Existe apenas uma versão do Wolverine em todo o Multiverso? Sim, pero no mucho


 



Pouca gente sabe disso, mas, no início dos anos 90, definiu-se que existiria apenas uma versão do Wolverine em todo o Multiverso da Marvel. Isso aconteceu na história Feitiços da Terra, de 1991, escrita por Peter David. Nessa aventura, Wolverine e os Novos Mutantes vão parar em um mundo de fantasia medieval, e a versão do Cable do lugar, um mago, diz que Logan só existe em sua dimensão e em mais nenhum lugar do Multiverso.


A razão disso, a gente até entende. É que Wolverine seria um personagem único e especial, diferenciado dos demais. E, de certa forma, isso não deixa de ser verdade. Ele é um dos heróis mais conhecidos e populares da Marvel, seja entre os fanboys, seja entre o grande público. E é um azarão, porque, de um personagem de quarto escalão, que surgiu como coadjuvante em uma história do Hulk, passou para o primeiro escalão da Marvel.



Seu sucesso não se explica apenas porque é um personagem violento. A despeito da violência ter apelo entre os leitores e espectadores, Wolverine é sim um grande personagem. Tanto que se pode imaginar histórias com ele em vários ambientes: de espionagem; no Japão; em Madripoor; contra vampiros; contra uma ameaça mística; no espaço; etc.


Entretanto, esse negócio de que Wolverine só existe só no universo 616 já caiu por terra há muito tempo. Tanto que fizeram aquela história em que aparece um Wolverine gay de outro universo, o “Boiolaverine”, e ele namorava o Hércules. Já indo para a mídia do cinema, em Deadpool e Wolverine, Deadpool encontra também várias versões do herói no filme.




E as versões do Wolverine de Dias de um Futuro Esquecido, da Era do Apocalipse, da linha Ultimate e de O Velho Logan? Originalmente, o Wolverine que morre em Dias de um Futuro Esquecido seria o do 616, mas de um futuro alternativo. O da Era do Apocalipse também seria o do 616, mas em um presente modificado, depois que Charles Xavier foi assassinado. O Wolverine de O Velho Logan também seria o da continuidade principal, mas de outro futuro alternativo. E a linha Ultimate, a princípio, não fazia parte do Multiverso da Marvel. Era uma linha para atualizar os heróis da Marvel para um novo público. Porém, depois passou a ser considerada parte do Multiverso, existindo um universo Ultimate. E todas essas versões do herói agora são diferentes versões do Multiverso. E ainda existem mais versões do Wolverine no Multiverso, como o da linha Max e outras.

Então, a despeito de terem definido que existiria apenas uma versão do Wolverine naquela aventura dos anos 90, a Marvel desconsiderou isso, e agora existem várias versões do Carcaju em todo o Multiverso. E o que Peter David quis fazer não deu nada certo. Aí você me diz: “está certo, mas pelo menos a versão do Wolverine do universo 616 não é boiola, continua sendo macho e pegador”. Bom, não sei é bem assim...