Descoberto novo exoplaneta... com vida!

 Bem-vindos, terráqueos curiosos e entusiastas cósmicos, a mais uma incursão pelo universo da astronomia! Hoje, preparem-se para uma jornada pelo espaço sideral para descobrir juntamente com a ciência o exoplaneta K2-18b! 

Esse novo planeta descoberto pelo James Webb orbita a K2-18, uma estrela anã vermelha, localizada a cerca de 111 anos-luz (34 pc de distância a partir da Terra, na constelação de Leão). Ele é 2,6 vezes o raio e 8,6 vezes a massa da Terra.

Ok, passada a introdução, vamos ao que interessa: esse planeta fica na zona habitável de sua estrela e foi confirmado que o mesmo possui água líquida e oceanos inteiros. Até aqui, nada de novo, já falamos sobre planetas assim antes no blog.

O mais curioso nesse caso é a detecção de DMS nesse mundo cósmico. Para quem não sabe: a produção de sulfeto de dimetila (DMS, do inglês Dimethyl Sulfide) envolve processos químicos específicos que ocorrem principalmente em ambientes marinhos, particularmente em relação ao fitoplâncton e outros organismos vivos marinhos. O DMS é uma substância química volátil e orgânica que desempenha um papel na química atmosférica e no ciclo do enxofre. 

Tradução para os leigos: O sulfeto de dimetila (DMS) é um composto químico que ocorre naturalmente em ambientes marinhos, como oceanos. Sua produção está ligada a organismos marinhos, como o fitoplâncton, que são pequenas plantas aquáticas.

Tradução para os burros: O DMS é um elemento que só é produzido por meio de seres vivos, ou seja, esse planeta confirmadamente tem ETs, animal!

Calma, por ser um mundo aquoso, muito provavelmente se trata de planctons ou seres marinhos, mas ainda assim é assustador saber de planetas vivos tão perto de nós na galáxia. Quantos mais tem por aí?



Postar um comentário

0 Comentários