MEMÓRIA DA TV: "THE AFTER" - SÉRIE DE CHRIS CARTER QUE NÁO CONHECEU 'O DEPOIS'...

 Oito pessoas, em um belo dia se veem presas na garagem no subsolo de um prédio. O elevador não funciona; a porta para as escadas esta trancada e a saída dos veículos para a avenida esta bloqueada por uma pesada grade de aço! Há um movimento anormal na rua logo acima, mas por mais que gritem ninguém os ajuda. Quando finalmente saem, o mundo como conheciam não existe mais, nada mais é igual... "DEPOIS" (THE AFTER)...





Inicialmente tenho de pedir desculpas pelo trocadilho do titulo ("The After"/"O Depois), mas não resisti! Em 2014 o Amazon Studios decidiu fazer uma espécie de "Você Decide" com seus assinantes: encomendou uma série de pilotos para prospectivas séries (06 ou 08, não lembro) e solicitou que o público avaliasse, para que pudessem encomendar a série em si...


Duas séries se destacaram "BOSH" e "THE AFTER". "The After" seria uma espécie de retorno do escritor Chris Carter depois de 11 anos do final de "ARQUIVO X". Carter já havia tentado emplacar outras séries, como por exemplo: "MILLENIUM", que durou 3 temporadas (sendo que apenas a primeira tinha influencia direta de Carter); "OS PISTOLEIROS SOLITÁRIOS", que teve apenas uma temporada (mudaram os personagens demais, na minha opinião) e "HARSH REALM", baseado em quadrinhos, mas difícil de entender e acompanhar...Teve 04 episódios! 


A série foi aprovada em fevereiro de 2014 e foram encomendados 8 episódios para a primeira temporada. Fora do padrão normal do canal streaming, os episódios seriam exibidos em 4 segmentos de 2 horas, em outras palavras, dois episódios por vez. Carter chegou a dar uma entrevista falando sobre a série (sem entregar o que era) e alegando já ter planos para que durasse 99 episódios (a razão diremos mais adiante). Seis meses depois da entrevista, janeiro de 2015, a série foi cancelada tendo apenas o piloto como prova que existiu...


Como já 'entregamos' na introdução, o episódio piloto envolve oito pessoas se conhecendo de uma forma inesperada. O episódio começa com uma sequência de imagens que indica o que viria no episódio, trata-se de um sonho da protagonista Gigi (Louise Monot). 




Gigi esta a caminho de uma reunião para fazer um teste para um filme, mas mostrando uma realidade americana, ela só foi chamada porque precisavam de uma atriz para aparecer nua e amarrada em uma cama em uma cena. As atrizes americanas não costumam aceitar este tipo de cena...


Após o fiasco do teste, Gigi entra em um elevador onde já estão quatro personagens do elenco principal.  Algo acontece e o elevador para. Nada funciona, nem o botão de emergência, nem os celulares e tampouco o rádio de uma policial que ali esta. Eles forçam a saída e se veem no subsolo do prédio na garagem. A porta de saída para a rua esta bloqueada por uma grade de aço. Quando vão tentar sair pelas escadas, mais dois personagens fixos se juntam ao grupo. 


Os dois recém chegados deixam a porta se fechar e ela se tranca (só abre por dentro). Quando tentam abrir as grades à força, acabam por encontrar o último membro dos oito protagonistas. É um fugitivo da policia (adivinhem que cor) a quem a policial chama de "D". Quando finalmente conseguem sair da garagem, o caos esta instaurado! As pessoas correm em todas as direções em desordem. Ninguém sabe o que esta acontecendo. . Há incêndios e inúmeros acidentes. 




Os oito conseguem sair do caos da cidade usando uma ambulância. O grupo é formado de pessoas bem diferentes e algumas clichês: um irlandês alcoólatra desbocado e encrenqueiro; uma policial que parece sempre assustada; uma senhora rica com problemas de saúde; um palhaço gay; um advogado de caráter duvidoso; uma prostituta ou melhor, 'acompanhante e luxo', que mostra algum temor religioso; uma atriz que só pensa em voltar para a família e um fugitivo da polícia negro que diz ser inocente do assassinato de que é acusado (esteve preso por 13 anos) e só quer "se mandar"






Durante o episódio algumas questões são levantadas: o que esta acontecendo? è mesmo o fim do mundo? Por que estas oito pessoas foram reunidas? Todos os oito nasceram no dia 07 de março. Coincidência? Ou deliberação? A segurança dura pouco, pois a casa da senhora rica onde estão, é atacada por ladrões mexicanos (sim, há vários personagens estereotipados), que estão atrás do conteúdo de um cofre.  


Graças ao fugitivo (que não larga uma espingarda) todos conseguem fugir dos assaltantes, mas na base do cada um por si. Apenas pela insistência da atriz em voltar para ajudar, permanecem juntos. Ao final, o que já estava estranho e incompreensível piora! "D" reúne todos os demais que estavam espalhados e volta para onde esta Gigi e chega bem a tempo de evitar que ela fosse atacada. Atira no vulto e todos tem uma surpresa. O vulto é a criatura na imagem abaixo, cujo corpo é coberto de símbolos. Um destes símbolos é idêntico a tatuagem que existe na mão de McCormack (o irlandês desbocado), levantando assim mais perguntas. 




Antes de partir (apesar de ter levado um tiro), a criatura diz: "Alea Jacta Est", uma das poucas coisas que lembro do latim (não por causa de minhas aulas): "A sorte esta lançada"...


Você poderá assistir ao episódio piloto, na integra e legendado logo abaixo...(Sim, somos legais)






O CANCELAMENTO



Ninguém sabe ao certo a razão do cancelamento. Porém em uma entrevista algum tempo depois, Chris Carter quando questionado a respeito, falou sobre 'diferenças criativas'. Disse que as produtoras estão acostumadas com um produto padrão e que a série em questão seria algo novo e sendo novo provocava medo. Além disto a produção giraria em torno de 40 milhões de dólares (o que pesou bastante). 


Mas o que havia de 'novo' na série? A série era uma adaptação de "A DIVINA COMÉDIA" de Dante Alighieri, que se divide em 99 cantos (dai ele alegar que a série duraria 99 episódios). Carter disse que levou 11 anos para montar em sua cabeça os 99 episódios e que queria mostrar "O Inferno" (um dos cantos) ou todo o livro de Dante. Alegou também que foi difícil vender a ideia, pois havia um receio do publico não entender a proposta. 


O pessoal da Amazon alegou que era "um conceito difícil". Apesar de Carter ainda gozar de uma boa reputação na época, nenhuma outra produtora quis aderir a aventura e o projeto foi enterrado de vez...



ALEA JACTA EST



Como já dissemos a frase acima se traduz: "A Sorte Esta Lançada". Bem, parece que nem a série, nem Carter e nem nós fãs de "Arquivo X", tivemos muita sorte com este projeto. Pois o cancelamento da série pela Amazon, deixou Carter sem nenhum outro projeto e a FOX acabou pedindo que fizesse uma tentativa de 'revival' de "Arquivo X". Assim, tivemos o desprazer de receber não só a 11ª temporada como uma 12ª (cuja ideia original era para um filme de cinema)!! 


Qualquer pessoa que assistiu as duas sabe que foi um 'assassinato' do produto original. Carter já havia 'matado' a série, quando no anseio de chegar aos cinemas, acabou com a linha principal da mitologia da série. Matou Kryshek; o Canceroso (mais ou menos); acabou com o Sindicato dos Velhos; destruiu a abdução de Samantha irmã de Mulder, transformando em sequestro simples; e desmentiu a conspiração alienígena. Sobrou apenas uma série de investigação, com alguns casos bizarros. 


Mas, atenção fãs de "ARQUIVO X"! Carter ainda não desistiu! Em março deste ano ele anunciou um 'reboot' da série! Mas, SEM Mulder e SEM Scully! Para tirar a ideia do papel, ele teve de entregar as rédeas do show a outra pessoa. Em 27 de março ele disse ter estado com Ryan Coogler (Wakanda Forever), que irá "remontar 'Arquivo X' com um elenco diversificado"...








Postar um comentário

0 Comentários