bruce Banner,
ainda lidando com a morte da Betty, visita seu amigo e psicólogo Doc Samson. A
conversa deles faz com Banner se lembre dos seus primeiros dias como Hulk e
como seu alter ego conheceu a Betty, sequestrando-a para “protege-la” do seu
pai.
Além de ser um bom
tributo as histórias clássicas da fase Stan Lee & Jack Kirby, essa história
é uma das melhores representações do Hulk, com ele tendo boas intenções porém
sendo prejudicado pela forma “infantil” que ele enxerga o mundo. Ele pensa
estar ajudando a Betty afastando-a do Ross, porém não entende a rejeição de
Betty ou o porquê ela iria querer voltar para um pai que não demonstrar se
importar com ela.
Isso também ajuda a
história a aprofundar a mente perturbada do protagonista, mostrando como Hulk
não é apenas a raiva do Banner com as pessoas que o fazem mal, mas também
consigo mesmo, resultado dos traumas e da culpa que ele carrega, justificando o
ódio do Hulk por seu alter-ego e o fato dele sempre dizer que não é monstro,
apesar de suas ações brutais mostrarem o contrário.
Por essas razões, eu
considero essa hq é a melhor história do Hulk de todas.
Então é isso! Quais são
suas histórias favoritas do Hulk?
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