Lançado em 1997 como um exclusivo de N64, e tido até hoje como um dos melhores cartuchos do console, 007 Goldeneye, ao contrário de seu filme, se mantém relevante até os dias atuais, tanto pela forma que “criou as regras” do gênero FPS (First Person Shooter) em seu modo história, bem como seu saudoso multiplayer, o qual abriu portas para franquias hoje mais famosas como Medal of Honor (essa no limbo, por enquanto) Couter Strike, Call of Duty e Battlefield. O nível de êxito do jogo é tão grande, que passados tantos anos e consoles, nunca teve outro jogo do agente inglês a altura, embora tenha tido outros títulos bons.
Em 2007 estava previsto o lançamento de um remaster com respeitoso
polimento gráfico e mecânico para ser lançado para o X-Box 360, mas dada as
discordâncias entre a agora licenciadora Microsoft com os vários detentores dos
direitos da marca, o jogo acabou sendo cancelado e virando uma lenda urbana na
internet. Seguindo as rígidas diretrizes da marca (tais quais redução de
violência, mudança para Daniel Craig que era o ator da vez) a EA conseguiu lançar
seu remake da obra, portado para PS3, X-Box 360, Nitendo Wii e afins. O jogo foi
recebido de forma morna por se assemelhar mais a um Call of Duty genérico e
pouco inventivo, do que uma reconstrução de um clássico.
Nesse meio tempo, sempre rondou a internet vídeos de supostos
recriamentos do zero do jogo, com engines modernas, tais quais esse:
Pesquisando ano passado uma forma de jogar a versão original
de N64 de forma online, descobri até esse mod feito por cima de Half Life (Tal
qual o CS 1.6) e consegui jogar umas partidas. Basta instalar o CS 1.6, ter uma
conta da Steam, instalar esse mod e ser feliz. É recomendável para saudosistas
como eu que jogavam no N64, alguém mais jovem acostumado do PS4 para cá
provavelmente vai achar uma porcaria.
E cá voltamos com o "GoldenEye XBLA", funcionando por emulação, podendo ser baixando por AQUI entre outros lugares. Infelizmente, meu PC não aguenta o tranco, mas o que mais tem são vídeos do pessoal empolgado zerando e testando o multiplayer local. O jogo reconhece todos os comandos do joystick do 360 sem configuração prévia, e pode alternar para a versão com os gráficos originais com um mero apertar um gatilho. Abaixo algumas screenshots que tirei de vídeos.
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