E ai, Ozyleitor, como andas?
Hoje, o quadro MEUS QUERIDOS ARTISTAS é especial, pois se trata do aniversariante do dia, outro britânico danado!
-----------------------------------------------------------------------------------------------
David Chester Gibbons, mais conhecido como Dave Gibbons, nasceu no ano de 1949, na Inglaterra. Desde muito cedo, com apenas 7 anos de idade começou a ler Histórias em quadrinhos. Embora tenha se formado como um Agrimensor de edifícios, Dave assim que pôde abandonou a área para seguir sua paixão desde criança que era desenhar Quadrinhos.
Começou sua carreira nesse universo, de fato, trabalhando em títulos de terror tanto para DC Thomson quanto para a IPC onde suas habilidades eram de se impressionar desde o inicio.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Posteriormente, Gibbons entrou para a equipe da revista britânica 2000 AD (onde muitos artistas ingleses que queriam ingressar no mundo dos quadrinhos acabavam “caindo”), e se tornando o artista principal da Doctor Who Weekly/Monthly desenhando da edição de número 1 a 69.
Ja na década de 80, o talento de Gibbons foi reconhecido pelo então editor e escritor Len Wein, o qual o introduziu a DC Comics norte americana.
Ao longo da década, Gibbons ilustrou vários títulos incluindo Lanterna Verde, Flash e Superman.
Gibbons se tornou muito conhecido no mercado Norte Americano por ser o parceiro do roteirista Alan Moore na série de 12 edições Watchmen, hoje uma das Graphic Novels mais vendidas do mundo e a única História em Quadrinhos a entrar no Top 100 Novels da revista Time.
Quando soube que Moore estava cogitando a criação de uma nova equipe de heróis e um novo título, Gibbons entrou em contato dizendo que queria participar daquela loucura toda e Moore respondeu com um grande Sim. Com a aprovação de Dick Giordano, diretor administrativo da DC Comics na época, as duas mentes trabalharam numa das melhores Histórias em Quadrinhos ja feitas.
Seu trabalho em Watchmen é magnifico, notável, impecavel (na minha opinião, é claro).
A partir da década de 90, Gibbons se aventurou também como escritor criando o roteiro de diversos títulos como por exemplo Superman Kal que fez para ser ilustrado por outro magnifico artista José Gárcia-Lopez.
Ilustrou outros vários títulos para diferentes editoras como DC Comics, Marvel Comics, Image Comics e Dark Horse, e fez parcerias com outros grandes nomes como Frank Miller em Give my Liberty e posteriormente em Martha Washington Goes to War.
Em 2011, Gibbons foi um dos 62 desenhistas de quadrinhos que apareceram no palco do IGN no Kapow!, convenção em Londres, para definir dois Recordes Mundiais: A produção mais rápida de um quadrinho, e o maior número de colaboradores para uma História em Quadrinhos. Com os funcionários do Guinness à disposição para monitorar seu progresso, o escritor Mark Millar começou a trabalhar às 9h roteirizando a revista em quadrinhos Superior, com vários artistas aparecendo no palco ao longo do dia para trabalhar nos lápis, tintas e letras. Os artistas incluíram Gibbons, Frank Quitely, John Romita Jr., Jock, Adi Granov, Doug Braithwaite, Ian Churchill, Olivier Coipel, Duncan Fegredo, Simon Furman, David Lafuente, John McCrea, Sean Phillips e Liam Sharp dentre muitos outros nomes. Todos desenharam um painel cada, com o artista “chefe” Leinil Yu criando a capa do quadrinho. O livro foi concluído em 11 horas, 19 minutos e 38 segundos, e foi publicado pela Icon em 23 de novembro de 2011. Todos os royalties foram doados para a Yorkhill Children's Foundation.
Há muito o que se falar sobre Dave Gibbons, tentei fazer uma breve passagem apenas pelos primeiros trabalhos e os principais. Se faltou algo crucial, me avise nos comentários!
Ficarei devendo o desenho final no post de hoje, acabou que não deu tempo e prefiro fazer algo legal do que as pressas. Desculpem!
Edit: Watchmen e mais alguns trabalhos de Gibbons podem ser baixados aqui:
Meu instagram para verem mais trabalhos como freela: @ilustraguarnieri
0 Comentários