TOP - 10 melhores episódios da série animada dos X-men

 


TOP - 10 melhores episódios da série animada dos X-men

 

De todas as adaptações de heróis já feitas, uma que demonstrou grande sucesso nas animações foram as animações dos X-men. Enquanto os filmes deles feito pela Fox são um iô-iô de sucesso e fracasso, quando se trata de animação, os filhos do átomo tiveram vários desenhos de sucesso, incluindo nostálgico e memorável X-men evolution assim como o subestimado e, infelizmente, incompleto Wolverine e os x-men. Porém, embora ambas animações sejam boas, o maior sucesso dos x-men na animações é a série animada dos anos 90.

 


Criada em 1992, a série, tal como Batman série animada e Gargulas, foi uma adaptação bastante popular pelo fato de adaptar bem as hqs, trazendo a ação e aventura dos mutantes como também o drama maduro e complexo das hqs. Seus episódios embora tivessem aventuras épicas e super heróis carismáticos, também abordavam temas sociais que pouco eram explorados em desenhos animados, como racismo, corrupção, escravidão e até mesmo religião. Isso ajudou a série se torna bastante popular, virando um dos maiores sucessos da década de 90.

 

Até mesmo nos dias de hoje a série é ainda lembrada pelos fãs como uma das melhores representações dos filhos do átomo, a ponto que até mesmo os criadores da série anunciaram intenção de querem trazê-la de volta no Disney+.

 


Porém, quais são os episódios mais memoráveis? Quais episódios deixaram um maior impacto na série e são lembrados até hoje? Pois bem, vamos descobrir. Esse é meu top 10 melhores episódios do X-men série animada :

 

10) Memórias de Xavier (Quarta temporada episódio 16)

 


Trama Numa noite nublada, abre-se um portal entre a Terra e o plano astral. Desse portal sai o Rei das Sombras, um antigo inimigo do Xavier, que acaba possuindo o professor. Privados de seu mentor, os x-men tem que encontrar uma forma de libertar o Professor e derrotar o Rei das Sombras.

 

Opinião :  Um dos aspectos legais da série é a forma como explorava cada membro dos x-men e Xavier não foi uma exceção. Ao invés de transformarem ele num refém que é sempre tirado da jogada, a série sabia fazer episódio focados no professor e no passado. No caso de Memórias do Xavier, o episódio faz um bom trabalho explorando o passado do mentor dos x-men e os eventos que o levaram a criar os heróis, para proteger de ameaças como o Rei das Sombras.

Outra coisa legal do episódio é o climax, envolvendo um duelo épico entre Xavier e Jean contra o vilão no plano astral.

 

9) O Homem de Aço (Segunda temporada episódio 5)

 


Trama : O filme reconta a origem do Superman, com o jovem Clark... pera...Homem de Aço errado...kkkk

O episódio mostra Wolverine voltando para o Canadá onde é capturado pelos seus antigos colegas da Tropa Alfa, que buscam remover o adamantium do esqueleto de Logan.

 

Opinião : Sendo um dos membros mais populares dos x-men, Wolverine teve episódios pra se destacar, com esse sendo um dos primeiros. Homem de aço é praticamente "X-men origens Wolverine" só que melhor, com o foco não sendo só o Logan enfrentando pessoas de seu passado mas também os flashback que mostram a sua origem, sua relação com a Tropa Alfa (no caso o Guardião e sua esposa Heather) e como eles o ajudaram a recuperar sua humanidade, perdida devido aos experimentos da Arma X.

 

8)  A ilha de escravos (Primeira temporada episódio 7)

 


Trama : Ao descobrirem que a ilha de Genosha recebe bem os mutantes, os x-men enviam Tempestade, Gambit e Jubileu para investigar. Quando chegam lá, eles são capturados e descobrem que o governo de Genosha na verdade  escraviza os mutantes. Com seus poderes neutralizados, o trio teria que encontrar uma forma de escapar e liberta os prisioneiros desse governo opressor.

 

Opinião : Um dos melhores exemplos de como a série tocava em assuntos sociais é esse episódio, com a situação dos mutantes sendo uma critica a escravidão em paises distantes. O suspense no episódio é grande, a ponto que o telespectador torce para que os x-men consigam escapar e derrotar esse governo corrupto. É também um bom episodio do Gambit, com as decisões que o ladrão toma, embora questionáveis, acabam no final trazendo a vitória para os heróis.

 

7)  A Bela e a Fera (Segunda temporada episódio 10)

 


Trama : Enquanto trabalha num hospital, Fera acaba se apaixonando por uma de suas pacientes, Carly. Porém o romance dos dois acaba tornando ela um alvo dos Amigos da Humanidade, um grupo anti mutante. Enquanto isso, Logan acaba se infiltrando na organização dos vilões e descobre algo supreedente sobre o lider deles, Craydon Creed.

 

Opinião : Após passar uma temporada inteira afastado dos x-men, o Fera consegue sua chance de brilhar na segunda temporada, com esse episodio sendo uma de suas melhores participações. Embora seja retratado como o cientista excêntrico e pacifico da equipe, "Bela e a Fera" mostra um outro lado do Fera, que é o desejo dele querer se encaixar na sociedade e ter uma relação com outros humanos, a tragedia de ser incapaz disso devido a sua aparência bestial.

O fato de Carly se torna alvo de um grupo anti mutante só pelo fato dela se apaixonar pelo Fera ajuda não só a mostra o motivo do Fera se incapaz de realizar seu desejo mas também mostra a tragedia de ser um mutante, visto que não são apenas os mutantes que são perseguidos mas também todos que os defendem, incluindo humanos.

Wolverine também brilha no episódio, mostrando um lado inteligênte conseguindo não só se infiltrar nos Amigos da Humanidade, como descobre a forma para derrota-los.

 

6) A Saga da Fênix/A saga da Fênix Negra (Terceira temporada episódio 3 a 7 e 11 a 14)

 


Trama : Após ter uma visão telepática, Xavier envia os x-men a  uma missão no espaço onde Jean se sacrifica para salvar seus amigos de uma tempestade cósmica. Porém, ao invés de morrer, ela acaba possuida pela entidade Fênix, que veio a Terra ajudar Lilandra a proteger o cristal M'krann, uma reliquia tão poderosa capaz de destruir o universo.

 

Opinião : Se vocês são fãs da história original das hqs e estão decepcionados com a forma como a saga foi detonada pelos filmes, recomendo muito essa adaptação de mutiplos episódios, que conseguem capturar a essência do material original, mostrando os x-men numa saga cósmica, envolvendo aliens, batalhas no espaço e um dilema grande que eles tem que encarar, de salvarem o universo da própria Fênix, sendo forçados a lutar contra a própria Jean.

 

5) Santuário (Quarta temporada episódios 6 e 7)

 


Trama : Buscando garantir a sobrevivência da raça mutante, Magneto invade a ONU e revela ter construido o Asteroide M, um asteroide localizado acima da Terra, que agiria como um santuário para todos os mutantes. Tentando evitar que seu velho amigo provoque uma guerra com o mundo, Xavier e seus x-men vão ao Asteroide M falar com Magneto, porém acabam se envolvendo numa conspiração para eliminar o mestre do magnetismo e provocar uma guerra entre a Terra e o asteroide M.

 

Opinião : De todos os vilões dos filhos do átomo, Magneto foi um dos melhores na série. Ao invés de retrata-lo como um vilão clichê de desenho animado, os criadores souberam trabalhar bem a imagem do Magneto não como um vilão diabolico mas sim um antagonista, que busca o mesmo objetivo dos x-men porém usa métodos diferentes. De todas as participações na série, Santuário é a melhor, principalmente por mostra o lado heroico de Magneto, com ele estando disposto a se sacrificar para salvar todos os mutantes, incluindo os x-men, de um vilão que ele acidentalmente acabou ajudando a chegar no poder.

 

 

4)  Proteus (Quarta temporada episódios 4 e 5)

 


Trama : Os x-men vão a Ilha Muir ajudar uma velha amiga do Xavier, Moira Mctagget, a capturar um poderoso mutante que escapou do seu laboratório. Para dificultar as coisas, os filhos do átomo descobrem que o mutante, Proteus, não é um monstro mas sim um garoto de 17 anos, filho de Moira, oque torna as coisas ainda mais difíceis para os heróis.

 

Opinião : Mais um exemplo de como a série sabia adaptar as hqs. Ao invés de seguirem o material original e ter Proteus sendo um monstro cruel, os criadores deram uma boa alteração tornando-o um antagonista bem mais simpático. Proteus não é mal, mas apenas um garoto com um poder de alterar realidade que foi abandonado pelo próprio pai e forçado pela mãe a viver parte de sua vida num laboratório. É fácil compreender as motivações de Proteus que ele está passando.

 

Além disso o episódio explora bem o Xavier e seu lado humano. Mesmo podendo resolver a situação com seus poderes mentais, Xavier tenta ao máximo raciocinar com Proteus e convencê-lo a reconhecer seu erro. Ao invés de força ele opta pro salvar o dia com gentileza, compaixão, agindo como a figura paterna que Proteus não teve.

 

3) Exame de Sangue ( Quinta temporada episódio 6)

 


Trama :  Descobrindo que sua mãe está viva e que foi capturada pelos Amigos da Humanidade, o mutante Noturno vai buscar ajuda dos x-men para resgata-la. Porém quando encontram a mãe de Noturno, os heróis acabam tendo uma revelação chocante de que Noturno e Vampira são filhos da vilã Mistica.

 

Opinião : De todos os x-men, Noturno é o meu favorito assim como um dos meus heróis favoritos das hqs em geral. Embora sua estreia na série tenha rolado antes no episódio "Um mutante dos diabos" (também um episódio fantástico) é "Exame de Sangue" que mostra o porquê dele ser um dos melhores x-men. Nesse episódio, Noturno está lidando com suas emoções, encarando o fato de quem sua mãe realmente é. No entanto, mesmo com essa descoberta, mesmo com Mistica jogando na cara dele que ela nunca quis ter filho como ele, Noturno não fica bravo ou expressa odio pela mãe e sim perdoa ela por tê-lo abandonado, expressando confiança de que sua mãe um dia poderá se torna uma pessoa melhor. Em outras palavras, o episodio mostra como a fé que Noturno tem nas pessoas age como algo positivo para ele e o ajuda ser uma pessoa melhor que seus inimigos, que são guiados pelo odio e discriminação.

 

2) O valor de um homem (Quarta temporada episódios 1 e 2)

 


Trama : Com ajuda do mutante traidor Fitzroy, os Sentinelas conseguem alterar a história, fazendo com que Xavier seja morto no passado e nunca forme os x-men. Para corrigir a alteração de Fitzroy, os viajantes do tempo Bishop e Shard se unem as versões alternativas de Wolverine e Tempestade para poderem impedir o assassinato de Xavier.

 

Opinião: Embora a série tivesse adaptado episódios envolvendo viagens no tempo, incluindo uma adaptação de Dias no Futuro Esquecido, O valor de um homem é simplesmente fantástico. Não só a aventura é bem épica, tendo bastante influência de filmes como Exterminador do Futuro (apesar da necessidade de ignorar como as leis de tempo no universo marvel funcionam) e mostrando a importância que o Xavier tem não só para os x-men mas para os mutantes  em geral.

 

No entanto, o destaque do episódio é o romance entre Wolverine e Tempestade. Embora eu prefira a Ororo com o Pantera Negra, e esse episódio realmente faz o telespectador se importar com o casal e o dilema que eles estão passando, optando por salvarem o mundo a custo de sua própria existência.

 

1) A história da Vampira ( segunda temporada episódio 9)

 


Trama : Após uma luta contra a Irmandade, Vampira passa a ser assombrada por um fantasma do seu passado, uma moça que restaura memórias que foram trancadas pelo Xavier. Ao investigar essas memórias, Vampira começa a descobrir detalhes sinistros sobre seu passado e no processo entra num duelo pelo controle de sua mente.

Opinião : Tal como coração de gelo foi para a série animada do Batman, esse episódio foi o ponto alto da série dos x-men. Essa foi a história que determinou o tom da série para os fãs, mostrando histórias épicas envolvendo heróis incompreendidos, porém tendo também um drama pessoal focado nesses heróis e seus dilemas e conflitos pessoais.

 

Até o momento Vampira tinha sido estabelecida como uma personagem legal, amigável e badass que lidava com o fato de não poder tocar fisicamente em ninguém. Esse episódio levou o drama da heroína para um novo patamar, mostrando seu passado com a Irmandade, seu arrependimento por ter roubado os poderes da Ms Marvel e a luta que ela tem buscando se redimir pelo erro que cometeu.  Considerando como Vampira foi bem mal representada nos filmes, esse episódio é um exemplo de como adaptar uma das melhores integrante dos x-men e em outras mídias  e eu espero que o MCU busque inspiração nesse episódio e nessa série caso futuramente decidam adaptar os x-men nos seus filmes.

 

Então? concordam com minhas escolhas? Tem um episódio favorito da série que vocês se lembram? Podem colocar nos comentários.



Postar um comentário

0 Comentários