Retrospectiva das melhores histórias do Superman – A Era de Ouro


Pouco tempo atrás eu estava falando com o New e ele me perguntou quais  eram minhas histórias favoritas do Superman Pré-crise. Ao cita-las, aproveitei e dividi elas por períodos que compõe a fase pré-crise. Durante esse processo acabei me sentido a inspirado.

Com o filme o Superman de James Gunn se aproximando de sua tão esperada estreia, decidi fazer meio que uma retrospectiva, falando das melhores histórias de cada fase que o Superman teve em sua trajetória nas hqs, do lutador das classes oprimidas dos anos 40 ao herói sci-fy dos anos 60, a reinvenção moderna de John Byrne, ao sábio pai e homem de família do Renascimento e por aí vai...



Já aviso que, para evitar me repetir e não estender demais o texto, não irei falar das histórias que eu já fiz reviews no site. Se quiserem saber minha opinião quanto a elas, deixarei o link disponível a abaixo do texto.

Dito isso, vamos começar falando das histórias do Superman em seu primeiro período nas hqs por volta dos anos 30 e 40 e ver as aventuras elaboradas por seus criadores Jerry Siegel e Joe Shuster.


O Campeão dos Oprimidos (Action Comics 1)



Em sua primeira aparição, Superman é apresentando como um vigilante misterioso que luta contra o crime e violência aos inocentes. Sendo visto como uma lenda urbana pela sociedade, ele vive uma vida dupla como Clark Kent, pacato repórter do Estrela Diária.




No entanto suas duas vidas se conectam após ele resgatar sua colega de trabalho, Lois Lane.



Já de cara, dá pra notar uns aspectos diferentes no Superman da Era de Ouro, como seus poderes bem limitados (ele nem sequer voa, apenas tinha super força e pulava longas distâncias) e sua atitude mais casca-grossa. Porém, nessa mesma história em quadrinho já são apresentados elementos que viriam a ficar associados ao personagem, desde sua origem, seu uniforme, a dualidade entre ele e o Clark Kent e seu romance/rivalidade com a Lois Lane.


A revolução de San Montel  & Campeão da paz universal (Action Comics  2 e Superman 2)



X-men, Arqueiro Verde e Super Choque não foram os pioneiros a tocarem em assustos da realidade. Superman da Era de Ouro também fazia isso, com Siegel e Shuster para abordar questões do contexto que viveram.

No caso dessas duas histórias, a temática foi guerra. Enquanto em A revolução de San Montel focou no Superman descobrindo o envolvimento de um fabricante de armas em uma guerra na Europa, o Campeão da paz universal mostra o protagonista atrás de uns ladrões, que mataram um cientista e roubaram a formula para um gás mortal, pretendendo vende-lo para uma região em guerra civil.



Embora tenha sido escrita por membros de famílias judias, com o mundo prestes a entrar na Segunda Guerra Mundial, Siegel e Shuster, surpreendentemente, não colocam Superman lutando contra nazistas, mas sim contra guerra, expondo tanto os horrores desses eventos assim como a ignorância, ganância e egoísmo por trás desses eventos. Não é uma batalha entre bons e maus, mas sim países sendo colocadas em conflito por figuras querendo ganhos pessoais a custo de várias vidas inocentes em ambos lados.





Desastres na mina de Bakley (Action comics 3)



Só porque Superman nessa fase era mais duro na forma como tratava os vilões, não quer dizer que ele era antipático. As hqs mostravam que seu objetivo era fazer os criminosos faze-los reconhecer seus erros ou puni-los colocando-os sob as mesma injustiças que inflijiram em suas vítimas.

Desastres na mina de Bakley é um exemplo disso. A trama se passa numa mina, onde os operários são forçados a trabalharem sob condições precárias. Com o chefe sendo ignorante a situação dos coitados, Superman arma um plano: Disfarçado de operário, ele faz o chefe e uns convidados a irem até mina. Nisso, Superman provocaria um avalanche, fazendo com que eles tivessem que trabalhar juntos para sobreviverem.



No final, Superman ensinou ao dono da mina uma dura lição de empatia.

 

O Homem que comprou Superman (Action Comics 6)



Acreditem ou não, Superman chegou a criticar foi corrupção no capitalismo,

Nessa edição, o vilão é um empresário farçante que começa a fazer lucro com imagem do Superman, usando-a para patrocionar produtos, filmes, músicas, etc....



A princípio só ações parecem ser apenas um golpe financeiro, porém logo elas se tornam sinistras quando seu esquema é desmascarado pela Lois Lane, fazendo empresário tentar matá-la. 



Pra sorte da repórter, Superman foi capaz de salva-la a tempo e capturar o golpista.





Para uma história dos anos 40, o tópico é algo bem relevante, onde existem pessoas que se aproveitam da imagem das pessoas sem consideração por sua autoria. É também irônico que Siegel e Shuster tenham escrito essa história, visto que futuramente eles teriam uma longa batalha com a DC Comics pelos direitos do Superman

Superman e os cortiços (Action Comics 8)



Outro assunto abordado nessas histórias da Era de Ouro foi pobreza.

Dessa vez Clark acaba descobrindo uma gangue de meninos que cometem crimes para um vigarista safado em troca de dinheiro. Porém, quando o bandido decide trair os jovens e arma para eles serem pegos polícia, Superman entra em cena para salva-los e tentar convence-los a deixar esse tipo de vida.



Mais uma vez Siegel e Shuster abordam a questão de uma forma astuta, mostrando como condições de vida precárias, combinando com a falta de empatia do sistema, podem ter uma influência negativa nas pessoas.



Superman vai para a prisão (Action Comics 10)



Depois de ficar falando o quão agressivo o Superman era com seus inimigos, justo ter uma história que mostra seu senso de justiça pelos penitenciários.

Nessa hq, Clark conhece um fugitivo, que revela que o presidio do qual escapou é controlado por um diretor corrupto, que maltrata e tortura os prisioneiros. 



A princípio Clark tenta expor as injustiças como repórter, porém isso acaba chamando a atenção do diretor, que o força entregar o fugitivo. 



Para se redimir, Clark adota um novo disfarce e se deixa ser preso, permitindo ele entrar no presídio e dar ao diretor o gosto do próprio remédio.

 

A praga púrpura (Action Comics 19)



Em Action Comics 13, houve a introdução do primeiro vilão do Superman, o Ultra Humanoide. Ele era um cientista louco, velho e numa cadeira de rodas (contrastando com o alto e forte Superman). 



Enquanto em seus primeiros conflitos, Ultra apenas liderou organizações criminosas e esquemas de extorsões, “A Praga Púrpura” é quando ele mostra o nível de ameaça que ele representa.

Com seu conhecimento científico, o vilão produz uma doença que deixa suas vítimas com marcas roxas em seu corpo, e começou a espalha-la por Metrópolis, com o propósito de eliminar a raça humana para que possa substitui-la por uma raça feita em sua imagem. 



Cabe apenas ao Superman proteger o doutor Henry Travers dos capangas do Ultra, enquanto o cientista a encontrar uma cura.

Comparado as histórias anteriores do Superman na Era de Ouro, essa é uma das mais intensa, com suspense sendo forte e nunca deixando os leitores esquecerem que, se o Superman falhar, será o fim de toda humanidade.

A história possui uma bela mensagem de persistência, com Superman não só sendo guarda costas de Travers, como também agindo como suporte moral, incentivando o cientista a não desistir após passar por fracassos em suas tentativas de encontrar uma cura para a praga. Isso demonstra a habilidade do Superman de inspirar o melhor nas pessoas.



Europa em guerra (Action Comics 22 e 23)



Eis mais uma história do Superman lidando com uma região da Europa em guerra. Enquanto a primeira parte não é tão diferente dos exemplos que citei, é a segunda parte que onde a história se torna uma bem importante.

Dessa vez o homem de aço, em sua identidade com Clark Kent, viaja, junto com Lois Lane, para cobrir matéria sobre guerra em Galonia. Após lidar com espiões, Clark descobre que essa guerra está sendo manipulada por um homem: Lex Luthor.

Sim, o arqui inimigo do último filho de krypton faz sua estreia nessa edição. Embora dele ser um cientista louco obcecado por dominar mundo, já é apresentado vários aspectos importantes do vilão, como sua inteligência e sua personalidade arrogante e narcisista, tornando-o o perfeito rival para o Superman.



O misterioso Mister Mxyzptlk (Superman 30)



Uma vantagem que o Superman tinha nessas primeiras histórias é que seus inimigos, eram apenas pessoas comuns ou cientistas loucos, incapazes de ameaça-lo numa luta física.

Porém, a trigésima edição de seu título mudou isso com a chega de seu primeiro vilão com poderes, o Mister Mxyzptlk, um duende da 5ª dimensão capaz de alterar a própria realidade. Já nessa sua primeira aparição, ele é mostrando sendo um encrenqueiro brincalhão, se divertindo colocando Superman diante vários desafios surreais (todos bem representados pela arte da época, que dava Mxy uma aparência mais cartunesca).



Porém (e pra sorte do Superman), o personagem não era mostrado sendo maligno, como Luthor, apenas um zoador, que só queria brincar com os seres da Terra, especialmente o Superman.



O fato de Mxy ser uma figura tão poderosa marcou Superman começando a encarar desafios a altura de seus poderes, algo que se tornaria algo bem influente nas histórias que viriam nas décadas seguintes.

Então é isso! Quais são suas histórias favoritas do Superman da Era de Ouro? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo