Os indicados ao Oscar 2023 foram divulgados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira (24) durante seu tradicional evento no teatro Samuel Goldwyn Theather, em Los Angeles. Com 23 categorias, a cerimônia da maior premiação do cinema acontece no dia 12 de março no Teatro Dolby, também em Los Angeles. Confira, a seguir, os filmes indicados ao Oscar 2023.
Fonte de onde eu peguei a lista:
@SeitaGeek02
Melhor Filme
- Nada de Novo
no Front
- Avatar: O
Caminho da Água
- Os Banshees de
Inisherin
- Elvis
- Tudo em Todo
Lugar ao mesmo Tempo
- Os Fabelmans
- Tár
- Top Gun:
Maverick
- Triângulo da
Tristeza
- Women Talking
Melhor direção
- Martin
McDonagh (Os Banshees de Inisherin)
- Daniel Kwan e
Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
- Steven Spielberg (Os
Fabelmans)
- Todd Field (Tár)
- Ruben Östlund
(Triângulo da Tristeza)
Melhor atriz
- Cate Blanchett
(Tár)
- Ana de Armas
(Blonde)
- Andrea
Riseborough (Para Leslie)
- Michelle
Williams (Os Fabelmans)
- Michelle Yeoh
(Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor ator
- Austin Butler (Elvis)
- Colin Farrell (Os
Banshees de Inisherin)
- Brendan Fraser (A
Baleia)
- Paul Mescal (Aftersun)
- Bill Nighty (Living)
Melhor atriz coadjuvante
- Angela Bassett
(Pantera Negra: Wakanda Forever)
- Hong Chau (A Baleia)
- Kerry Condon (Os
Banshees de Inisherin)
- Jamie Lee
Curtis (Tudo em Todo Lugar ao mesmo Tempo)
- Stephanie Hsu
(Tudo em Todo Lugar ao mesmo Tempo)
Melhor ator coadjuvante
- Brendan
Gleeson (Os Banshees de Inisherin)
- Brian Tyree Henry
(Causeway)
- Judd Hirsch (Os
Fabelmans)
- Barry Keoghan (Os Banshees
de Inisherin)
- Ke Huy Quan
(Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor filme internacional
- Nada de Novo
no Front (Alemanha)
- Argentina,
1985 (Argentina)
- Close
(Bélgica)
- EO (Polônia)
- The Quiet Girl
(Irlanda)
Melhor roteiro adaptado
- Nada de Novo
no Front
- Glass Onion:
Um Mistério Knives Out
- Living
- Top Gun Maverick
- Women Talking
Melhor roteiro original
- Os Banshees de
Inisherin (Martin McDonagh)
- Tudo em Todo
Lugar ao Mesmo Tempo (Daniel Kwan e Daniel Scheinert)
- Os Fabelmans (Steven
Spielberg e Tony Kushner)
- Tár (Todd
Field)
- Triângulo da
Tristeza (Ruben Östlund)
Melhor figurino
- Mary Zophers
(Babilônia)
- Ruth Carter
(Pantera Negra: Wakanda Forever)
- Catherine
Martin (Elvis)
- Shirley Kurata
(Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
- Jenny Beavan
(Sra. Harris Vai À Paris)
Melhor trilha sonora
- Nada de Novo
no Front (Volker Bertemann)
- Babilônia (Justin
Hurwitz)
- Os Banshees de
Inisherin (Carter Burwell)
- Tudo em Todo
Lugar ao Mesmo Tempo (Son Lux)
- Os Fabelmans
(John Williams)
Melhor animação
- Pinocchio (Guillermo
Del Toro)
- Marcel The Shell With
Shoes On (Dean Fleisher Camp, Elisabeth Holm, Andrew Goldman, Caroline Kaplan e
Paul Mezey)
- Puss in Boots: The Last
Wish (Joel Crawford e Mark Swift)
- The Sea Beast (Chris
Williams e Jed Schlanger)
- Red: Crescer é
uma Fera (Domee Shi e Lindsey Collins)
Melhor curta de animação
- The Boy, The Mole, The
Fox and The Horse
- The Flying Sailor
- Ice Merchants
- My Year of Dicks
- An Ostrich Told Me The
World Is Fake And I Believe It
Melhor curta-metragem em live action
- An Irish Goodbye
- Ivalu
- Le Pupille
- Night Ride
- The Red Suitcase
Melhor documentário
- All Tha Breathes
- All The Beauty And The
Bloodshed
- Fire of Love
- A House Made of
Splinters
- Navalny
Melhor documentário de curta-metragem
- The Elephant Whispers
- Haulout
- How Do You Measure A
Year?
- The Martha Mitchell
Effect
- Stranger At The Gate
Melhor som
- Nada de Novo
no Front
- Avatar: O
Caminho da Água
- O Batman
- Elvis
- Top Gun: Maverick
Canção original
- "Applause" de
Tell It Like A Woman (Diane Warren)
- "Hold My
Hand" de Top Gun: Maverick (Lady Gaga e Bloodpop)
- "Lift Me Up"
de Pantera Negra: Wakanda Forever (Tems, Rihanna, Ryan Coogler e Ludwig
Goransson)
- "Naatu Naatu"
de RRR (M. M. Keeravaani)
- "This Is
A Life" de Nada Novo no Front (Ryan Lott, David Byrne e Mitski)
Maquiagem e cabelo
- Nada de Novo
no Front
- O Batman
- Pantera Negra:
Wakanda Forever
- Elvis
- A Baleia
Efeitos visuais
- Nada de Novo
no Front
- Avatar: O
Caminho da Água
- O Batman
- Pantera Negra:
Wakanda Forever
- Top Gun:
Maverick
Melhor fotografia
- James Friend
(Nada de Novo no Front)
- Darius Khondji
(Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades)
- Mandy Walker (Elvis)
- Roger Deakings (Empire
of Light)
- Florian
Hoffmeister (Tár)
Melhor edição
- Mikkel E. G. Nielsen
(Os Banshees de Inisherin)
- MattVilla e Jonathan
Redmond (Elvis)
- Paul Rogers
(Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
- Monika Willi (Tár)
- Eddie Hamilton (Top
Gun: Maverick)
Melhor design de produção
- Nada de Novo
no Front
- Avatar: O
Caminho da Água
- Babilônia
- Elvis
- Os Fabelmans
Alguma torcida?
Chegou a ver algo da lista?
Estranho, um dos melhores filmes do ano passado, se não o melhor na minha
opinião, “O Homem do Norte” não ter sido indicado. “Mulher Rei” foi outro
esnobado. “Melhor ator” já parece carta marcada pro Brendan Fraser, que merece
e muito esse retorno triunfal depois de vários revezes que teve em sua vida,
apesar de eu nunca o ter achado um grande ator. O diretor do filme, Darren
Aronofsky já trouxe de volta à luz anos atrás Michael Rourke com o ótimo “O
Lutador”(2008).
The Batman tá meio perdido ali entre os “Melhores
Efeitos Especiais”, ainda dava pra forçar a amizade colocando ele na categoria de
“Melhor Fotografia” e só. Mas não existe até hoje justiça no Oscar pelo
morcego, se houvesse, o filme teria sido indicado e levado facilmente a
estatueta de melhor filme de 2008.
Não vi os outros filmes das outras indicadas a
melhor atriz coadjuvante, mas a Angela Bassett, aka Mãe do Pantera Negra foi a
melhor a atuação do filme, em um tom dramático acima do restante, sendo até um
dos pontos mais fortes dele, e o fraco, eu não escondo, é o próprio “Sem Amor”.
Outra atriz de filme da Marvel que fez um puta trabalho foi a Elizabeth Olsen
fazendo a Feiticeira Escarlate no filme dela, que dizem ser do Doutor Estranho.
Ok, podemos discutir coisas que não ficarem legais como a reunião dos
Iluminattis pelo Skype (peguei essa do Rocket), mas no quesito de atuação e
construção de personagem, ficou muito bom.
Top Gun – Maverick provavelmente deve ser o filme
da lista com maior – e merecida – aclamação popular. E coloco até esse som pra
ouvir enquanto digito, porque sim.
Nunca fui um grande fã do Tom Cruise, e sempre
tirei onda com o filme original, dizendo que só a música tema do “Take my Beath
Away” se salvava, nem mesmo parei pra ver os seus “Missão Impossível”, tirando
o com o Super-Homem de bigode, que beleza, tem boa ação, mas chega da metade
pro fim e dá uma queda brusca de qualidade. Quando saíram os primeiros
trailers, fui ver o filme só na zoação. O que me motivou mesmo a ir no cinema
ver (e acredito que para muitas pessoas, também) foi uma campanha de bombardeio
do filme disfarçado de críticas de profissionais acusando o filme de ser “macho
demais”. Foi meu sinal verde. Se pessoas fracassadas e afetadas, que acha que
todo filme novo de franquia antiga tem que ser uma proposital desconstrução dos
personagens antigos em pró de novos sem carisma, bem como todo um desdém com o
público fiel estão irritadas, eu estou feliz. Top Gun – Maverick foi uma pura
resposta a isso. Sim, é possível respeitar o seu público antigo e conciliar com
novos conceitos. Um filme feito com primor técnico e dedicação. Nada de
personagens brochados como foi o Neo no último Matrix (bem como o sentimento de
fazer o filme “a força”). O filme tem emoção, tem alma e não a toa foi o mais
lucrativo em se tratando de investimento vs bilheteria. Ok, o último filme do
Aranha e o Avatar 2 deram mais dinheiro, mas em contrapartida tiveram
quantidades obscenas de grana investidas.
Top Gun trouxe aquela energia boa de querer
voltar ao cinema pra ter novamente aquela experiência, indo com a sua esposa,
com seus amigos, etc. Já no cinema vendo a primeira vez eu senti como sendo a
melhor experiência de som numa sala de cinema, rivalizando só com o Blade
Runner 2049, outro filme excelente. No mínimo esse Oscar ele merece levar, mas
mesmo que não leve nenhum, já abriu portas para muitos roteiros que respeitem
mais a inteligência do público e o sentimento deste com uma obra de anos atrás.
Que pare de priorizar mais jovens que acham que redescobriram o mundo e todos
antes estavam errados em uma franquia de sucesso e agora ele que vai ensinar
todos como se comportarem através de suas mensagens engajadas.
Deixem aí nos comentários se alguma coisa que eu disse fez sentido. Acho que as últimas coisas que vi da cerimônia nos últimos anos foi só a exagerada exaltação do "Parasita" - filme que sinceramente, nem acho que marcou isso tudo -- e do Will Smith se passando. E ele parece tá fazendo ótimos papeis desde então, como esse do trailer abaixo, só que sendo ignorado pela turma do amor venceu...
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