MEMÓRIA EM QUADRINHOS - Alfred Pennyworth: muito mais que um mordomo


Creio que todos conhecem Alfred Pennyworth, o famoso mordomo de Bruce Wayne e braço direito do Batman. Mas será que você o conhece tão bem assim? Com certeza, podemos dizer que ele é bem mais que um mordomo.

O que alguns não sabem é que Alfred só foi criado em 1943, em Batman no 16 e, até então, Bruce e Dick não tinham mordomo. O personagem foi estabelecido para ser um coadjuvante da dupla dinâmica e, também, para diluir os boatos maldosos, que diziam que Bruce e Dick eram um casal gay e que denegriam a dupla. Além disso, no pré-Crise, Alfred não criou Bruce desde a infância e só foi trabalhar para o bilionário já adulto. E seu sobrenome não era Pennyworth, e sim Beagle.



Há controvérsia também se Alfred foi criado originalmente nos quadrinhos. Ao que tudo indica, o personagem foi inserido inicialmente na série de cinema do Batman de 1943 e era interpretado por William Austin. Outro fato curioso é que Alfred morreu nos quadrinhos em uma história dos anos 60, sendo substituído por um tempo pela tia Harriet, a tia de Dick. Claro que depois Alfred retornou vivo, e tia Harriet saiu de cena.


A aptidão de Alfred não é apenas para ser mordomo. Em um dos retcons do personagem foi revelado que sua grande paixão era o teatro e que ele queria ser ator, mas que desistiu de seu sonho para cuidar do Bruce quando ele teve seus pais assassinados. Inclusive, a mãe de Alfred era uma atriz famosa de teatro, mas seu pai era mordomo e queria que o filho seguisse o ofício. Em outra versão, Alfred teve um passado de espião e foi um agente do MI 6, mas depois quis sossegar e tornou-se mordomo da família Wayne.




Alfred tem uma filha, Julia Pennyworth, também chamada de Julia Remarque no pré-Crise e que até teve um affair com o Batman. Nos Novos 52, Julia foi reformulada como uma agente especial. Alfred também teve um affair com Leslie Thompkins.










O personagem também teve várias versões em outras mídias, como o da série de TV dos anos 60, interpretado por Alan Napier; o do filme Batman de 1989, vivido por Michael Gough; o da trilogia de Christopher Nolan, cujo papel é feito por Michael Caine; o de Batman versus Superman, interpretado por Jeremy Irons; e o de The Batman, feito por Andy Serkis. Vale ainda mencionar o Alfred da série animada, dublado por Clive Revill; o da série Gotham, interpretado por Sean Pertwee; o da série Pennyworth, vivido por Jack Bannon; dublado por Ralph Fiennes.

Por tudo isso, dá para dizer que Alfred é um dos mordomos, se não o mordomo, mais famosos da ficção e que ele na realidade é muito mais que isso, sendo o maior aliado do Cavaleiro das Trevas e um pai substituto para Bruce Wayne, muitas vezes agindo como a consciência do herói, o impedindo de ceder à raiva e sucumbir de vez ao lado sombrio.