Quando alguém fala conosco do personagem Capitão América, imediatamente vem a nossa mente sua imagem e a de seu...escudo! Isto porque o escudo já esta incorporado ao personagem, de forma quase inseparável. Por isto, todas as tentativas de se alterar ou eliminá-lo não foram aceitas pelos fãs. Pois, em um futuro provável ou de outro universo, um novo Capitão América não só prova ser digno, como também dá um outra definição ao icônico escudo...Não entenderam? Então leiam esta matéria!
Há pouco tempo fizemos uma postagem sobre "A Origem do Escudo do Capitão América", nela não só relembramos de onde veio o escudo, mas também destacamos sua importância para o personagem, demonstrada pelo numero de vezes em que a Marvel lançou histórias onde ele foi destruído! Mas, não se preocupe, na postagem de hoje ele não sofre quaisquer danos!
Nossa postagem envolve uma minissérie de 2014, escrita por Al Ewing e com arte de Alan Davis, intitulada "Ultron Forever". A história se passa 500 anos no futuro, onde encontramos o universo Marvel devastado (como sempre), um deserto pós-apocalíptico. O líder deste futuro sombrio não poderia ser outro a não ser ULTRON...
Obviamente, nem todos estão satisfeitos com esta situação (se é que tem alguém), mas não estou falando dos heróis, mas sim do...Doutor Destino!! Para derrotar o déspota robótico, Destino resolve convocar vários Vingadores...de épocas distintas! Assim, ele pega por exemplo: um Hulk do inicio dos anos 60; o Homem de Ferro (na verdade James Rhodes, de uma época em que ele vestia a armadura no lugar de Tony Stark); um Thor de meados de 2010 (Jane Foster, enquanto era Thor); e outros...incluindo quem nos interessa: Danielle Cage, conhecida como Capitã América!!
Danielle é transportada por Destino bem no meio de uma batalha com Golden Skull (Caveira Dourada). Golden Skull foge pelas ruas da futura Manhattan, que agora se encontram inundadas. Claro que a Capitã esta acompanhada de um aprimorado escudo e como o esperado, utiliza-se do escudo para um ataque! Um dos capangas do Caveira, presumiu erroneamente, que a Capitã estaria indefesa sem o escudo...e é quando o 'escudo' citado no título é redefinido...
Ora, Danielle Cage é filha de Luke Cage, conhecido por ter uma pela impenetrável e força descomunal e de Jéssica Jones, conhecida pela força e pela pele invulnerável. Obviamente ela herdou estes ´poderes de seus pais, o que significa que tem super força e...pele a prova de balas!! Por isto ela pode ir para a batalha e se utilizar sem medo, de sua própria frase de efeito: "Eu não lanço apenas o escudo...EU SOU O ESCUDO!"
Neste momento talvez nos perguntemos: "Ora, se ela é invulnerável, por que levar o escudo?". Porque o escudo se tornou um símbolo! É um legado de Steve Rogers, para seus possíveis substitutos, amigos, pessoas que recebem sua proteção momentânea e até mesmo para seus inimigos! Não é atoa que no 80º aniversário do personagem, o arco de histórias envolva o roubo de seu escudo!
Neste arco comemorativo, o Capitão América, Sam Wilson, Buck Barnes e John Walker (Agente Americano), encontram em suas buscas pelo escudo, várias pessoas comuns que se tornaram 'spinoffs' do Capitão influenciados por suas ações. E cada um deles tem um escudo próprio, ou seja, o escudo faz parte da lenda...(Você pode ler sobre este arco, aqui e aqui...)
O que o Capitão América representa é tão forte, que mesmo 500 anos no futuro ainda influência pessoas. E com certeza, se Steve Rogers conhecesse Danielle Kage, ficaria tranquilo sabendo que o Capitão América do futuro ainda carrega os valores do passado....
CAVEIRA DOURADO |
0 Comentários