O que os vilões do Superman representam?

 


O que os vilões do Superman representam?

Confira também

Por que Batman tem a melhor galeria de vilões das HQs: https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2021/07/por-que-batman-tem-melhor-galeria-de.html 

Enquanto heróis como Homem Aranha e Batman possuem as melhores galerias de vilões, conhecidos até por aqueles que não lêem quadrinhos, Superman possui inimigos subestimados. Com exceção do Lex Luthor, muitos dos vilões do homem de aço não recebem tanta atenção, com alguns até mesmo dizendo que o herói não possui “vilões bons” porque ele é “poderoso demais e não tem como fazer histórias boas” (daí motivo da maioria deles nos filmes serem outros kriptonianos ou seres com poderes similares ao herói).





Esse argumento é errado em vários níveis. Não só muitos inimigos do Superman possuem habilidades que os permitem desafia-lo de diferentes formas mas, quando analisada suas participações nas hqs e adaptações, eles acabam tendo um papel importante na vida do Superman e seu desenvolvimento.



Seguindo um exemplo de um texto que publiquei anos atrás sobre os vilões do Batman (ver link acima), fiz agora o mesmo com os vilões do Homem de aço, apresentando o potencial que eles tem como antagonistas, que é ignorado por alguns.

Vamos começar...

Dois lados da solidão



Como expliquei em outros textos, um aspecto que contribui para tornar uma dinâmica entre um protagonista e antagonista interessante é o contraste de suas jornadas e como elas se cruzam, com o objetivo de um se opondo ao se outro. Em alguns casos ambas partes podem ter o mesmo objetivo, porém diferentes métodos que levam ao conflito.

No caso Superman e seus inimigos, um aspecto que os conecta é solidão.



Ouvirem essa palavra deve deixá-los confusos. Como assim "solidão"? Superman é um dos heróis mais amados pelo mundo, não odiado como os X-men ou Homem Aranha. Virei um Snydiva agora?

Não é bem esse tipo de solidão. É algo mais complexo.

Embora seja um homem amigável e simpático, Clark sempre carregou dentro de si um medo de estar sozinho, um sentimento influenciado por fatores como a descoberta dele ser o último de sua raça, ele ter nascido com poderes sobre-humanos que podem machucar pessoas se não controlados e, principalmente, insegurança de como pessoas reagiriam se soubessem que ele é um alien (não me refiro apenas trata-lo como uma aberração. Só a ideia das pessoas não o tratarem mais como um indivíduo normal que nem eles).



Por isso que ele tem duas identidades, uma que permite ele se expor e usar seus poderes (Superman) e outra que permite ele ter normalidade em sua vida(Clark Kent) Seu drama pode ser identificado em situações da realidade como um indivíduo LGTB se questionando se deve se abrir sobre sua sexualidade ou imigrante tentando se adaptar a um ambiente de diferente cultura.



Porém, ao invés de ficar deprimido e se isolar do mundo, Clark não deixa essas experiências afetarem negativamente sua moral. Graças a boa criação que teve dos Kents e as relações com pessoas, como a Lois Lane e o Jimmy Olsen, ele conseguiu ver os aspectos positivos da humanidade, o que o inspira a ser um herói e proteger o mundo que o adotou.



Seus inimigos por outro lado, não seguiram pelo mesmo caminho. Deixaram essas experiências os influenciarem e se tornaram indivíduos que buscam estar acima dos outros, abusando das pessoas com seus poderes, do que conviver com a sociedade e ajudar em seu crescimento.

Maturidade vs Imaturidade



Uma das qualidades que torna Superman o grande herói é sua flexibilidade e adaptação a situações. Apesar de muitos o enxergarem como invencível, Clark já passou por várias mudanças em sua vida (ex: descobrir que era um alien, se mudar para Metrópolis) e até mesmo algumas tragédias (ex: a morte do Jonathan Kent). 

Mas, ele conseguiu seguir em frente na vida e não ficar obcecado tentando desfazer o passado.



O mesmo não pode ser dito de vilões como o Homem Brinquedo e o Mr Mxyzptlk, cujas motivações vem de seu orgulho e incapacidade de adaptação.

Enquanto um foi um inventor de brinquedos que entrou para o crime quando teve sua empresa e família arruinada enquanto o outro é um duende que decidiu infernizar a vida do Superman simplesmente porque ele foi o primeiro a derrota-lo, algo que o poderoso Duende da 5ª dimensão viu como uma humilhação.




Ao invés de ignorarem essas perdas e tentarem reconstruir suas vidas (no caso do Mxy, ir zoar com outros), eles priorizaram sua vingança pessoal (algo que será um detalhe recorrente nos vilões desse texto).

 

Desejo por normalidade vs Desejo por poder



Para muitos, ter os poderes do Superman é uma grande fantasia. Ser capaz de voar e ter super força.

Ironicamente, o próprio Superman pensa o contrário. Conforme demonstrado em histórias como “Para o Homem que já tem tudo”, o maior sonho do Clark é de poder ter vida normal, como qualquer outra pessoa, com esposa e filhos, algo que ele não consegue ter por causa do senso de obrigação que ele tem de usar seus poderes pelos outros.



Infelizmente, muitos não compartilham essa visão, como o Parasita. Em muitas versões, ele é estabelecido como um zelador/assistente de laboratório pobre e ignorado pelas pessoas, o que o leva a ter um desejo por fama, dinheiro, poder... qualquer coisa que pudesse liberta-lo dessa vida monótona. 


Por isso é assustador quando um acidente o transforma no Parasita, um monstro capaz de roubar a energia das pessoas, o que é uma clara alegoria a predadores e como eles se aproveitam de outros para se auto-empoderar.



Masculinidade saudável vs Masculinidade tóxica



Aposto que desde a infância, alguns de vocês devem ter ouvido frases como “Homem de verdade não chora!” ou “Homem de verdade tem que ser forte e não fracote”.

A primeira vista essas palavras devem parecer um encorajamento para tornar jovens confiantes. Mas elas podem se revelar ideias toxicas, que os puxam a se tornar mais inseguros e, consequentemente, instáveis.

O personagem do John Corben, o Metallo é um perfeito exemplo disso. Ele é representado como essa visão masculina: Um homem alto, forte, galã e de postura confiante. Porém, na realidade, ele é um valentão instável que não hesita em maltratar outros (incluindo mulheres como a Lois) quando tem sua autoridade desafiada.



Esse comportamento é o que leva a sua rivalidade com Superman, com Corben buscando derrota-lo, para se provar como o “macho alfa”. É apropriado que o visual dele é de um esqueleto ciborgue disfarçado sob uma pele de um galã (em algumas ele usa uma armadura verde), ilustrando como esses tipos de homens escondem suas inseguranças através de imagens falsas de si mesmo.




Ao contrário de Corben, Superman é um exemplo de “masculinidade saudável”. Ele é confiante, forte, mas também gentil, empático e respeitoso quanto as outras pessoas. Ele não precisa exibir sua força ou exigir obediência de outros para ser provar um “grande homem”. Ele demonstrar ser um através de suas boas ações.





Auto Aceitação vs Rejeição externa



Enquanto muitos vilões do Superman são seus opostos, Bizarro é uma figura similar, não só por causa de seus poderes mas também personalidade.

Ele não é mal-intencionado. Seu único desejo é de ajudar as pessoas e conseguir a aceitação delas, algo que ele herdou do homem de aço. Infelizmente por causa de sua aparência deformada e visão ingênua do mundo, ele acaba causando mais problemas sofrendo rejeição atrás da outra, ficando fadado a solidão.



Já o Superman é aceito pela população e visto por todos como um símbolo de esperança. Porém isso tem suas desvantagens, com Clark ficando tão preocupado em atender as expectativas deles que se cobra, tendo inseguranças de falhar com essas pessoas ou ser visto como um monstro.



Essa dificuldade do Clark em aceitar suas limitações pode ser identificada em sua rivalidade com Bizarro. Enquanto o clone demonstra inveja pelo Superman por ser tudo que ele deseja ser (amado e respeitado pelos outros), o herói demonstra estar incomodado com a presença de Bizarro, por ele representar tudo que Clark não deseja ser: Um monstro imperfeito  que apenas causa problemas.


Por isso os momentos em que os dois trabalham juntos é tão importante. Não é apenas Clark deixando suas diferenças de lado com um adversário, mas também representa ele abraçando seu lado imperfeito, aceitando seu "bizarro interior".



Superação de perda & Busca por coexistência vs Culpa de sobrevivente & Colonização



Um dos traumas que Superman teve que lidar foi descobrir que ele era o ultimo kriptoniano, que seu planeta natal, povo e pais biológicos tinham sido mortos.



Essa informação teve um impacto no jovem Clark, que sentiu tristeza ao saber que estava sozinho no universo. Mas, ao mesmo tempo, isso fortaleceu seus laços com outros, com Clark  sendo bem protetor de seus amigos e planeta, garantindo que ninguém se sentisse sozinho como ele.



Conforme ele foi seguindo em sua vida de herói, ele encontrando aliados e criando uma nova família composta por várias figuras distintas (humanos, kriptonianos sobreviventes, super humanos, etc...)



Esse aspecto demonstra o potencial presente na coexistência entre diferentes espécies e como pode criar um futuro melhor. Isso é evidente pelo fato que foi Superman quem acaba inspirando o futuro da Legião dos Super Heróis, onde humanidade e aliens vivem em conjunto.



Porém, enquanto Superman busca apenas conviver em paz com os outros, seu inimigo Brainiac é o oposto.



Tal como o kriptoniano, Brainiac também é um alienigena. Porém, ele não busca se conectar com outros seres de forma emocional. Ele opta por se isolar em sua nave e usa-la para invadir planetas e destruí-los, exceto por cidades que ele captura em garrafas, para que qualquer nova informação sobre essas civilizações não possa ser passada para ninguém exceto ele.



Algumas versões estabelecem essa motivação se devendo a orgulho e obsessão de Brainiac por conhecimento. Mas tem histórias que estabelecem que ele é o último coluano e suas ações tem ligação do trauma que ele carrega por ter visto a morte de sua raça, fazendo Brainiac recriar seu trauma em outros mundos, impedindo essas civilizações de terem qualquer chance de evoluir.



Isso define os conflitos de Superman com Brainiac: Enquanto um busca ajudar outros a criarem um amanhã melhor, o outro busca roubar esse amanhã.

Altruísmo vs Egoísmo



Agora chegamos a maior rivalidade das hqs e cultura pop: Superman e Lex Luthor

Alguns podem dizer que a dinâmica dos dois se deve as suas habilidades opostas, com Superman sendo um alien todo poderoso enquanto Luthor é um gênio. Isso é verdade, mas não completamente.

A essência da rivalidade do Superman e do Luthor se deve ao fato que os dois começaram por caminhos parecidos. Ambos eram indivíduos que cresceram se sentindo estranhos numa sociedade: Clark era um garoto tentando esconder seus poderes de seus colegas, enquanto Lex era rejeitado por seu intelecto e paixão por ciência.




A diferença chave é que Clark teve orientação e suporte de seus pais, enquanto Luthor apenas sofreu abusos seu pai, enchendo-o de rancor. 





É compreensível que essas experiências levariam Luthor a se tornar esse gênio obcecado por admiração e controle. Ele se apresenta como um benfeitor, querendo o melhor para todos, mas na realidade ele é um narcisista, que julga que humanidade só pode obter sucesso com ele como seu líder, seu “salvador”.



Quando falha em atingir seus objetivos, ele surta e desconta sua raiva em outros, Superman em particular, visto que ele representa o tipo de pessoa que Luthor nunca conseguiu ser: Um homem altruísta que escolhe ser bom e fazer a coisa certa sem cobrar nada em retorno.

 


Então é isso! Qual a opinião de vocês quanto aos vilões do Superman? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.