Joba Tridente: Esculturas UP - PULL


ESCULTURAS UP - PULL
de Joba Tridente
publicado originalmente em Lixo Que Vira Arte

Houve um tempo em que, entre outras coisas, o Brasil importava leite em pó da Argentina. Em meados da década de 1990 (por aí), o produto que hoje é vendido em saco aluminizado, vinha em lata de 1 kg. Bom, eu gosto muito de leite e, como o importado era mais barato que o brasileiro, eu comprava. Toda via do consumo, no entanto, o que mais chamava a minha atenção era a qualidade do lacre laminado (12 cm de diâmetro), que parecia feito de aço escovado. Fiquei tão fascinado por aquelas lâminas que resolvi guardá-las..., até inventar algum uso.


Assim, numa bela e ensolarada manhã de setembro do ano 1999, resolvi dar um tempo no recorte de papel, usado na composição dos meus Cartões Especiais, e ver o que conseguia criar com os lacres laminados. A ideia que me iluminou surgiu com os dizeres UP PULL (Erga e Puxe), no lacre. Seguindo a regra (modo de abrir) poderia criar uma obra que ganhasse volume (dimensionalidade) quando erguida e puxada para fora da lâmina. E mais, poderia criar algo que, conforme o ângulo de exposição à luz, projetasse a sombra (contornos e texturas) da obra numa parede e ou qualquer outra superfície. Deste modo foram surgindo Discos Voadores, Dragões, Peixes, Caramujos... 




Aos Objetos Escultóricos, que podem ser redimensionados e expostos ao natural ou, se acoplados a algum tipo de luz, projetar a imagem da obra no teto, chão e parede chamei de Esculturas Up - Pull (erga e puxe). Para criar esta Obra de Arte Divertida improvisei pregos, martelo, alicate, chaves de fenda.


Posteriormente utilizei outras técnicas (com boleadores e tesouras) para formatar Peixes e Pássaros, em alto e baixo-relevo, noutros tipos de lacres laminados.

*****
criação.fotos.jobatridente
  


Joba Tridente: Artista Plástico - Individuais: 1991 - Sagrados e Profanos - Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Curitiba-PR; 1986 - Sagrados e Profanos - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1984 - Arteveste - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1983 - I Comício Cósmico de Brasília - Centro Cultural Le Corbusier – DF e Arte Alternativa II e III - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1982 - Arte Alternativa - Galeria Jegue Elétrico – DF. Artista Plástico - Coletivas: 2018 - Brinquedos do Brasil - Invenções de muitas mãos - SESC/Itinerante. 2015 - Bench Artes - São Paulo-SP; Nem Tudo Termina em Pizza - São Paulo-SP. 2013 - Mail Art Cupcake - MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2000 - Fandango Subindo a Serra - SESC da Esquina - Curitiba-PR.  1997 - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97 - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR. 1996 - V Concurso de Presépios - Memorial da Cidade de Curitiba - PR; 1994 (itinerante: 1995/1996) - Suite Vollard, Picasso - Uma Interpretação Paranaense - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR; 1987 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF e Levante Centro-Oeste - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1986 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1983 - I salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Hall da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ e II Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Centro de Convenções de Brasília - DF; 1977 - II Salão de Arte e Pensamento Ecológico - Touring Club de Brasília - DF; 1974 - I Encontro de Artes do ABC - Hall do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo - SP. Artes Gráficas, Humor e Quadrinhos: 1997 - 1ª Mostra da Ilustração Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Curitiba - PR; 1993 - Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro - RJ; 1991 - Arkivo Gráphico - Gibiteca de Curitiba - PR; 1980 - Brasília 20 Anos - Hall do SESC - DF e  Caricatura e Desenho de Humor de Ontem e de Hoje - Criatura-I - Exposição itinerante organizada pela FUNARTE em: DF/SP/RJ/BA/CE/PR; 1977 - II Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1976 - Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF.

Postar um comentário

0 Comentários