Aqueles leitores que costumam ler as revistas iniciais da linha de heróis, já devem ter percebido quão próximas estas histórias eram da ficção cientifica, das histórias de monstros e tendendo a histórias únicas. E o Homem de Ferro, embora tenha uma história de origem muito boa, não escapa desta tendência. Por isto nossa matéria examina este aspecto e relembra "AQUELA VEZ EM QUE O HOMEM DE FERRO MUDOU SEU 'FIGURINO'"...
Como podemos notar na imagem acima, a figura do Homem de Ferro em seu 'nascimento', parecia ter saído diretamente de uma história de ficção cientifica. A explicação para isto é muito simples: quando a Marvel lançou sua primeira revista de sua nova linha de super-heróis ("Quarteto Fantástico # 1" em 1961), seus quadrinhos mais populares eram histórias em quadrinhos de monstros e de ficção cientifica.
Claro, que o Homem de Ferro não era o único. A estreia do Homem Formiga parece com o filme "O Incrível Homem que Encolheu" de 1957. Inclusive estamos preparando uma matéria sobre sua estreia para uma postagem futura...
A estreia de Homem de Ferro foi em "Tales of Suspense # 39" (Contos de Suspense nº 39), de Stan Lee, Larry Leiber e Don Heck.
Caso queira ler na integra: CLIQUE AQUI |
A história gira em torno do milionário Tony Stark, o mais famoso fabricante de armas do mundo. Em uma de suas viagens ao exterior para vistoriar suas armas em ação, ele acaba sendo pego por uma explosão e é capturado pelo exército inimigo (orientais desenhados de forma mais caricata possível...).
Esta é uma história bastante conhecida e já sabemos que Tony fica com uma sequela da explosão. Ele acaba com estilhaços que se movem em direção a seu coração e só permanece vivo graças a uma engenhoca inventada por um outro cientista capturado. 'Engenhoca' é uma força de expressão, já que a coisa formava um 'corpo de metal'...
Para ganhar tempo e construir o tal 'corpo de metal' o cientista e Tony resolveram enganar o general cruel e burro (diga-se de passagem), dizendo estar criando uma arma invencível. Mas, a paciencia do general acaba antes da armadura estar completamente carregada. Para ganhar tempo o cientista distrai o general e seus homens, mas isto lhe custa a vida! Tony, agora com a armadura que lhe mantem vivo, em retaliação varre o chão com os soldados inimigos e explode o general de vez!
Ao final, Tony se questiona o que será dele a partir de agora e isto acaba refletindo o estilo das histórias que a editora publicava antes do nascimento da linha de heróis, pois este bem poderia ser o fim definitivo. Mas, o que chama a atenção e serve de base para nossa matéria é a armadura de Tony. A armadura original era característica de filmes ou contos de ficção cientifica e cá para nós era assustadora, como pode ser visto abaixo. Como resolver a situação?
Talvez você ache que é implicância minha, afinal era só uma história em quadrinhos. Mas, fique sabendo que os próprios roteiristas pensaram nisto. Na aventura seguinte este tema é abordado. Ao andar pelas ruas o Homem de Ferro causava temor nas pessoas, mesmo sabendo que ele vinha para ajudar. Até mesmo sua namorada da vez lhe diz isto, e inclusive apresenta uma solução...ou, algo parecido com uma solução. Mudar a cor da armadura para...AMARELO ou DOURADO se preferir!!!
Então era esta a mudança no 'figurino' sob a qual falamos? Não! Afinal de contas a armadura é a mesma, só ganhou uma cor 'discreta'.
A armadura muda de cor. Caso queira ler: CLIQUE AQUI |
POR QUE O HOMEM DE FERRO MUDOU DE ARMADURA?
Enquanto acompanhava esta fase da vida de Homem de Ferro, sempre achei estranha e um pouco incomoda aquela armadura. Parecia tudo muito rijo e de difícil movimentação, embora durante a criação tanto Tony quanto o cientista prisioneiro que ajudou tenham se referido a um 'metal maleável'. E o próprio Tony depois chegou a mesma conclusão a respeito da armadura, quando enfrentou o Senhor Boneco.
Há duas curiosidades nesta história. Primeiro, já falamos anteriormente sobre o "Código dos Quadrinhos" que controlava o conteúdo das histórias. E estamos usando um eufemismo ai, já que a DC Comics chegou a publicar histórias onde os heróis E os vilões estavam sempre com um sorriso no rosto. O que cá para nós dava uma impressão de sadismo terrível.
A história em questão foi publicada na revista "Tales of Suspense # 48". O vilão iria se chamar "Senhor Dor", mas a Autoridade do Código dos Quadrinhos disse: "Não!". Diante disto a editora resolveu mudar o nome para "Senhor Boneco".
Caso queira ler na integra: CLIQUE AQUI |
A segunda curiosidade é que há duvida sobre quem redesenhou a armadura do Homem de Ferro. Há alguns que acham que tenha sido Jack Kirby, já que ele desenhou a capa. Mas os créditos são dados à Steve Ditko, que tem a seu favor o design da armadura ser 'a sua cara'...
A mudança do nome do vilão por exigência do código, acaba não prejudicando em nada, uma vez que o vilão pode controlar pessoas com um...boneco de vudu (ele seria chamado 'Senhor Dor', porque com seus bonecos cópias, ele causa imensa dor na pessoa original) !! E ele faz um do Homem de Ferro e quase o mata, quando a dor faz com que o herói caia dentro do mar.
Depois desta experiência assustadora, Tony chega a conclusão que a armadura é muito PESADA, assim sempre que ele sentir algum forte desconforto fisicamente, ele desmoronará rapidamente com o corpo de metal...Isto o leva a projetar uma armadura muito mais leve e tão forte e resistente quanto a anterior. A mudança foi tão importante que o artista gastou 3 PAGINAS (!!) para mostrá-lo vestindo-a (vamos mostra 4 páginas)!!!
Temos de admitir que é um upgrade fantástico! A nova armadura fazia com que ele parecesse mais com um super-herói. A armadura original o deixava parecido com uma criatura de Frankenstein de armadura medieval. Fazia com que se parecesse com o robô de "O Dia em Que a Terra Parou". Fazia com que se parecesse, como um personagem em sua segunda aventura disse: saído de uma ficção científica.
Como a capa da revista diz: surge UM NOVO HOMEM DE FERRO. E esta armadura durou basicamente 20 anos, claro que houve ajustes, mas a base é a mesma. Claro, que o novo Homem de Ferro tenta a revanche contra o Senhor dos Bonecos e...quase é morto novamente!
Porém, desta vez, sua armadura mais leve permite que ele resista por mais tempo e escape de novo. Humilhado, ele volta para seu laboratório e cria um aparelho as pressas que o ajudará a enfrentar o vilão. Um pouco de humildade consegue penetrar a couraça do orgulho de Tony e ele admite que alguns inimigos poderão vence-lo mesmo usando a armadura e que assim ele precisaria usar também de sua genialidade...(bem, eu disse 'um pouco' de humildade!)
No terceiro round o Homem de Ferro esta mais preparado. E quando o Senhor dos Bonecos saca um boneco e começa a moldá-lo como o Homem de Ferro, o herói é mais rápido, saca seu aparelho improvisado e atinge o boneco com um raio que permite que ele molde a silhueta com outra imagem...a do próprio Senhor dos Bonecos. O cérebro venceu a força! Vilão derrotado!
E assim, o Homem de Ferro deu inicio a evolução de sua armadura, que não acabou até agora. Esta história é importante pois marca uma mudança radical na carreira do herói e merece ser lida. A história acaba mostrando um pouco mais da arrogância de Tony, aqueles que a leem percebem como ele trata a todos, inclusive a policia: como subalternos. ISTO, acho que nunca irá mudar...
0 Comentários