A volta do boêmio


Em muitas de minhas andanças pelo mundo musical, conheci através do meu avô, Nelson Gonçalves. Meu avô sempre se perguntou como um homem pôde jogar toda uma carreira no lixo e perder tudo que conquistou batalhando, perdendo tão fácil e rápido, o que demorou tanto para conquistar. Bem... Eu nunca consegui entender.

Até descobrir o depoimento do próprio Nelson Gonçalves na Rede Globo em 1981, em um especial sobre seus 40 anos de carreira.

Nelson era um lutador de boxe em sua juventude, aos 13 anos ganhou um campeonato estadual, mas... O seu sonho era ser cantor. Nascido em 1919, tentou a carreira nos anos 40, foi em diversos programas de rádio e diversos calouros, com seu vozeirão característico, tomou um não de Ary Barroso, que o aconselhou a voltar para casa e desistir da música.

Para quem não sabe, Ary Barroso é o compositor de aquarela do Brasil e compositor de diversas outras canções marcantes, grande amigo de Dorival Caymmi (Maracangalha e A baixa do Sapateiro).

Barroso e Caymmi.

Bem, Nelson não desistiu até que acertou a mão, e virou o segundo cantor que mais vendeu discos da história do país, atrás somente do Roberto Carlos.

Mas... A vida de Nelson nem sempre foi glórias. Em 1965, Nelson em uma andança pelo Rio de janeiro, experimentou cocaína, ficando alucinado com a droga, o que o tornou completamente viciado e dependente da mesma.

Nelson foi do céu ao inferno em pouco tempo, e se mostrou uma pessoa muito, mas muito ruim, chegando a bater a coronhadas na esposa. Que bravamente, ficou até o fim com ele, aguentou todo o tormento, uma verdadeira guerreira, sem ela é certeza que ele cederia ao vício novamente. O vício de Nelson era tão insano, que já sem dinheiro, morava em uma casa de aluguel caindo aos pedaços e fazia shows para traficantes em troca de 5 gramas de cocaína.

O depoimento é algo diferente para a TV aberta, principalmente quando o artista é consagrado, como era Nelson.

Enfim, Nelson dizia que queria cantar até 2001, isso não foi possível, ele morreu em 1998, devido a um enfisema pulmonar.

Vou deixar o vídeo do depoimento aqui, é realmente interesse assistir, pois ele quebra paradigmas e levantou o debate de vícios na época. Hoje, faz falta depoimentos como esse.

Bom... Nelson comenta algo interessante, o mundo da música, nenhum amigo é verdadeiro, enquanto se está bem você tem todos, e quando está internado, como ele estava, nenhuma amigo o visitou, somente os filhos e a esposa, que o acompanhou e  visitou todos os dias. 


Cabe a mim dizer, que acho Nelson o maior cantor da música brasileira, seu vozeirão era destaque, seu samba era excelente, fez duetos e não ficou parado com o passar dos anos, tentava se renovar musicalmente, cantar com os artistas em voga, como Fafá de Belém, Fagner, Tim Maia, Lulu Santos, entre outros. O que a pessoa Nelson Gonçalves foi, não se pode apagar, seus muitos erros, ao fim de sua vida aparentemente o atormentaram. Separando a pessoa da obra, só posso dizer que sua música e obra será eterna.
 



Postar um comentário

0 Comentários