Quer voce seja daqueles que reprovam, quer seja daqueles que aprovam a adaptação de Batman de 1966, não se pode negar que ela colaborou, e muito, para a popularização não só do personagem principal, o Cruzado de Capa, mas também para tirar da obscuridade um de seus vilões em especial. Estamos no referindo ao agora grande vilão o CHARADA...
Postado em parceria com o blog associado MEMORIAMAGAZINE
Não, não há o que discutir! A série BATMAN de 1966 meio que divide os fãs, há quem adore a série e há quem a ache 'A' pior adaptação já feita do personagem. Claro, que para os leitores atuais, acostumados com o personagem sombrio que Batman se tornou especialmente após a fase de Neil Adams e de Denny O'Neil, assistir a série com enredos pueris e meio 'pastelões' é inaceitável.
Porém, quem pensa assim esta ignorando o passado do personagem nos próprios quadrinhos, em especial a chamada "Era de Prata". Durante este período as aventuras do 'morcegão' eram alegres e para 'toda família' e a série de TV aderiu de perto a este padrão. Até mesmo a animação "Batman e Robin"(da mesma época) seguiam o padrão com os heróis sempre com um sorriso nos lábios. Abaixo anexamos uma cópia das capas da Era de Prata e uma da fase Neil Adams para que todos possam sentir a diferença...
Apesar da adoção do estilo 'camp', a série contribuiu para que muitos fãs fossem introduzidos às aventuras do 'Cavaleiro das Trevas', aumentando ainda mais a popularidade do personagem. Mas, não foi apenas o Batman que foi beneficiado pela série, inesperadamente um de seus vilões mais obscuros também acabou catapultado a posição de um de seus supervilões mais icônicos. Como já 'entregamos' lá em cima na chamada, estamos nos referindo ao CHARADA.
Até então, o Charada só havia feito duas aparições na Era de Ouro e uma na Era de Prata, era a situação no momento em que a série de TV estava sendo produzida. Foi então que a produção convidou o ator Frank Gorshin (um acerto!) para fazer o papel do vilão. Ora, acontece que Gorshin era um fã dos quadrinhos do Batman e aceitou a oferta para ser o Charada no episódio de estreia da série.
Como fã, ele havia lido os poucos quadrinhos em que o personagem aparecia e recriou o comportamento alegremente sinistro e brincalhão do vilão. E ainda acrescentou mais: aperfeiçoou sua risada (do personagem) tornando-a uma marca registrada ao longo da série (mesmo nos episódios em que foi substituído por John Astin - mais conhecido como Gomez Addams)
A interpretação de Gorshin do Charada lhe rendeu uma indicação para o Emmy Award e tornou o vilão o antagonista mais frequente na primeira temporada do seriado. E não foi só isto! Também acabou por influenciar outras adaptações do personagem, como por exemplo a de Jim Carey em "Batman Eternamente" (desculpem citar este filme...).
Fora das telas de cinema e da TV, também nos quadrinhos o status do personagem mudou, tornando-se muito mais proeminente. Claro que como no caso do próprio Batman, a medida que o 'morcego' ia se tornando cada vez mais sombrio e violento, o mesmo acontecia com o Charada...O que, obviamente, culmina no próximo filme do BATMAN. O próprio visual do personagem deixa isto bem claro!
E foi assim, que uma série rejeitada por muitos, considerada a pior adaptação do personagem já realizada, transformou um personagem menor (de apenas 3 histórias!!), em um vilão de primeira linha! Um vilão que inclusive estará no filme mais aguardado do 'morcegão'. Dependendo do resultado, o Charada se firmará de vez entre os mais icônicos e principais vilões da galeria de Batman...
Outras postagens no Memória Magazine que talvez o interessem:
Falando em Série: ULTRASEVEN (Urutora Sebun) - 1967
PAPO DE CINEMA: Trocando as Bolas (Trading Places) 1983
Papo de Cinema: OS MONSTROS ATACAM! - A ARANHA (1958)
FALANDO EM SÉRIE (DE CINEMA): QUANDO BATMAN CHEGOU AOS CINEMAS (1943)
O blog MEMORIA MAGAZINE tem como objetivo viajar no tempo e trazer do passado produções esquecidas ou nem conhecidas, mas que foram importantes e serviram de base para tudo que assistimos hoje.
Se você gosta ou tem curiosidade sobre animes, desenhos e filmes antigos, faça-nos uma visita! Basta clicar no link logo abaixo:
MEMÓRIA MAGAZINE - o seu passado é nosso presente!
0 Comentários