O Meu Filme dos Sonhos do Quarteto Fantástico

 

Sabe, eu fiquei pensando nesses dias que escrevi muita coisa pra Marvel pensando em encaixar no MCU já pré-estabelecido, e nunca havia me pegado pensando em criar algo 100% original, com um universo criado do zero por mim. Por conta disso, fiz um exercício de imaginação, e pensei em, por exemplo, como seria um filme 100% meu do Quarteto Fantástico, do Homem-Aranha, e por aí vai.

Acabei gostando muito em especial da ideia do Quarteto Fantástico e queria compartilhar ela com vocês! Se esse post der certo, quem sabe talvez eu possa trazer os outros projetos 100% meus. Espero que gostem!

Sem mais delongas, bora lá:



O Quarteto Fantástico


O filme começaria com um mini documentário falando que, apesar de ter tido heróis no passado como o Capitão América e os Invasores (Tocha Humana, Namor, O Anjo e afins), foi com o surgimento do Quarteto Fantástico que a chamada "Era de Ouro dos Super-Heróis Maravilhosos" começou.

Reed Richards, Sue Storm, Jhonny Storm e Ben Grimn eram apenas cientistas que trabalhavam pro Instituto Baxter realizando pesquisas dentro e fora da Terra. Tudo mudou na vida dos 4 quando eles adquiriram habilidades especiais com um acidente cósmico, e desde então decidiram usar seus poderes para o bem da humanidade. Inicialmente, eles usaram seus poderes para ajudar nos estudos sobre fisionomia e biologia, mas eventualmente se tornaram super-heróis por uma série de razões.

O documentário venderia o grupo como "uma família perfeita", modelo para todo o mundo, mas depois disso, a cena cortaria bruscamente para um dia normal do quarteto, semanas antes do natal, com cada um separado e enfrentando suas próprias questões.


Desde que seus cabelos brancos apareceram, Reed Richards se sente cada vez impotente e desanimado. Além disso, a culpa pelo acidente cósmico ainda paira sobre ele, o que acaba de fazer ele se isolar cada vez mais em seu escritório e mergulhando no laboratório.


Ben Grimn, como se pode imaginar, não está lidando bem com sua transformação, enfrentando problemas com sua primeira esposa, que não aceita sua aparência, e também um preconceito sutil que a população ainda tem sobre ele. Tudo isso faz Ben Grimn não estar nos seus melhores dias.


Johnny Storm está totalmente empolgado com a vida de super-herói, e se aproveita de suas habilidades para se exibir e atuar como um super-herói. Ele assumiu sua alcunha heróica em homenagem ao andróide Jim Hammond, o Tocha Humana original, que não era visto um tempo desde que lutou contra Namor décadas atrás.


E Sue Storm é a cola que mantém o quarteto unido. Ela utiliza suas habilidades para ajudar na segurança do Instituto Baxter e cuidar do grupo, de uma forma ou de outra. Além disso, Sue é a única que consegue enxergar através das máscaras que cada um dos membros do quarteto usa, e tenta ajudá-los a superar seus desafios especiais. Mas aos poucos, ela também fica ressentida com toda essa situação, e seus poderes ficam fracos devido ao seu estado de espírito.


O filme começaria de fato quando vemos a Latvéria, que já está no comando do Doutor Destino. O vilão está trabalhando em uma máquina que irá abrir um portal para o inferno e resgatar a alma de sua mãe, mas isso ocasiona em alguns tremores estranhos no mundo todo, fazendo com que, não só o Quarteto Fantástico, mas também os atlantes, comandados por Namor, e os seres subterrâneos do Centro da Terra, comandados pelo Toupeira, fossem investigar a Latvéria.

Para que seus planos não fossem frustrados, Destino manipula todos que estavam em sua cola com planos diferentes.

1. Controla mentalmente o Toupeira e o força a fazer uma série de ataques contra Nova York com seus monstros do Centro da Terra para manter todo o Quarteto ocupado.

2. Acha os restos do andróide Jim Hammond com um "feitiço de localização" e o religa para manchar a reputação de Jhonny Storm, o fazendo ser acusado de crimes que não cometeu e o manter ocupado.

3. Tira Atlântida do mapa, literalmente, e o bane para o Microverso. Namor consegue escapar com vida sem que Destino o percebesse.

4. Faz com que Ben Grimn fique preso em um estado de hipnose onde ele sonha com seus maiores desejos numa viagem lúcida. Dentre os sonhos estava a de ter uma vida normal com sua esposa, com sua aparência humana de volta.

E além de tudo isso, ele começa a ter conversas escondidas com Sue Storm, se aproveitando de sua fragilidade emocional e dando a ela a chance de se sentir renovada através de um "soro de vigor" que ele mesmo fez. Toda vez que Sue toma esse soro, ela se sente mais forte e poderosa, e começa a ficar interessada pelo Doom de pouco em pouco.

Tudo isso faz Reed se ver ainda mais impotente, o obrigando a improvisar para resolver todas essas situações.


Ao longo do filme, Sue e Reed descobriram que o Toupeira estava sendo controlado mentalmente e realizaram uma série de investigações sobre seus passos, pois desconfiam que a causa do controle do Toupeira podia ter ligações com a hipnose de Ben Grimn.

Paralelamente, Sue também descobre junto de Jhonny Storm as ações de Jim Hammond, e cruzaram caminho com Namor, quando o Tocha Humana original foi mandado para matá-lo. Juntos, os 3 conseguem desligar Jim Hammond e reprogramá-lo ao seu estado original. Depois disso, os heróis Marvel originais se juntariam com a primeira família Marvel em prol de investigar a verdadeira causa de toda essa situação.


Ao mesmo tempo, através de flashbacks, veríamos a história de origem do Doutor Destino nesse universo! 

Victor Von Doom era filho de uma bruxa da linhagem vinda da Latvéria. Enquanto sua mãe se dedicava ao místico, Victor se entregava à ciência, buscando sempre o conhecimento, pois queria ajudar o povo da Latvéria através de métodos que acreditava serem mais concretos.

Visto que a Latvéria estava anos sendo escanteado pelo reinado local, Victor se mudou para os Estados Unidos após completar 18 anos, e ganhou uma boa bolsa de estudos no Instituto Baxter de Nova York. Lá, ele conheceu Reed Richards, que foi por muito tempo seu melhor amigo, e Sue Storm, por quem se apaixonou perdidamente, embora não tivesse seu amor correspondido.

Aos 23 anos, ele terminou seus estudos e trabalhou por um tempo no Instituto Baxter, porém foi demitido após ter causado um acidente durante uma discussão com Reed Richards. Reed tentou conversar pacificamente depois, mas Doom não lhe deu ouvidos.

Ele voltou para a Latvéria, e descobriu que seus pais sumiram. De forma conveniente, Victor encontrou uma das amigas bruxas de sua mãe à beira da morte, e ela lhe revelou que seu pai está sendo mantido em cativeiro pelo Rei da Latvéria, pois os pais de Doom lideravam juntos uma revolta. A bruxa amiga não conseguiu salvar o casal porque um dos guardas reais era uma feiticeira milenar chamada Morgana le Fay.

Victor decidiu ajudar ela, e outros bruxos amigos, e foi resgatar seu pai com alguns de seus conhecimentos, criando um plano para invadir o castelo do Rei e resgatar seus pais. No processo, Doom viu como o descaso do governo fazia o país parecer pobre, enquanto os bruxos amigos se simpatizavam mais com a dor dos latverianos afetados.

Através de uns apetrechos tecnológicos improvisados que Victor aprendeu a fazer com Reed, eles conseguiram entrar escondido no castelo do rei e descobriram algumas coisas.

Morgana havia colocado Runas, signos místicos que inibiam os poderes de outros usuários de magia, exceto do que as criou.

O pai de Victor havia morrido nos calabouço do rei enquanto sua mãe estava viva.

Com raiva pela morte de seu pai, Victor tentou dar um golpe fatal contra o rei da Latvéria e Morgana com algumas de suas invenções. De início, os métodos de Victor pareceram eficazes para certas ações, mas rapidamente ele foi vencido quando Morgana se aproveitou de brechas que a ciência não podia alcançar. Victor e sua mãe conseguiram sair com vida pela ajuda dos seus aliados bruxos fora das Runas.

Devido a isso, Victor percebeu que precisava mudar um pouco sua abordagem. Ele não podia confiar apenas na ciência, mas também precisava dominar a magia em ataques certeiros, e então, ele decidiu mergulhar nas artes místicas para desafiar o Rei. Victor treinou magia com sua mãe, e os dois se reconetaram no processo.

Depois de um tempo, Victor, com uma armadura especial cheia de apetrechos e treinamento com os bruxos, liderou um golpe de estado para tirar o rei do trono da Latvéria, e isso resultou em uma pequena guerra civil contra não só com Morgana, mas contra todos que apoiavam o antigo rei. Quando tudo pareceu perdido, Victor conseguiu virar o jogo criando runas, enganando Morgana e invocando monstros demoníacos para atacar o Rei e Morgana.

As bestas devoram Morgana e o Rei na frente de todo mundo. Incluindo os bruxos amigos e os antigos apoiadores do Rei. Doom aproveitou esse momento para mandar uma mensagem para toda a população da Latvéria com magia:

"Povo da Latvéria, é hora de reerguer, pois é chegado uma nova era! Seu rei morreu, e a partir de hoje eu regerei este país, e o farei grande. Portanto, todos aqueles que forem contra mim, sintam-se à vontade para atacarem e terem o mesmo destino que seu antigo monarca e sua amante feiticeira, vejam como as bestas devoram seus cadáveres! Vocês não devem temer os monstros que estão ao lado de mim, vocês devem temer a Mim por ter os monstros ao meu lado. Eu possuo em minhas mãos muito mais daquilo que temem, e posso usar isso contra vocês de muitas formas possível, contudo, não quero perder meu tempo. Por isso, eu faço uma simples proposta: fiquem quietos em seu lugar aceitando nossa regência, ou, eu mesmo irei atormentar cada um de vocês em todos os dias que restarem de suas meras existências, não somente pela destruição que irei causar, mas também por lembra-los de cada dia da impotência que vocês tem perante a mim."

Apesar do discurso causar temor, muitos ficam do lado de Doom, e outros não, como por exemplo sua mãe.

Doom tem os primeiros dias de seu reinado bem. Ele resolve problemas de infraestrutura e economia, e até assume a alcunha de Dr. Destino para bancar o super-herói da nação. Entretanto, o governo de Destino foi se tornando mais e mais opressivo, assim como ocorreu na Alemanha nazista. O clima de opressão fez com que alguns cidadãos criassem repulsa de Doom, mas toda vez que alguém tentava se levantar contra os ideais do regime, essa pessoa sumia misteriosamente.

A mãe de Destino percebeu que seus amigos bruxos foram sumindo cada vez mais, e ao investigar, ela descobriu que Victor matava todos os que eram contra ele os transformando em pó. Destino tentou manipular a mente da mãe dizendo que estava tudo bem e não precisava se preocupar tanto, mas a mãe percebeu o que ele estava tentando fazer e lutou contra Victor.

Destino lutou contra sua mãe contra sua vontade, mas tentou não machucá-la. Os dois discutiram durante a briga, e no calor da emoção, Destino mata sua mãe e sua alma é condenada ao inferno. Ele viu com sua visão astral a alma de sua mãe indo para o lado de Mephisto, e tentou resgatá-la, porém, as portas do inferno se fecharam antes que ele entrasse.

Desde então, Victor tentou de todas as maneiras encontrar uma maneira de resgatar a alma de sua mãe, para trazer ela de volta e apagar a memória dela sobre esses eventos para que pudessem "viver em paz".


Voltando ao presente, os nossos protagonistas ainda teriam algumas interações que ajudariam no desenvolvimento dos protagonistas.

Namor (Como era de se esperar! kkkkkkk) se interessa pela Sue Storm e tenta convencê-la a ficar com ele usando discursos baseados nas frustrações dela. Os argumentos de Namor fazem Sue refletir sobre suas convicções, principalmente pela influência que o soro do Destino tem sobre os sentimentos dela.

Reed se sente intimidado com a aproximação entre Sue e Namor, pois o príncipe submarino era exatamente tudo que ele sempre quis ser, mas não conseguiu, fazendo Reed questionar a forma como ele está equilibrando sua vida como super herói e sua relação com a família.

Além disso, é revelado que Namora havia desistido de ser um super herói após ter percebido em sua luta contra o Tocha Humana original que "não valia a pena lutar pelas pessoas ingratas". Isso daria Johnny refletir também.

Jhonny Storm e Jim Hammond criam uma amizade genuína, e pelo fato de ser o primeiro super-herói desse universo, Jhonny pergunta ao Tocha Humana original o que o motivou a ser herói, e isso tudo acarreta em diálogos interessantes devido aos diferentes pontos de vista sobre o heroísmo que cada um tem.

E à medida que Doutor Destino se aproxima do inferno, a influência maligna começa a afetar tanto a mente do Toupeira quanto de Ben Grimn, que começa a ter pesadelos, como por exemplo ele não ter conseguido salvar a vida de um garotinho de um monstro por não ser tão forte quanto o monstro. (Lembrando que nos sonhos de Ben, ele ainda estava na forma humana)


Com a ajuda de um Xamã atlante, todos descobrem que Doutor Destino era o responsável por tudo isso, e se unem para confrontar o vilão na Latvéria. Porém, Victor já perceberia a movimentação dos heróis e começaria a manipular a mente de Ben Grimn e Sue Storm a seu favor.

Destino liberta alguns sentimentos reprimidos de Sue, devido a influência do soro, e conseguiria força-la a lutar contra Reed, Jhonny, Namor e Jim Hammond. Assim como mais ou menos aconteceu na run do John Byrne. A mesma coisa ocorreria com o Coisa (piada não intencional) que seria forçado a lutar contra os heróis

Toupeira, Ben Grimn e Sue, agora sob o codinome Malicia, se unem com a influência de Destino e atacam o que restou dos heróis para dar tempo do vilão realizar seu plano sem problemas para ele.

A batalha final ocorreria tanto no palácio da Latvéria quanto no inferno, com alguns querendo ir atrás do Destino a qualquer custo. Reed e Johnny lutariam contra Malicia enquanto Destino consegue acessar o inferno e é confrontado pelo Namor e Jim Hammond.


Durante a batalha, Reed consegue alcançar o coração de Sue, falando sobre como a relação deles não é perfeita mas que isso nunca os impediu de crescer, e o gatilho que Sue teve fizeram ela tomar consciência. De forma semelhante ocorreu com Ben que, ao ver alguns latverianos correndo perigo com os tremores do portal de Victor, salva eles usando sua força, diferente do que aconteceu em seus pesadelos. O quarteto volta a se unir a tempo de impedirem juntos um monstro verde invocado pelo Toupeira.

Doutor Destino consegue achar a alma de sua mãe e tenta tirá-la dali, porém, sua mãe se recusa a ir com ele, pois Mephisto havia contado a ela sobre o feitiço de esquecimento que Doom aprendeu e tals. O vilão até tentou tirar a alma da mãe à força, mas ela se juntou a Namor e Jim Hammond.

Depois que a mãe falou que prefere padecer no inferno do que conviver com Doom, o vilão fica emocionalmente instável, e os heróis aproveitam a deixa para expulsar ele do inferno e quebrar a máquina que abria o portal para lá. Victor não vê outra saída a não ser aceitar sua realidade e terminar com tudo que começou.

Com seus poderes mágicos, ele apaga a memória desses eventos de todo mundo, devolve eles de volta para onde moravam.


O filme termina com todo mundo passando o seu natal de forma pacífica e feliz com seus entes queridos e amados, menos Doutor Destino, que mais uma vez se encontrava sozinho em seu imenso castelo da Latvéria.


Siga Gambit no Disqus: https://disqus.com/by/ogambitdosxmen