1ªPartida
Mayet – Anderssen
Berlim, 1851
Abertura Espanhola:
Variante Clássica (C64)
1.e4
e5 2.Nf3 Nc6 3.Bb5 Bc5 4.c3 Nf6 5.Bxc6 dxc6
6.0–0 Bg4
Aqui, Mayet poderia seguir visando desenvolver sua ala da dama com 7.d3–Be3–Nbd2 etc. Ulteriormente até pensar em h2–h3 seguido de g2–g4–Kh1–Rg1.
Diagrama 1 |
É
notável a vantagem não só em desenvolvimento como também em qualidade das peças
que encerra a posição negra. Ademais, agora o Branco cria um ponto de
contato (h3) que pode ser imediatamente explorado, abrindo linhas e pondo
mais peças negras em jogo, incrementando a pressão sobre o monarca branco. Ante
tais considerações, mais a fina preparação de aberturas e conhecimento sobre
esse tipo de posição por parte de Anderssen, ele não hesita em agir:
7...h5!
Um
sacrifício para abrir a coluna-h e expulsar o defensor da casa-f3.
8.hxg4
hxg4 9.Nxe5 g3
Ameaçando mate em 6: 10...Nxe4
11.Qg4 Bxf2+ 12.Rxf2 gxf2+ 13.Kf1
Rh1+ 14.Ke2
Re1+ 15.Kf3
f1=Q#.
10.d4
Nxe4 11.Qg4
Diagrama 2 |
11...Bxd4
Se
12.cxd4 seguiria 12...gxf2+ 13.Rxf2 Rh1+ 14.Kxh1
Nxf2+ 15.Kg1
Nxg4 16.Nxg4
Qxd4+ 17.Nf2
0–0–0–+ e o problema da ala da dama subdesenvolvida faz-se evidente. Haveria
compensação em três peças ligeiras pela dama, se estivessem minimamente
coordenadas.
12.Qxe4
Segue-se
um belo arremate.
12...Bxf2+ 13.Rxf2
Qd1+ 14.Rf1
Rh1+ 15.Kxh1
Qxf1# 0–1
As
posições resultantes das combinações de Anderssen seguem um padrão, a saber: pouquíssimo
material dele no tabuleiro com um esquema de mate artístico, como que oriundo
duma composição de estudo. Seu legado foi instantaneamente internalizado em
mim: a superioridade do espírito em relação à matéria. Anos pós
ter aprendido a mover as peças, a primeira antologia de partidas que me deparei
foi uma de Anderssen e isso influenciou decisivamente meu modo de jogar. Ter
entendido cedo que material a mais nem sempre significa vantagem, a perder o
medo de sacrificar peças por outras formas de vantagem foi altamente benéfico
para meu desenvolvimento e Adolf Anderssen ficou tido em minha mente como meu
modelo de jogador.
A
seguir, apresentarei as duas partidas reputadas como mais famosas e mais belas,
apesar de não serem irretocáveis numa análise post mortem. Contudo, não
há correção de defesa ou de combinação que ofusque o brilhantismo dessas duas
composições e o gênio de Anderssen.
2ª Partida
Anderssen –
Kieseritzky
Londres, 1851
Gambito do Rei Aceito:
Gambio do Bispo (C33)
1.e4
e5 2.f4
Obviamente
que seu repertório era resultado de sua época. Peão rei, sempre que de brancas,
e algum gambito nos lances seguintes. Para meu espanto, o mais empregado por
ele foi o Gambito Evans (150 partidas), e não o do Rei (92).
2...exf4
3.Bc4 Qh4+ 4.Kf1 b5!?
Um
lance bastante engenhoso. Eis suas ideias:
1)
desviar o bispo da importante diagonal a2–g8;
2)
devolver material em troca de tempos (fazendo com que o Branco mova novamente
seu bispo);
3)
desenvolver o bispo de ‘c8’ via ‘b7’, apontando para o rei inimigo.
5.Bxb5 Nf6 6.Nf3 Qh6 7.d3 Nh5
Ameaçando
...Ng3+, explorando a torre de ‘h1’ indefesa.
8.Nh4 Qg5 9.Nf5 c6
Diagrama 3 |
Naturalmente, jogaríamos algo como 10.Ba4 ou 10.Bc4... Mas a posição, desde já, é propícia às investidas sobre a dama negra, possibilitando um rápido desenvolvimento com ganhos de tempo e explorar o rei negro no centro.
10.g4!
Nf6 11.Rg1
Mais
sacrifício de material em troca de desenvolvimento e atividade.
11...cxb5
12.h4 Qg6 13.h5 Qg5
14.Qf3 Ng8
Dando
passo à dama, que estava muito restringida.
15.Bxf4 Qf6 16.Nc3
Todas
as peças brancas desenvolvidas e harmonicamente distribuídas, em contraposição
às peças negras em suas casas iniciais, ademais do fator agravante: um rei
centralizado e exposto.
Diagrama 4 |
16...Bc5
Em busca
de desenvolver e ganhar um tempo em cima da torre.
17.Nd5 Qxb2
Diagrama 5 |
Mesmo com ambas torres sendo atacadas, Anderssen vê que chegou a hora de arrematar a posição. Suas peças estão dispostas da melhor forma possível, resta executar o ataque, mesmo que implique em sacrificar mais material (o que apenas torna mais marcante a combinação).
18.Bd6 Bxg1 19.e5!
Cortando
o contato da dama de ‘b2’ com sua ala do rei.
19...Qxa1+ 20.Ke2
Na6
Tentando
impedir 21.Nxg2+ Kd8 22.Bc7#.
Mas
essa defesa não é suficiente. Uma alternativa a 20...Na6 era: 20...Ba6
com a ideia de entrar em déficit de material para não levar mate, onde seguiria
21.Nc7+ Kd8 22.Nxa6 Qc3 23.Bc7+ Qxc7 24.Nxc7 Nc6 25.Nxa8 g6 26.Kf1
gxf5 27.Kxg1 Nge7 28.gxf5 Rg8+ 29.Kh1
Nxe5 30.Qb7
f6 31.Nc7 Nf3 32.Ne6+ dxe6 33.Qxf3
e5 34.Qa8+ Kd7 35.Qb7+ Ke8 36.Qxb5+ Kf7 37.Qb3+ Ke8 38.Qb8+ Kf7 39.Qxa7 Ke8 e o peão
da coluna-a dispara à promoção.
21.Nxg7+ Kd8 22.Qf6+!!
Desviando
o defensor da casa-e7.
22...Nxf6 23.Be7#
1–0
Diagrama 6 |
Contemos: 7 peças a 3... Mas a energia material das quatro peças a menos está convertida em energia dinâmica e coordenação entre as três restantes, o que nos dá uma belíssima visão final de mate. Essa partida foi agraciada como The Immortal Game. A primeira do gênero criada, existindo, Até hoje, apenas 15 e sendo Anderssen o único a ter duas imortais.
A
seguinte partida, um ano depois do espetáculo contra Kieseritzky e de ter se sagrado o jogador mais forte do mundo ao vencer o
Torneio de Londres, 1851, organizado por Howard Staunton, foi batizada como “The
Evergreen Partie”, A Sempre viva.
3ª Partida
Anderssen –
Dufresne
Berlim, 1852
Abertura Italiana:
Gambito Evans (C52)
1.e4
e5 2.Nf3
Vimos
o que ele pode fazer com 2.f4. Agora vejamos sua atuação no Gambito Evans.
2...Nc6 3.Bc4 Bc5 4.b4!?
A típica ideia de assediar o centro com c2–c3 a fim de apoiar d2–d4 é demasiado lento. 4.b4 trata de viabilizar a ideia referida com ganhos de tempo sobre o bispo negro, em troca do peão.
4...Bxb4 5.c3 Ba5
6.d4 exd4
Em
vez de desenvolver suas peças, continua aceitando os peões brancos, que é uma
atitude reprovável no geral. A menos que seu oponente não obtenha nenhum contra-jogo
ou compensação suficiente pelo peão pode-se capturá-lo. Não sendo esse o caso,
rapidamente as peças brancas ocuparão as casas mais ativas e por isso poderão
atacar primeiro.
7.0–0 d3 8.Qb3 Qf6 9.e5
Diagrama 7 |
Tentando
desviar a dama da defesa de ‘f7’.
9...Qg6 10.Re1 Nge7 11.Ba3
11...b5?!
Uma
ideia arriscada e análoga a da partida anterior. Quer desenvolver o bispo via ‘b7’
com ganho de tempo; também abre a coluna-b para pôr a torre de ‘a8’ em jogo e
...Bb6 também é uma ideia, pondo o par de bispos contra o
roque inimigo.
Dufresne
poderia optar por uma linha mais sólida com 11...0–0 12.Nbd2 d5 13.exd6 cxd6 14.Re3 Bb6 15.Bxd3 Be6 16.Nc4 Qh5 17.Ree1 Bc5. Onde poderia seguir algo como 18.Qb2, saindo da diagonal do bispo e manobrando o cavalo
para casa-e3, seguido da centralização das torres por parte de ambos jogadores,
com um jogo difícil para o Branco, pois pós simplificações, o peão a menos será
decisivo num final de jogo.
12.Qxb5 Rb8 13.Qa4 Bb6 14.Nbd2
Anderssen
segue conduzindo suas peças aos postos mais ativos possíveis.
14...Bb7 15.Ne4
Permitindo
capturar em ‘d3’ no próximo lance.
15...Qf5 16.Bxd3 Qh5
Diagrama 9 |
Aqui Anderssen sente que é hora de calcular e procurar pelo arremate. Ele não pode adiar mais, teme que o Negro roque e que sua vantagem em qualidade de peças esvaia-se. Calcula e brinda-nos com essa imponente sequência combinativa:
17.Nf6+ gxf6 18.exf6 Rg8
Conseguiu
confinar o rei inimigo no centro, abriu as colunas centrais, suas peças estão maximamente
ativadas, e ante a ameaça de perder outra peça (Nf3), parece que agora virá um lance fulminante que liquidará a posição
negra...
19.Rad1!!
“Calmamente”
traz o último brinquedo ao berçário (sempre ataque com todas as peças). Pois
não há como defender o rei negro, nem tempos suficientes para o ataque das
pretas lograr resultados.
19...Qxf3 20.Rxe7+
Nxe7 21.Qxd7+
Kxd7 22.Bf5+
Ke8 23.Bd7+ Kf8 24.Bxe7# 1–0
Diagrama 10 |
Adolf
Anderssen morreu fisicamente em 1879, mas sua herança enxadrística o manterá,
parafraseando sua partida, sempre vivo pelas gerações.
Partamos,
agora, a 1858, o ano da fugaz estrela de Caíssa: Paul Morphy. Enfrentou formal
e amistosamente quase todos os mestres europeus (exceptuando o escusado
Staunton), entre eles, o mais notável de então, Anderssen. A partida a seguir é
amistosa, mas o match entre eles pendeu para Morphy, com sete vitórias, duas
derrotas e dois empates.
3 Comentários
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