Virei fã em 2017 após ter lido "Origem Secreta" e, assim como qualquer fã médio do super na época, estava mega decepcionado com a forma como retrataram o personagem no recém criado DCEU! Não porque eu não gosto da ideia de um Superman mais pessimista (aliás, meu filme vai pegar de inspiração muitas coisas do Zacarias Snyder!) mas pela execução dos filmes! Nenhum filme conseguiu executar bem as suas ideias e não valorizaram direito o personagem em si! Talvez no máximo o filme de 2017 tenha alguma coisa mas mesmo assim estava muito aquém do que era esperado (E por favor, não me venham dizer que o Super do Snyder Cut é o melhor POIS ELE NÃO É!!)
No auge da minha imaturidade, prometi pra mim mesmo que "Faria um filme sombrio e realista do Superman melhor que o Zack Snyder" e reuni várias ideias desde 2018 mais ou menos. Porém, ao longo dos anos percebi que fazer o filme com esse objetivo era uma ideia bem errada e decidi só fazer um filme do Superman que gostaria de ter visto em 2013 e 2016 mesmo!
O que vou apresentar a vocês é um projeto dos sonhos meu que espero realizar como diretor de cinema, talvez essa história que escrevi não possa ser a melhor, mas com certeza tem meu coração! Não espero mais ser melhor que o Zack Snyder, mas espero que seja uma boa história!
Agora, sem mais delongas, vamos lá!
O filme começaria com um texto introdutório, assim como em "Superman: O Retorno", em que estaria escrito:
"Em 18 de Abril de 1998, o mundo conheceu aquele que através de pequenas ações construiu um grande legado: Superman, o maior super herói de todos os tempos!
Desde sua primeira aparição, Superman chamou a atenção do mundo com seu jeito de ser. Suas boas ações e otimismo inspiram pessoas de todo o mundo até os dias de hoje, onde mesmo já morto, a sua marca continua viva, e sua história será eternamente lembrada através das gerações para lembrar a todos que ouvirem o verdadeiro valor de lutar pela vida.
Contudo, mesmo que sua história seja contada e recontada várias vezes, muitos detalhes importantes acabam sendo esquecidos pelo grande público, pois em meio a tanto otimismo e a tanta coragem que falam que ele sempre tinha em suas aventuras, uma pergunta surge no ar: Será que ele sempre foi assim?"
E então, a tela fica preta, e uma narração em off do Super começaria. O filme todo iria ser narrado pelo Clark que, por algum motivo desconhecido no começo, está passando pelo que parece um grande deserto de sol vermelho, e no caminho relembra toda a sua jornada de vida
"Eternidade
Esse é um conceito difícil de explicar, para alguns é um lugar que Jesus Cristo preparou para aqueles que perseverarem até o fim, sendo geralmente representado com uma luz forte direta do céu, e para outros é a marca que deixamos no mundo, pois nossas ações eternamente lembrarão de nós, sendo elas boas e ruins...eu acredito nos dois! E me lembro quando minha busca pela eternidade começou! Foi em 1987! Na época eu tinha apenas 8 anos!
Era aniversário do meu pai, e por conta da grande tempestade que estava ocorrendo no dia, a festa aconteceu dentro de nossa casa e somente minha mãe e eu participamos dela! Me lembro que os presentes que demos para meu pai fascinaram mais a mim do que ele, a exemplo do filme do super-herói Flash protagonizado pelo meu ator favorito na infância Jay Garrick, cortesia da minha mãe. O filme me deixou tão empolgado e fiquei tão admirado pela grande coragem que o Flash tinha no filme que virei pro meu pai e falei:
- Quando eu crescer eu quero ser que nem ele! Forte, corajoso, como um herói de verdade!
Meu pai riu, pois sabia que aquilo era um filme e ninguém era de verdade daquele jeito, mas mesmo assim, ele me motivou a seguir o Bom Caminho, e me disse uma frase que não esqueço até hoje:
- Para alcançarmos a Eternidade, precisamos construir nosso caminho com as pedras que a vida nos dá!
Na época eu não entendi o que ele quis dizer, mas mesmo assim concordei com ele e continuei assistindo o filme.
Uma hora me lembrei que tinha que dar o meu presente para o papai, era um presentinho fofo, um relógio barato onde detrás estava escrito: "Para o meu pai", mas ele estava no rancho, e minha mãe teve que me acompanhar para me proteger da chuva pois ela não sabia onde estava o relógio.
Mesmo com muita dificuldade, nós conseguimos achá-lo no meio de uma bagunça grande, e tentamos voltar para a casa, mas uma grande avalanche causada pela tempestade nos pegou no meio do caminho, tentamos correr para não ser levado por toda aquela água, minha mãe conseguiu chegar em terra primeiro, mas eu não!
Na época eu não havia despertado meus poderes, era apenas uma criança comum, a força avassaladora daquele desastre somado a confusão neural e estranhas pedras verdes desencadearam em mim um sentimento profundo de desespero que não conseguiria explicar com palavras, mas me lembro muito bem como era. Era um sentimento de vulnerabilidade, desespero, angústia, morte, tudo misturado em um profundo sentimento depressivo. Esse sentimento me assombra até hoje!
Quase fui salvo duas vezes por alguém que na hora não reconheci, mas sem sucesso. Minhas últimas lembranças desse dia foi ver as pedras verdes me rodearem por todos os lados, da luz do sol desaparecer de meus olhos de pouco a pouco, e finalmente desmaiar. Nunca me senti tão fraco quanto nesse dia!
No dia seguinte acordei na maca de um hospital todo ferido, minha mãe estava dormindo profundamente na cadeira de visitas e na tv passava uma reportagem sobre a avalanche que dizia que por causa dos deslizamentos de terra que ocorreram por conta das chuvas, um novo tipo de minério foi descoberto no subsolo de Smallville, possivelmente vindo do espaço muitos anos antes, só recentemente descobri que se tratava da kryptonita verde.
Quando minha mãe acordou, ela me disse que o papai me viu sendo pego pela avalanche, e enfrentou a tempestade o dia todo para tentar me salvar, foi ele que tentou sem sucesso me salvar duas vezes! Depois da segunda tentativa, ele pulou diretamente na água, e conseguiu me resgatar das profundezas daquela águas depois de alguns minutos nadando, mas esse resgate o deixou tão ferido a ponto de ser necessário levá-lo às pressas para o hospital mais próximo. Aquilo me comoveu muito, e por isso, decidi fazer uma mudança no presente que iria dar para ele.
Recebi alta antes de meu pai, e para aproveitar essa oportunidade, finalmente encontrei com ele pessoalmente e passamos quase o dia todo conversando sobre várias coisas! Ele me falou que faria tudo de novo se fosse preciso e que quando recebesse alta iríamos ver juntos o novo filme da Sociedade da Justiça nos cinemas para comemorar o aniversário dele. Esse momento foi muito importante para mim. Antes de sair, entreguei pro meu pai o novo presente que tinha preparado, era outro relógio barato parecido com o anterior, mas dessa vez estava escrito: "Para o meu pai, você é o meu herói!", e desde esse dia eu criei outro objetivo para o futuro, quando crescesse queria ser como meu pai! Forte, corajoso, perseverante e altruísta, como um herói de verdade! Tento alcançar esse objetivo até hoje! Mas cá estou eu.....no deserto...de novo...como me permitir chegar a essa situação?"
E é a partir daqui que nossa história começa!
Superman está passando por um momento difícil na vida! Ele vem sofrendo umas crises de ansiedade por conta de uma coisa que aconteceu com Edward Lytner, e desde lá ele vem refletindo muito sobre sua vida! Aqui por exemplo, enquanto ele caminhava no deserto, Clark relembrava de forma não linear toda a sua trajetória de vida e vem se perguntado um monte de coisas
Mas como tudo isso aconteceu? O que aconteceu antes? Qual é a história do Superman desse universo? Bom, para explicar tudo isso, terei que contar de maneira cronológica (pois o filme não vai ser assim!) para que vocês entendam melhor! Para isso, usarei a estrutura da "Jornada do Herói" de Joseph Campbell, uma das minhas maiores inspirações!
(Lembrando que todo o passado de Clark seria contado através de flashbacks!)
Durante os anos 1980, na pequena cidade de Smallville, Clark Kent cresceu como um garoto comum na fazenda de seus pais John e Martha Kent. Por conta do ambiente humilde e agradável da região, os habitantes da cidade sempre tendem a ser bem unidos e caridosos entre si, e consequentemente, Clark cresceu com esses costumes, e sempre tentou ser amigável com seus pais e com seus melhores amigos Peter Ross e Lana Lang, com essa última tendo um carinho especial por causa de sua paixonite pela mesma. Ele sempre amou as pessoas que faziam parte de sua vida, especialmente seu pai, que era o seu herói.
Desde cedo, Clark apresentava problemas de visão por algum motivo que os médicos não conseguiam compreender direito, e por isso, ele começou a usar os seus fiéis pares de óculos cedo, com 4 anos de idade, e desde lá nunca mais deixou de usar.
2) O Chamado à Aventura:
Aos 13-14 anos, a vida de Clark começou a mudar bastante, não só pelas mudanças características da adolescência, mas também pela série de acontecimentos que ocorreram no espaço de 1 ano entre Março de 1992 e Abril de 1993. Claro que Clark já possuía uns talentos bem incomuns antes de tudo isso, tipo desde cedo ele nunca se incomodou com calor ou frio, e nunca ficou doente. Ele sempre pareceu sempre bem em qualquer situação em que vivia, mas isso não é comparado com as experiências que teve nesse ano
No meio de Março de 1992, Clark começou a "ouvir vozes", e isso o perturbou por muito tempo. Com o tempo ele percebeu que essas vozes eram das pessoas ao redor da cidade, e aprendeu a "ouvir". Desde então ele não se incomodou mais com a sua super audição, mas começou a se perguntar o porquê disso ter acontecido.
Em Abril, Quando jogou futebol americano com seus amigos escondido, Clark acidentalmente se esbarrou em seu amigo Peter Ross e quebrou o braço dele de uma maneira muito fácil! De início pensou-se que era "algo leve", mas depois foi relatado que o acidente foi mais grave! Depois de ter ouvido isso Clark tentou ser mais cuidadoso com suas ações, mas esse tipo de situação começou a ser mais frequente, e ele começou a ficar mais preocupado.
Também em Maio, a mente de Clark foi se desenvolvendo bastante rápido conforme ele amadureceu, e isso fez com que ele começasse a pensar cada vez mais rápido e ficasse mais inteligente, mas isso tornou Clark mais refém de sua mente, e os pensamentos ruins e preocupações que ele tinha começaram a ganhar mais força. Ele teve que aprender a lidar com tudo isso sozinho, pois ninguém conseguia compreendê-lo!
Clark acabou desenvolvendo uma espécie de depressão nessa época e se afundou em seus sentimentos ruins toda vez que procurava respostas, pois ele não conseguia entender do porque disso estar acontecendo com ele, mas isso tudo foi interrompido quando um dia Lana Lang entregou para ele uma cartinha de amor declarando tudo que sentia no caminho de volta à escola. Quando ele leu a carta, suas emoções ficaram à flor da pele e rapidamente foi ao encontro de Lana em sua casa para confirmar se tudo aquilo que estava escrito era verdade. Mesmo com o pai de Lana incomodando a conversa dos dois, ela confirmou que era verdade e Clark saiu de lá muitíssimo feliz, vencendo assim os seus sentimentos ruins.
No dia seguinte, durante o recreio da escola, Clark e Lana ficavam trocando olhares enquanto conversavam com Peter Ross (que ainda se encontrava com o braço enfaixado!) Pois não sabiam muito bem como se relacionarem agora sabendo o que um sentia pelo outro. Mas todo esse clima fofo foi cortado quando, de repente, Clark começou a enxergar os ossos do braço de Peter cicatrizando, e também os ossos de todas as pessoas que via. Isso deixou ele tão assustado a ponto de fazer ele se isolar dos seus amigos para se acalmar um pouco. Lana percebeu que ele estava incomodado, e foi ao seu encontro para poder ajudá-lo.
Quando se encontraram, Clark e Lana conversaram sobre muitas coisas, e Lana aproveitou uma deixa para roubar um beijo de Clark, mas essa surpresa acabou desencadeando num misto de emoções nele, que, se solidificou através de raios laser saído direto de seus olhos. Lana escapa da rajada a tempo, mas os raios acabam causando um pequeno incêndio onde estavam. Felizmente ninguém saiu ferido e a escola não foi tão afetada!
Clark tentou não falar sobre esse ocorrido com outras pessoas, mas quando o seu pai o buscou na escola, ele acabou falando tudo na primeira oportunidade e falou também sobre as suas preocupações acerca das "estranhas manifestações" que vinham ocorrendo com ele. Johnathan ficou um pouco preocupado com o relato de seu filho, mas mesmo assim o acalmou e prometeu que buscaria respostas, com a condição de que ele não usasse as suas habilidades em público. Clark inicialmente recusa, mas aceita depois de pensar melhor sobre o assunto
No dia seguinte, Lana e Clark conversaram na escola sobre os raios lazeres e ele contou sobre os seus poderes. Quebrando a sua expectativa, Lana fica animada com a ideia de Clark ter super poderes e o incentiva a usá-los em público para auxiliar várias pessoas do bairro que precisam de uma ajudinha. Clark não concordou nessa ocasião porque queria obedecer seu pai, mas isso foi mudando durante o mês de Julho, pois depois do que a Lana falou, ele começou a observar mais as pessoas ao seu redor e começou a notar os problemas que cada uma possuía. Ele queria continuar obedecendo seu pai, mas isso não negava o fato de que ele poderia fazer algo.
No mês de Julho, Lana e Clark começaram a namorar oficialmente e entre Julho e Março de 1993 o casal viveu vários momentos bons juntos, dentre essas memórias, podemos citar aqueles em que Lana o incentivou a explorar seus poderes pois isso foi importante para Clark porque foi nessas ocasiões em que ele mais amadureceu, aprimorou seu controle sobre os poderes que já tinha e descobriu novas habilidades como a super velocidade e a visão microscópica. Eles tiveram todos esses momentos em segredo para que os pais de Clark não soubessem e evitassem chamar a atenção de curiosos.
Em 30 de Abril de 1993, todo esse segredo acabou sendo revelado quando um dia, enquanto Lana e Clark andavam perto de um posto de gasolina local, um acidente envolvendo tanques de gasolina ocorreu (o mesmo do piloto da série animada com um contexto diferente!) E Clark não teve outra escolha a não ser salvar todos que estavam no local. Por conta do melhor controle de seus poderes, Clark percebeu que o acidente poderia acontecer antes, soube o que fazer quando aconteceu e conseguiu trazer todos são e salvos das constantes explosões que ocorreram, descobrindo no processo que tinha o poder da invulnerabilidade.
Quando esse acontecimento chegou aos ouvidos dos Kents, John interrogou Clark, que até então estava tentando disfarçar, para buscar satisfação. Mas antes dele dar qualquer bronca, Clark grita com ele colocando para fora todas as suas frustrações em relação a esse assunto e seu anseio por respostas. Esse desabafo acabou comovendo os Kents, a ponto de fazer eles decidirem finalmente fazer uma importante revelação: Clark era adotado!
Eles revelaram que sempre tentaram ter filhos mas nunca conseguiram realizar esse desejo porque Jon era estéril, mas uma noite, após um culto de domingo, eles encontraram uma espécie de espaçonave caída no quintal da fazenda e encontraram ele, que na época era um bebê, chorando com medo dos trovões provocados pelas chuvas. Eles tentaram por dias encontrar o pai biológico mas não encontraram nada, e por conta disso somado ao desejo de ter filhos, eles decidiram o adotar e o batizaram de Clark Kent. Praticamente Deus deu uma resposta às suas orações!
Eles revelaram isso enquanto mostravam para Clark a nave em que eles o encontraram (que estava escondido no porão do rancho!) e suas roupas de bebê que continham "símbolos diferentes" semelhantes com a letra "S", provando a veracidade de tudo que contaram. Toda essa história acabou mexendo com Clark, ele não conseguia acreditar em tudo que ouviu, mas nada mexeu mais com ele do que o que aconteceu depois disso.
Ao acessar uma espécie de "caixa retangular alienígena", que também continha os símbolos estranhos, Clark acidentalmente aciona a inteligência artificial da nave, que logo se apresenta como seu pai biológico Jor-El (assim como em "Origem Secreta" e no piloto da Série Animada de 1996!) E através de hologramas ele finalmente dá as respostas que Clark tanto ansiava
Jor-El revela que o verdadeiro nome de Clark é Kal-El, e ele veio de Krypton, o planeta habitável mais próximo da Terra (ou era um planeta habitável!) Ela em muitos aspectos era muito mais avançada que a Terra e em outros era mais ultrapassada. Os seus habitantes tinham uma fisionomia parecida com as dos humanos, mas diferentemente, os kryptonianos possuíam a incrível habilidade chamada de "metamorfose instantânea". Dependendo do local em que eles estiverem, o corpo deles se transformava completamente para se adaptar no ambiente do local e isso os permitia sobreviver sem a necessidade de equipamento especial ou algo do tipo. E também dependendo do ambiente e dos recursos do local, essas metamorfoses podiam acabar desencadeando em vários "efeitos colaterais" (ou como chamamos: "super poderes") e é isso que está ocorrendo com Clark! Por causa do ambiente rico da Terra e do sol amarelo, ele desenvolveu efeitos colaterais muito maiores do que se estivesse em Marte, por exemplo. Ele só está manifestando isso agora porque só quando o corpo atinge um nível de maturidade é que os efeitos colaterais começam a se manifestar para fora dos corpos dos kryptonianos.
Krypton se desenvolveu bastante ao longo do tempo, criaram suas primeiras civilizações, formaram seu calendário baseado nos ciclos que o planeta dava ao redor de seu sol vermelho, criaram o sistema da "famílias" com seus famosos emblemas, realizaram inúmeras descobertas científicas e se tornaram em um grande império super desenvolvido. Tudo isso foi registrado no sistema de banco de dados inteligente "Erradicador"
Para expandirem ainda mais o seu domínio, o governo de Kandor, a cidade mais avançada do planeta, criou a Fundação de Exploração Espacial de Krypton e o grupo conhecido como os "Exploradores Espaciais", que viajavam para outros planetas a mando do governo em busca de vida inteligente, e principalmente, explorar novos recursos naturais para beneficiar Krypton. Jor-El e sua esposa (mãe biológica de Clark) Lara Lor-Van trabalharam lá criando tecnologias necessárias para as viagens como por exemplo os uniformes de nanotecnologia que se conectam nas veias cerebrais dos usuários kryptonianos e os auxiliavam no controle dos efeitos colaterais (praticamente o uniforme dos Novos 52 sem a capa!)
Mas o belíssimo cenário de glória e prosperidade mantido por milênios foi sendo destruído aos poucos devido a vários fatores, como a super exploração dos recursos naturais do planeta, que acabou resultando nos piores desastres naturais já vistos na história do planeta, e a guerra de egos em busca de culpados quando a situação ficou crítica. Jor-El notou que tudo isso poderia acontecer antes de todos e tentou conscientizar todo mundo de diversas maneiras diferentes sobre os erros que estavam cometendo contra o planeta, mas ninguém além de Dru-Zod deu ouvidos a sua mensagem, e o planeta começou a morrer lentamente.
Vendo que o planeta estava começando a morrer, Jor-El bolou um plano de imigração para o planeta habitável mais próximo, pois ele poderia não salvar o planeta, mas poderia salvar a sua família. Então, ele preparou a sua esposa Lara e seu filho Kal-El (e depois a família de seu irmão Zor-El) e se demitiu do cargo de cientista para focar todas as suas atenções no plano
Quando descobriu que o planeta Terra era o planeta ideal para seu plano, Jor-El rapidamente viajou por aqui, com todos os seus recursos, e passou vários anos estudando o ambiente do planeta preparando tudo que seria necessário pra sua família viver sem nenhum problema. E dentre as coisas que Jor fez podemos citar:
1) A construção de um abrigo altamente avançado na Antártica, para que sua família pudesse viver sem o incômodo dos humanos. Todos os quartos do abrigo foram construídos com uma função específica, sendo desde simples dormitórios ou até mesmo museus criados pela tecnologia do "Erradicador". Jor-El apelidou esse abrigo de "Fortaleza".
2) A criação de super-robôs para servirem de mordomos oficiais da fortaleza e cuidarem de tudo enquanto estivessem fora por qualquer razão que seja.
3) Um upgrade do traje especial dos Exploradores Espaciais, onde ao invés de nanotecnologia foi usado tecidos de simbiose para que sua família se sentisse confortável usando eles debaixo dos disfarces civis (nos momentos em que fosse necessário se misturar com humanos!) e uma capa retrátil para ajudá-los no vôos.
4) Uma inteligência artificial contendo as suas memórias (de Jor-El!) derivado da tecnologia do Erradicador para guiar a sua família caso morresse na viagem de volta. Jor-El fez tudo isso com a conscientização de sua família em Krypton.
Quando tudo ficou pronto, Jor-El voltou para Krypton e preparou todos que iriam com ele, mas no dia em que partiriam, um grande conflito armado entre os apoiadores do governo e o grupo de rebeldes liderados por Dru-Zod ocorreu, e por algum motivo ainda desconhecido pelo Erradicador, a nave chegou na Terra destruída, mudou de rota caindo na pequena cidade de Smallville, e somente Kal-El chegou vivo. O corpo de mais ninguém foi achado ao lado de Kal-El
O resto dessa história nós já conhecemos!