Homem-Aranha: Longe de Casa
por Joba Tridente
publicada originalmente em Claque ou Claquete
Havia quem apostasse que ele jamais voltaria do pó de
Thanos. Havia quem apostasse que, assim como outros heróis, suas células
estariam espalhadas por todo o universo. Havia muitas teorias estapafúrdias
sobre heróis e super-heróis que não voltaram e ou sequer voltariam da Guerra
Infinita que culminou no Ultimato. Mas ele não só voltou como, mesmo
precisando urgentemente de férias e de um bom plano para conquistar MJ (Zendaya),
o adorável adolescente Peter Parker/Homem-Aranha (Tom Holland,
excelente) já está soltando (meio a contragosto, é verdade) suas teias na
Europa, para mais uma vez salvar o mundo, enquanto a sua vida romântica
desanda.
Enredado ao ótimo Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) e ao alucinante Vingadores: Ultimato
(2019), a mais recente aventura juvenil Homem-Aranha: Longe de Casa (Spider-Man:
Far From Home, 2019), dirigida por John Wats (HA: De Volta ao Lar)
traz o aracnídeo às voltas com os mistérios do Mysterioso (Jake Gyllenhaal, excelente), um Herói
que diz ser de uma Dimensão Paralela e que aparece no nosso planeta, perseguindo
quatro vilões estranhos, e, através do agente Nick Fury (Samuel L. Jackson),
pede a ajuda do Homem-Aranha para combater os Elementais da
Natureza (Terra, Ar, Água, Fogo) que destruíram o seu mundo. Bem, é claro
que o ex-Herói da Vizinhança não vai negar teia.
Mas, tinha que ser justamente agora, quando ele se
prepara para sair em viagem de férias pela Europa, com a sua turma do colégio, e
acredita ter a chance de finalmente se declarar à MJ, na Torre Eiffel?
Bem, num tempo de escassez de Heróis (pós-Ultimato) e já que até
o gorducho Thor foi guardar outras galáxias, cabe a ele (mesmo sendo um “aprendiz”
de Herói) honrar os Vingadores (é o mínimo que o seu mentor Tony
Stark esperaria dele). Assim, na hora do não tem tu vai tu mesmo, vale tudo
para o garoto que ainda não aprendeu a conciliar os ardores da adolescência com
as grandes responsabilidades..., até mesmo encarnar um obscuro Macaco Noturno
para enfrentar as chamas de um vilão incandescente.
Homem-Aranha: Longe de Casa, roteirizado por Erik Sommers e Chris McKenna
(que bateram cartão em De Volta ao Lar) é uma comédia juvenil de
ação e aventura de ficção científica, onde não faltam bons efeitos especiais;
destruição (óbvio!) de grandes marcos arquitetônicos; romances improváveis; piadas
e gags (previsíveis) que, assim como no filme anterior, nem sempre funcionam; sequências
de tirar o fôlego, no terceiro ato, com algumas cenas que até lembram a
magnífica animação Homem-Aranha
no Aranhaverso (2018); e o melhor, tem reviravoltas espetaculares
para quem conhece (ou não!) o personagem Mystério..., inclusive nas duas
cenas pós-créditos. A primeira é uma bomba que vai dar o que falar (assim como Vingadores:
Guerra Infinita) e a segunda é uma pegadinha genial, levemente (?) relacionada
a uma fala (que pode passar despercebida) no segundo ato!
Felizmente, desta vez, o trailer não estragou a
receita, mas falar demais sobre a sua trama é acabar entregando os ingredientes
de qualidade que dão charme e ponto ideal de cozimento nesta história
arrebatadora. Se bem que, com certeza, em breve (infelizmente já está na web!),
quem não assistir na estreia, vai ser alertado por algum basbaque. Toda via das
produções Sony/Marvel, porém, basta dizer que Homem-Aranha: Longe de Casa
tem seus momentos de leveza, de pancadaria tradicional do gênero, de emoção
genuína e até de uma curiosa explicação do retorno dos desaparecidos. Todo o
elenco é muito bacana..., Tom Holland e Jake Gyllenhaal (com personagem difícil e muito bem desenvolvido) estão
excepcionais. O roteiro tem lá suas escorregadelas e algumas incoerências (que
fazem parte do pacote juvenil expandido), mas não decepciona. A direção de John
Watts é certeira e raramente perde o tom. Enfim, os fãs e espectadores de
primeira (?) aventura não vão ter do quê reclamar! Ah, não falei (ou reclamei!)
da trilha sonora, porque também é uma surpresa...
*Joba Tridente:
O primeiro filme vi
(no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros vídeo-documentários fiz em 1990.
O primeiro curta (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer
crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se
compara à "traumatizante" e divertida experiência de
cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do
norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.
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