Dizem que professor ganha pouco, mas se diverte. Não sei que asno de teta, que filho de égua barranqueira cunhou tão falacioso adágio.
Evolução. Ao longo de duas aulas, de 100 excruciantes minutos, falei aos 3º anos do Ensino Médio (a versão anêmica e aidética do saudoso Colegial) sobre Lamarck(ismo), Darwin(ismo) e Neodarwinismo. Coloquei no quadro os pontos principais de cada teoria, um apanhado geral das ideias de cada pensador e mais os destrinchei oralmente.
Ao fim da aula, encomendei aos alunos de cada sala - tenho sete salas de terceiro ano - que fizessem um trabalho, uma pesquisa mais completa, mais ampla sobre o assunto exposto. Escrevi no quadro os tópicos que eu queria que pesquisassem. Como conclusão da pesquisa, que traçassem paralelos entre as três teorias, destacando seus pontos em comum e suas divergências.
Dizem também que os professores não leem os trabalhos que pedem. Nesse caso, pura verdade. Não seria possível nem que eu quisesse. Tenho 16 salas com uma média de 40, 42 alunos. Façam as contas e vejam se seria possível. Não leio os trabalhos linha a linha. Faço uma leitura mais do que dinâmica. Com a caneta, vou ticando os itens que pedi e pronto. E quando me descuido, quando me meto a ler mais pacienciosamente, estrepo-me, arrependo-me! Como hoje.
Vejam só que pérola da Progressão Continuada caiu-me às mãos, hoje, logo às sete da matina, que joia rara da pedagogia do afeto e da inclusão. Tão preciosa que fiz questão de registrá-la fotograficamente para a posteridade. Antes da foto, um aviso, ou melhor, um pedido : não cobrem do(a) apedeuta rigores e correções de ortografia, pontuação, qualquer noção de concordância ou de coesão de frase, afinal, vocês estão pensando o quê? Que escola é para formar literatos, novos Machados de Assis? Porra nenhuma. Escola, depois do finar do governo militar, presta-se, segundo a LDB paulofreirista que rege a educação brasileira, a formar o "cidadão". Esqueçam esse mero detalhe de que a maioria dos alunos sai do ensino médio mal alfabetizada, tentem se atentar apenas para o "conteúdo" da conclusão do(a) aluno(a), a sua conclusão a respeito da teoria de Lamarck; circulei-a à caneta.
Segundo o(a) pupilo(a), o lamarckismo era a teoria em que criam os povos que seguiam Lamarca (a maiúscula iniciando o nome é por minha conta, óbvio) na época da ditadura militar.
Pããããããta que o pariu!!! Jean Baptiste Lamarck virou Carlos Lamarca, militar desertor que se tornou um dos líderes do movimento terrorista VPR, que visava a instalação da chamada "ditadura do proletariado" no Brasil, lá pelos idos das décadas de 1960, 1970.
Lamarck virou Lamarca!!! É o samba da girafa comunista doida!!!
O(a)
aluno(a) também enfiou os neandertais na teoria de Darwin, porém,
depois do Lamarca, isso até passa despercebido, quase chega a fazer
algum sentido.
Valha-me São Darwin! Ou, como, provavelmente, diria o(a) aluno(a) em questão, Valha-me Santo Daime!!! Surreal é a atual normalidade!!!
Essa é a geração da Pátria Educadora da esquerda. Do ECA e da LDB paulofreirista. Essa é a geração que, a mando dos peidagogos, teve o seu "tempo de aprendizado" respeitado, que nunca foi "obrigada" a decorar a tabuada nem os tempos verbais nem os afluentes do Amazonas. Esses são os rebentos, as crias da cruza maldita entre Paulo Freire e o telefone celular!
Ganhamos pouco, mas nos divertimos? Só se o sujeito tiver pendores sadomasoquistas, se gostar de levar choques elétricos no saco e depilar o cu com cera quente.
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