Fui ao Anime Summit 2025

 

Ontem, fui ao grande evento de anime de Brasília, o tal Anime Summit, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Tinha ido ano passado, mas dessa vez foi diferente. Daquela vez, tinha chegado cedo e entrado às 10 horas da manhã. Então, deu para aproveitar o evento de forma mais tranquila e, também, tinha voltado cedo também, apesar de as melhores atrações ficarem mais para tarde/noite.


Este ano, a configuração foi diferente, porque estou desempregado, trabalhando com freelas e fazendo cursinho para concursos públicos. Então, dessa vez cheguei mais tarde no evento, porque tive cursinho de manhã e de tarde. Saí mais cedo um pouco do cursinho e só consegui chegar no evento no meio da tarde. Não sei se existem eventos de anime na cidade de vocês ou como são, mas em Brasília quem chega em um horário mais tarde já encontra o evento bem mais cheio. É infernal. Tudo tem fila. Você tem dificuldade de comprar comida e sentar. Stands muito cheios.


Desta vez, fui no stand da Leitura e comprei o quadrinho francês dos Cavaleiros do Zodíaco e, também, o Monstro Americano, do Azarello. Também passei no stand de doces japoneses e comprei umas porcarias. Consegui comer um yakissoba também. E cheguei a tempo de ver a apresentação de uma banda de músicas de animes e, também, de uma banda heavy metal japonesa. Senti falta de algo relacionado a tokusatsu. Ano passado, vieram os atores de Sharivan e Jiban. No entanto, só os “veios” tipo eu que gostam de tokusatsu hoje em dia. E ainda houve apresentações dos youtubers Sacani e Felca.

Os eventos de anime mudaram muito. Antigamente, a gente ia para assistir a animes, uma vez que o acesso a animes era difícil. Hoje em dia, o acesso é fácil. É só ter internet para poder ver animes. Então, o que a gente menos vê nesses eventos atualmente são animes. Ainda é um programa legal para ir, para ver os cosplays, as atrações e fazer compras, mas está tudo muito caro, e o fato de ser cheio desanima. Fora o ingresso, que também é caro. Porém, foi uma boa experiência.