A MÍDIA é um grande exemplo
de instituição democrática, desde as proféticas afirmações de Marshall McLuhan
às de outros indefectíveis mestres da comunicação.
Tudo é informado, com o devido e orgulhoso esforço dos âncoras, dos jornalistas investigativos e até dos acidentais amadores com suas câmeras em celulares, gravadores e filmadoras escondidos. O princípio da liberdade de expressão e informação é levado a cabo ad nauseam pela imprensa, em especial a televisionada, aquela que passa pelo viés fortemente anti-intelectual. As informações que deveriam ser exclusivas dos órgãos de segurança, das agências de controle de endemias, e outros departamentos oficiais, são divulgadas como cães sem dono e, muitas vezes, provocando pânico pela forma como são veiculadas e enfiadas goela abaixo do ouvinte e do espectador como se fosse a sofisticada missão dos mentores da utilidade pública. O requisito de clareza, a pretensão e a arrogância de quem transmite a notícia ou apresenta as reportagens faz pensar no grande bem que se concentra na profissão e na prática do jornalista, cujo dever é veicular à população tudo aquilo que se traduz por informação e deve ser acessado e conhecido. Isso vem dar a entender que não há nada que não possa ser dito, escrito ou mostrado, mesmo que venha causar um prejuízo exorbitante.
Tudo é informado, com o devido e orgulhoso esforço dos âncoras, dos jornalistas investigativos e até dos acidentais amadores com suas câmeras em celulares, gravadores e filmadoras escondidos. O princípio da liberdade de expressão e informação é levado a cabo ad nauseam pela imprensa, em especial a televisionada, aquela que passa pelo viés fortemente anti-intelectual. As informações que deveriam ser exclusivas dos órgãos de segurança, das agências de controle de endemias, e outros departamentos oficiais, são divulgadas como cães sem dono e, muitas vezes, provocando pânico pela forma como são veiculadas e enfiadas goela abaixo do ouvinte e do espectador como se fosse a sofisticada missão dos mentores da utilidade pública. O requisito de clareza, a pretensão e a arrogância de quem transmite a notícia ou apresenta as reportagens faz pensar no grande bem que se concentra na profissão e na prática do jornalista, cujo dever é veicular à população tudo aquilo que se traduz por informação e deve ser acessado e conhecido. Isso vem dar a entender que não há nada que não possa ser dito, escrito ou mostrado, mesmo que venha causar um prejuízo exorbitante.
Muitas vezes, ligo a televisão e vejo um noticiário divulgando
um novo dispositivo para impedir que cartões bancários de débito e crédito
sejam clonados, dando aos bandidos interessados todas as pistas possíveis para
que o dispositivo seja burlado. O noticiário fornece todas as informações
necessárias acerca do dispositivo, seu funcionamento, constituição e aplicação.
Os bandidos agradecem, porque vão poder trabalhar seguros da aplicação de novos
golpes. A mídia é a maior porta-voz da igualdade de oportunidades, da igualdade
de direitos para todos: brancos, pretos, mulheres, homens, gays e lésbicas.
Mas, em sua urgência de equiparação, acrescenta a essa lista os bandidos em
suas mais variadas especialidades. Bandidos também podem ser fortemente
vocacionados para o que fazem, não somente os profissionais da medicina,
engenharia, pedagogia, psicologia e outras áreas de trabalho. E também cometem
erros como todos esses outros, que podem levar à morte, e aos mais variados
transtornos. Alguns ladrões demonstram tanta habilidade e talento para arrombar
cofres, de maneira tão especializada, que a polícia tem excepcionalmente
justificada sua própria existência e causam inveja aos mais engenhosos
cirurgiões.
A liberdade de expressão se tornou irmã do arbítrio, a utilidade
pública já não qualifica mais as informações que correm nos jornais e
telejornais, com o acréscimo do potencial da internet que se tornou veículo de
perpetuação de crimes hediondos. A mostra de dever cumprido se estampa nos
rostos dos repórteres sempre que uma denúncia é feita e confirmada por alguma
contribuição de um cineasta amador, de uma declaração de testemunha ocular, o
que, muitas vezes, assegura a morbidez do que é dito e apresentado.
A mídia, entretanto, nada mais faz que copiar o modelo do
Poder Público que constrange os contribuintes em suas projeções para manter os
vínculos de domínio do governo ou do Estado e garantir o stablishment. A perversão domina uma estratégia de montagem em que
a recusa norteia toda a ação para alienar a consciência e a percepção das
pessoas vivas, embora se veja também o intento de atingir as mortas. A
realidade vem, assim, a ser paralela a outra que se impõe como verdadeira, mas
manipulável, impositiva. A recusa implica essa distorção: trata-se de um
paralelismo a toda prova que confunde e desnorteia, mas que termina por
privilegiar uma versão dos acontecimentos alvo do mesmo processamento da
mentira repetida que se torna verdade. Ou seja, mente-se quando se diz a
verdade e se diz a verdade quando se mente. Isso é enlouquecedor.
A mentira afronta a inteligência, mas há sempre, em grande
maioria, aqueles que se sentem confortáveis ao ouvir o que querem. Deve ser
cômodo partilhar opiniões e visões de mundo, ajustar o pensamento à completa
falta de justificativa ou demonstração comprovada. Até mesmo os fatos,
dependendo de quem os narra, enquadra uma percepção que pode estar aquém da
realidade presenciada. É o correlato da suposta afirmação brechtiana de que se
os fatos não se adequam ao modo como os narro, pior para eles. Isso é uma
paráfrase. Todavia, é preciso assinalar que as opiniões só servem para quem as
emite, só tem fundo de verdade para aqueles que as têm, vigoram apenas na
cabeça de quem as coleciona. Sua relação com a realidade falha todas as vezes
que se tenta um encaixe ou uma adequação de fato. Não há nada que as sustente.
Trata-se da conhecida falsa consciência que engendra as pseudoteorias de tudo,
embora projetem a acepção ordinária de que as teorias precisam ser provadas.
Proliferam, na televisão, os programas de entrevistas, ou
aqueles que reúnem pessoas para que opinem ou digam o que pensam e cujo teor
explora a liberdade de expressão. Supostamente, todos se sustentam numa
pretensa experimentação e vivência particular do mundo que têm vontade de partilhar.
É como se fossem grupos de aloajuda – oposto de autoajuda – reunidos para
praticar a troca de opiniões ou experiências que podem beneficiar o outro em
suas dificuldades as mais diversas. Discute-se tudo: da intimidade à política,
do governo às instituições, de como fazer o melhor café à qual pastilha
sanitária deixa seu banheiro mais perfumado. Ressalta-se, aí, a informalidade:
a pessoas ficam tão soltas que expõem, sem constrangimento, a superficialidade
profunda de suas concepções do mundo, de suas opiniões, de sua expertise,
focadas no que existe de mais moderno e contemporâneo.
Junte-se a isso as fervilhantes redes virtuais de comunicação
que a internet proporciona, fomento de ilusões, dando a pseudocerteza de que as
pessoas estão se relacionando socialmente, quando um programa e um
servomecanismo estão mediando a troca de informações e opiniões entre elas.
Parece que a vida se divide em canais inusitados, a disponibilidade se
multiplica e tudo se partilha: pensamentos, fotografias, clipes, biografias,
músicas, gostos em que se acentuam, principalmente, os modos de ser mais
espontâneos das pessoas. Supostamente, tudo é superado para a conquista de
amigos, a inclusão, a eliminação de todos os preconceitos. Supostamente. Porque
se trata de forma anômala de realizar o desejo, tendo como barra a distância, o
que preserva tanto a defesa como o ataque. Também não se está dormindo, mas
acordado: todos querem se mostrar, se firmar, se afirmar, opinar com base nas
definições ideais, idealizadas, ideologizantes, de amizade, de acolhimento,
tolerância e humor.
Parece que todo o empreendimento humano tem como base as
melhores ou as piores intenções, considerando quem empreende. Mas uma coisa
sempre é certa: sejam quais forem as intenções, todos os anseios individuais
são rechaçados em função dos pretensamente coletivos. É a alma coletiva que se
afigura como princípio e fim, alicerçada nos fundamentos mais bizarros de
nacionalismo, pureza, raça, cor, essas abstrações em que baseiam todos os
fascismos, totalitarismos et cœtera. Todos, à esquerda e à direita, caem nessas
armadilhas que traduzem a vontade e espelham as necessidades de afirmação e de
glória, de êxito e lucro. Não é à toa que as empresas mais estáveis e
lucrativas, se muito bem administradas, são as farmácias, os hospitais e os
bares, salvo enganos que se possam apresentar a partir da ambição desmedida,
cobiça, ou seu extremo, o desinteresse. Todavia, as mais lucrativas e estáveis
são os grandes conglomerados da mídia, as que reforçam os delírios e as
aspirações de todos, com as promessas de felicidade sob todos os pontos de
vista em que se pode ir cada vez melhor.
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