Este foi um "TEST DRIVE" que fiz com enorme prazer! E por 3 razões:
Primeira: é uma série de ficção cientifica, meu gênero preferido;
Segunda: é sobre viagem no tempo, meu assunto predileto!
Terceira: tem um roteiro inteligente, quase sem furos (coloquei 'quase' porque não vi nenhum por estar imerso na trama;
Nossa matéria apresenta uma visão básica de "O PROJETO LAZARUS" e inclui trailer da primeira...e da SEGUNDA temporada! Você não pode deixar de ler!
Embora algumas séries (e filmes) ignorem, existe uma regra básica naquelas que tem por base viagens no tempo: modificações no passado, tem repercussões no futuro (ou presente no caso de quem retorna). Temos consequências exageradas, como "O Laboratório do Dexter", onde uma mosca morta na pré-história , gerou um mundo dominado por dinossauros. E temos "THE LAZARUS PROJECT" ou "O PROJETO LAZARUS"...
Desde que eu era garoto assisto séries inglesas e posso garantir que eles tem séries excelentes, que inclusive são 'adaptadas' pelos americanos. A primeira que assisti foi "Os Seres do Amanhã", que por acaso era...ficção cientifica! Assisti (e assisto) outras como: "Dr. Who"; "Os Sobreviventes"; "Paradox"; "UFO"; "Capitão Escarlate" e muitas mais. Assim, não me 'acanho' em assistir suas produções...
Já disse em postagens passadas que tenho o estranho hábito de assistir episódios pilotos de séries, mas não QUALQUER uma. Geralmente uso os seguintes métodos: 1) procuro por lançamentos e leio a sinopse, a que me parecer interessante assisto. 2) aquelas indicadas por sites que costumo frequentar para ler sobre series, filmes e animações, estas as vezes falham porque gosto, cada um tem o seu. "O Projeto Lazarus" cai no primeiro método...
A série constava entre aquelas lançadas em 2023 e com apenas 02 episódios disponíveis. Mas descobri que ela é exibida no Reino Unido pelos canais "SKY MAX" e "NOW" ... desde 16 de junho de 2022!! Nos EUA é que estreou em junho de 2023 e é exibida pelo canal TNT. (há um motivo para as estreias serem em junho em ambos os países...). No Brasil, sabe-se lá onde e SE será exibida...(hora de acionar o torrentflix...)
Ao assistir ao primeiro episódio já fui 'fisgado' pela série. A forma como a série é apresentada já te dá uma indicação do que você poderá esperar dali para a frente. Quis imediatamente assistir ao segundo capitulo e...não tinham mais. Pesquisei na internet encontrei, não só a primeira temporada completa, mas também a segunda! E encontrei também legendas para as duas! Adivinhem o que aconteceu? MARATONA!! (não conseguia esperar para assistir o resto...)
Enfim, a série gira em torno de um cara que trabalhava aperfeiçoando um APP. Seu nome era George Addo. Nós conhecemos George na manhã do dia 01 de julho de 2022. Ele acorda assustado e sua namorada Sarah lhe diz que foi o barulho do lixeiro na rua. Acompanhamos então o dia de George, ele tem uma apresentação agendada de seu APP para um representante de banco, afim de conseguir financiamento. Sarah, sua namorada, é professora.
Seu APP destina-se a analisar negócios, transferências de dinheiro, tendências de mercado, para orientar o usuário a fazer a melhor aplicação de seu dinheiro ( funciona!). Ele ganha o financiamento e sua vida melhora. A certa altura descobre que a namorada esta gravida. A pede em casamento e ela aceita. A TV anuncia um surto de um novo vírus; depois a necessidade de usar mascaras; o afastamento social; anuncia uma pandemia. Seis meses se passaram, Sarah contrai o vírus, George a leva ao hospital e ela morre (com o filho no ventre) na sala de espera do hospital lotado. Neste momento, há uma reversão da câmera (voltando a imagem)...
George acorda assustado, o relógio marca...01 de julho de 2022. Sarah lhe diz que é o barulho do lixeiro. George tem uma constante sensação de dejavu e isto começa a perturbá-lo. Seu relacionamento com Sarah entra em crise, ela começa a mostrar dúvidas. Eles acabam se separando. George perdeu a reunião com o financiador do banco, sua vida entra em colapso. Até que vê Sarah com outro homem, entra em desespero. Tudo isto leva 6 meses, apesar de seu aviso a Sarah sobre o vírus, ela o ignora e morre novamente. George acorda na manhã seguinte assustado. O relógio marca...01 de julho de 2022. Sarah lhe diz que foi o barulho do caminhão de lixo e uma vida diferente começa. Mas desta vez, uma mulher o procura e lhe dá o cartão com um endereço...
A principio pensei que a série seria uma espécie de "Feitiço do Tempo", onde o personagem acordava sempre no mesmo dia. Mas, isto era só uma preparação dos roteiristas para que o espectador entendesse o que acontecia. Quando George encontra Archie (a garota que lhe dá o endereço), começamos a entender com ele o que esta acontecendo.
Acontece que George tem o que chamaram de "gene mutante" (não é o único) que o possibilita lembrar das diferentes linhas de tempo modificadas, enquanto o resto da humanidade não. Fica sabendo que existe uma organização chamada Projeto Lazarus, que tem a capacidade de voltar o tempo após 6 meses para o dia 01 de julho (por isto a estreia da série foi marcada para junho), do ano que acontecer o problema que precisa ser mudado. Mas, não um problema qualquer, somente aqueles que envolvessem a extinção da humanidade.
Como o vírus mortal que citamos no inicio apareceu em 2022, o chamado 'checkpoint' ficou fixado em 01 de julho de 2022 (a piada da estreia da série é que ela se deu em junho ANTES do checkpoint...então não deixaria de existir). Assim a organização tem 6 meses para solucionar o problema. Caso não consiga, voltamos a 01 de julho. Só que os acontecimentos podem não ser exatamente iguais, como vemos na vida pessoal de George.
Mas, isto é apenas a ponta do iceberg e na metade do capitulo ficamos sabendo. O fantástico é COMO vamos acompanhando as diferentes realidades. Cada vez que há uma mudança somos apresentados a um novo personagem. Na segunda vez que o tempo é reinicializado conhecemos Archie, embora NADA seja falado sobre ela. Depois que George fica sabendo de Lazarus, somos apresentados a Shiv (um agente mortal), a chefona Wes e ao traidor Rebrov.
No primeiro episódio ficamos conhecendo a história de George, que depois acaba provocando voluntaria e involuntariamente uma série de problemas e complicações. No segundo, melhor que o primeiro, conhecemos a história de Archie. No terceiro e ainda melhor que os dois anteriores a história de Rebrov e de Janet. Este episódio conquista qualquer um. E como não bastasse, conforme assistimos vemos que as histórias estão interligadas...
Os roteiristas não escolheram o caminho fácil e apresentam capítulos com detalhes que explicam outro, mas não precisa se preocupar é tudo muito bem encaixado e explicado. A primeira temporada gira em torno de questões importantíssimas: até que ponto você iria para salvar quem ama? O que escolheria: salvar o mundo ou a pessoa que ama?
Os roteiristas sabem com o dosar humor, romance, ciência e ação. Isto resulta em episódios que não conseguem ser monótonos. Ao chegar ao final da primeira temporada, me questionei o que se poderia apresentar na segunda, pois foi uma preocupação desnecessária. A segunda temporada é ainda mais alucinante e rica em pequenos detalhes, que vão se explicando no desenrolar da história. Alguns episódios inclusive abordam histórias em momentos diferentes, chegando a inverter acontecimentos (em um episódio acontece algo e no seguinte mostra como se chegou ao que foi mostrado antes).
Enfim uma série que vale a pena ser assistida e que torço tenha uma terceira temporada. A segunda temporada tem um desfecho e deixa um gancho (sem suspense) para a próxima, que pode ou não vir a existir. E para mostrar que é uma série realmente bem 'casadinha', no último episódio da segunda temporada tem uma cena pós créditos. Seu objetivo é explicar um detalhe deixado para trás no que assistimos. Mas, é possível que muitos ao verem achem que é um 'furo' na história, mas não é. Apenas se passa em um tempo diferente, afinal não é uma série sobre o tempo????
Colocamos a seguir os trailers legendados da primeira e da segunda temporadas...
PRIMEIRA:
SEGUNDA TEMPORADA TRAILER LEGENDADO
Talvez também se interesse em ler:
0 Comentários