TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DE SUPERMAN ADVENTURES

 


TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DE SUPERMAN ADVENTURES

Depois do sucesso que foi Batman Série Animada, Bruce Timm e os outros criadores fizeram um novo projeto da DC, Superman Série Animada, que apresentou uma versão bem mais moderna do homem de aço para uma nova geração de fãs.



Embora o desenho não teve o mesmo impacto que Batman Série Animada, conseguiu ser um sucesso, com boas representações do Superman e seu elenco de apoio, além de vários episódios marcantes, incluindo o arco de Apokolips e a icônica trilogia “Melhores do Mundo” (que marcou o primeiro encontro do Superman e do Batman no DCAU).



Tal como o desenho do Batman, essa animação também teve uma série de HQ se passando mesma continuidade e sendo escrita por autores da série, além de uns nomes populares como o Mark Millar (autor do Superman Entre a Foice e o Martelo e Kick Ass).



Como no meu último texto eu falei das melhores histórias do “Batman Adventures”, dessa vez dou continuidade apresentando as melhores histórias do “Superman Adventures”.

Vamos lá...

10) O Retorno do herói (Superman Adventures nº09)



Quando se trata do arqui-inimigo do Superman, Lex Luthor, a série pegou muita inspiração da versão da pós-crise, com Lex sendo apresentado como um empresário corrupto e invejoso. Apesar de ser inimigo do Superman, Luthor não se enxergava como um vilão. Na realidade ele construiu grande parte de Metrópolis e auxiliou a cidade em várias ocasiões. É normal que algumas pessoas o enxergariam como um herói.

Essa história é contada pela perspectiva de uma dessas pessoas: Frank Torres, um menino de uma região barra-pesada que é um grande fã do Lex Luthor. Essa admiração causa uma relação difícil entre ele e sua mãe, que sabe sobre as maldades de Luthor visto que seu marido foi uma das vítimas do vilão. 




 

Mas Frank acaba tendo que encarar realidade quando Luthor inicia um plano para destruir vizinhança próxima de onde o menino e sua família moram.



Embora a direção da história do Frank descobrindo seja bem previsível, a revista consegue usá-lo para apresentar essa perspectiva da população de Metrópolis em relação Luthor. Além disso, o final subverte as expectativas, com o Superman não condenando Frank por admira Luthor, mas sim apontando que ele pode admirar as boas qualidades do Lex (ex: Determinação e intelecto) e, ao mesmo tempo, aprender com os erros deles.

 

9) Brainiac Beyond (Superman Adventures nº64)



Outro desenho do DCAU que marcou muitos fãs foi o Batman do Futuro, uma animação que mostrava o jovem Terry Mginnis como o novo Batman, com o Bruce Wayne agindo como seu mentor. Embora maioria de suas aventuras aconteciam no futuro, tinha ocasiões em que os heróis da DC acabavam vindo parar na sua época (ex: Super Choque e a Liga da Justiça).

A trama de “Brainiac Beyond” mostra o oposto: Dessa vez, Terry volta no tempo para interferir numa luta entre Superman e Brainiac, e garantir que a vitória do homem de ação não provoque uma catástrofe no futuro. 



Infelizmente, Brainiac acaba entrando contato com o traje de Terry e se funde com sua tecnologia, se tornando ainda mais poderoso. Sem seu traje, Terry tem que se unir ao Superman para juntos derrotarem esse Brainiac mais avançado.



Um encontro do Batman do Futuro com Superman não é novidade nenhuma no DCAU, pois o jovem já se encontrado com Superman do Futuro no episódio “O Chamado”. Mas esse crossover consegue ser bem mais dramático, com Terry tendo que interagir com o Superman do passado sem dar informações que comprometam a linha do tempo.

8) Se eu domina-se o mundo... (Superman Adventures nº38)



Um dos vilões que Bruce Timm e os outros produtores adaptaram muito bem no desenho foi o Parasita. Devido ao seu poder de absorver energia, ele era uma ameaça ao Superman e as lutas dos dois sendo bem intensas e cheias de suspense.

Mas se o Parasita já era um problema, imagina o que seria ele absorvesse os poderes de alguém ainda mais poderoso que o Superman?

Essa é a ideia que “Se eu domina-se o mundo...”. Nessa história, o Parasita rouba os poderes de Mxyzptlk, se tornando praticamente um deus. 



Sabendo que o ladrão de energia irá causar danos a realidade, Mxy acaba não tendo escolha exceto pedir ajuda ao Superman para deter o Parasita.



Normalmente, esses tipos de histórias com Mxyzptlk costumam ser bem cômicas com momentos surreais. Mas, nesse contexto tem uma quebra de paradigma, com clímax sendo dramático, cheio de momentos que deixam o leitor ansioso para saber como o Superman vai vencer dessa vez.



7) Reunião de família (Superman Adventures nº30 e 31)



Como demonstrado em histórias como “Para que o homem que já tem tudo”, um dos maiores desejos do Superman era de poder ter vivido em Krypto e conhecido seus pais biológicos, Jor El e Lara. Claro que ele ama a Terra, os Kents e seus amigos, mas é compreensível a tristeza do Clark por ser o último kriptoniano.



Mas “Reunião de Familia” mostra uma aventura em que Superman, ao tentar impedir uma explosão, acaba aparentemente indo parar alguns anos no futuro: Nesse período ele esteve desaparecido, seus pais adotivos estão mortos, Lois Lane começou um relacionamento com outro e, o mais chocante, sua mãe está viva. 





Lara revela para Clark que, nos últimos momentos de Krypton, Jor El conseguiu salvar a capital do planeta e criaram uma nova colônia kriptoniana. Ela tinha vindo a Terra para trazer seu filho de volta pra casa, o que Clark, sentindo que não tinha mais nada pra ele na Terra aceita. 



No entanto, ao chegar em “Nova Krypton”, Clark descobre que ele está em um universo paralelo e que Lara e os kriptonianos traíram Jor El e planejam dominar a Terra.



Para impedir a invasão, Superman se une ao Jor El desse universo, mas, no final, são forçados a pagar um grande preço para que ele possa voltar para casa.



É bem legal ver Clark e Jor El trabalhando juntos, com o homem de aço ganhando um novo respeito por seu pai. Ele pode até não ser o Jor El do universo do Clark, mas ambos compartilham a mesma determinação para proteger seu filho.

6) Velhas Feridas (Superman Adventures nº40)



Embora a série animada tenha introduzido vários personagens da mitologia do Superman, alguns personagens acabaram ficando de fora. Um deles foi Krypto o Supercão, provavelmente porque sua presença entraria em conflito com o tom mais sério do desenho.

Porém, nessa edição, é revelado que existiu Krypto no DCAU. Ele era um cachorro dos El que foi morto quando o planeta explodiu. Sabendo da existência do super cão, Mxyzptlk o transporta para o presente, deixando-o aos cuidados do Superman. 



Tal como o kryptoniano, o cachorro acaba desenvolvendo poderes, mas, por não ter o mesmo controle que Clark, acaba causando vários problemas na cidade, com Superman tendo que fica entre seu cachorro e a polícia de Metrópolis.



Os momentos entre Clark e Krypto são emocionantes, com o Clark reencontrando algo do seu passado em Krypton, o que torna o final dessa história, quando Mxy se revela e devolve o cachorro para sua época, bem triste, com o roteiro fazendo o leitores sentirem a dor do Superman, que mais vez perdeu alguém de seu planeta.

5) Brutamontes (Superman Adventures nº60)



Um dos personagens de apoio do Superman que muita gente subestimada é o Jimmy Olsen. Para alguns, ele é apenas um sidekick chato e nada mais. Na série animada, infelizmente o personagem também não impressionou, com seu episódio de maior destaque. “O amigo do Superman”, sendo considerado o pior do DCAU. Porém isso não quer dizer que personagem não tinha potencial para boas histórias.

Um exemplo é “Brutamontes”, cuja trama envolve Jimmy ficando cansado de ser menosprezado pelas pessoas, que o enxergam apenas como “o amigo do Superman”. 



Querendo sair da sombra do herói, Jimmy entra numa academia de defesa pessoal, onde o professor ensina os alunos a serem agressivos e imprudentes, dizendo que assim eles se tornarão “homens de verdade”. Com seu amigo sendo infectado por essas ideias toxicas, Superman tem que encontrar uma forma de fazer Jimmy ver o erro de sua atitude.



Além de uma boa exploração do Jimmy Olsen e seu complexo de inferioridade, essa HQ também tem um bom desenvolvimento para o Superman, com ele reconhecendo com suas lutas tem passado uma influência negativa nas pessoas, o fazendo a procurar uma forma diferente para resolver esse problema.

 4) Reunião (Superman Adventures nº39)



Se a perda de Krypton já tem um impacto emocional no Superman, imagina na Supergirl. Diferente de seu primo, Kara viveu mais tempo em Krypto (mais precisamente na cidade Argo City). Por isso a perda de seu povo e família é muito mais profunda no coração da Kara.






Durante o Dia das Mães, quando Kara e Clark vão a Argo para visitar o túmulo de Kala, mãe de Kara, os dois acabam encontrando um estranho aparelho. Ao leva-lo para Terra, eles logo são capturados e descobrem que o aparelho continha uma versão feminina do Brainiac, que reconstrói o vilão para juntos roubarem informações da Terra e destruir o planeta.  



No entanto, quando Brainiac decide eliminar Superman e sua prima, a androide, cuja aparência e padrões mentais são baseados nos de Kala, fica dívida entre obedecer sua programação ou salvar a vida de Kara.

Sendo um fã desses tipos de drama sci-fy, onde maquinas desenvolvem emoções, não tinha como não colocar essa história na lista. É uma edição bem emocionante, que aborda muito a Supergirl lidando com a perda de seu povo (algo que o desenho não chegou a explorar tanto) e desenvolve uma apreciação ainda maior pelo Clark e seus pais adotivos, que a aceitaram.

3) A Guerra no interior (Superman Adventures nº11 e 12)



Uma das histórias mais famosas do Superman é “Grandes Astros Superman” de Grant Morrison, que mostra o Superman lidando com sua mortalidade, após absorver muita radiação do sol.



Mas o que poucas pessoas sabem é que essa não foi a primeira vez que o Superman teve uma história onde ele lida com uma doença fatal. Tiveram histórias no passado em que o herói passou por situações parecidas.



Uma dessas histórias a explorar essa ideia foi “A Guerra no interior”, onde Superman acaba sendo infectado por um vírus espacial que está aos poucos o matando. 



Mesmo enfraquecido e tendo pouco dias de vida, Superman tenta proteger sua cidade, colocando a própria vida em risco. A sua única esperança é Lois Lane, que sai numa aventura pelo mundo, tentando encontrar uma cura para o homem de aço.



Depois de ver o Superman salvando vida de pessoas no desenho e nessa série de HQs, é legal ver essa história de duas partes onde o elenco de apoio é quem tentam salvar o Superman, com cada personagem tendo destaque, seja a Lois ou o Doutor Hamilton. Isso demonstra a forte influência que o Superman teve nessas pessoas, inspirando-as para serem heróis também.

2) Isto é um trabalho para o Superman (Superman Adventures nº36)



Quando se olha as aventuras do Superman e seus poderes, é natural assumir que ele se dedica apenas em lidar com grandes emergências, como invasões alienígenas, super vilões e desastres naturais, não se preocupando em resolver problemas pequenos.

Essa história é um contra-argumento a essa visão. A trama começa com um garoto que perdeu seu cachorro e espera que Superman possa ajuda-lo encontra-lo. Mas seus pais não acreditam que isso acontecerá, julgando que Superman nunca iria se preocupar em procurar um animal perdido. 



A partir daí a história contradiz essa ideia do casal mostrando o dia-a-dia do Superman, com ele resolvendo vários problemas em Metrópolis e no mundo, seja transportar uma mulher grávida até o hospital, ajudar um paciente a receber um órgão ou impedir um homem incriminado de ser executado.



Todos esses momentos mostram a dedicação do Superman em ajudar pessoas, não importa a situação, algo que sinto tem se perdido em histórias de super herói atualmente (principalmente nos filmes)

1) É uma super vida (Superman Adventures nº18)



Um aspecto importante nas histórias do Superman, sejam HQs e adaptações, é a dualidade entre ele (Superman) e Clark Kent. Como o homem de aço, ele consegue usar seus poderes em público e ajudar as pessoas, sendo um herói respeitado pela população. Já como Clark Kent, ele agir de forma que não atraia suspeitas, o que faz muita gente o enxergar como um fracote atrapalhado. Diante nesse cenário, cria-se uma pergunta: Qual o motivo para o Superman continuar a ser Clark Kent? Por que ser uma pessoa que ninguém parece se importa quando ele pode ser um herói que todos admiram?

Essas são perguntas que Clark faz nessa edição. Após passar um dia ajudando pessoas como Superman, Clark começa a notar como pessoas parecem precisar mais do Superman em suas vidas do que Clark Kent, fazendo questionar se devesse continuar a ter uma identidade civil quando tanta gente conta com o Superman. 



Porém, ao cobrir uma história para o Planeta Diário, Clark vai percebendo como Clark Kent também é importante para várias pessoas e que ele também pode fazer a diferença na vida delas.

Tem muita gente que acha que o Superman é um personagem chato e sem dilemas interessantes, mas isso não é verdade. Histórias como essa mostram como Superman, quando bem escrito, é um dos personagens bem relacionável, um homem bom que deseja ajudar as pessoas e atender as expectativas delas e a que ele coloca em si mesmo. Essas são as qualidades que tornam o Superman tão humano. "Isto é um trabalho para o Superman" pode ser uma boa história do Superman como um herói, mas "É uma super vida", é uma excelente história dele como um humano.



Então é isso! Para vocês, quais são as melhores histórias do Superman Adventures? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.



Postar um comentário

0 Comentários