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“Escritor Convidado”, escrito por RiptorBR, publicado originalmente em: https://disqus.com/home/discussion/channel-familiamarvel/estudo_mostra_que_games_violentos_nao_tornam_jovens_mais_agressivos/
A Oxford Internet
Institute realizou recentemente um novo estudo a fim de encontrar ligações
entre o tempo gasto em jogos eletrônicos violentos e o aumento do comportamento
agressivo em jovens. Segundo o relato, não há evidências substanciais para
vincular os videogames à agressões em adolescentes.
Apesar de no passado terem aparecido diversos outros
""estudos"" conduzidos para provar o contrário, prejudicando
a imagem de uma indústria como um todo, o estudo da Oxford publicado na Royal
Society Open Science afirma ser uma das descobertas mais definitivas até
hoje: segundo Andrey Przybylski, professor responsável pela pesquisa,a "ideia de que os videogames violentos
impulsionam a agressão no mundo real é popular, mas que nunca foi muito bem
testada ao longo do tempo". Por isso, o estudo atual foi separado do
trabalho anterior através de um pré-registro, onde os pesquisadores publicam
suas hipóteses, métodos e técnicas de análise antes de iniciar a pesquisa.
Isso significa que os dados anteriores não podem ser analisados
novamente, protegendo, assim, qualquer tipo de resultado diferenciado. Para o
professor, parte do problema existente nas pesquisas de tecnologia é que "existem muitas maneiras de analisar
os mesmos dados, o que produzirá resultados diferentes", onde segundo
ele, "é mais fácil pegar casos isolados do que analisar como um todo uma
situação.”
A co-autora do projeto, Dra.
Netta Weinstein, da Cardiff
University, apóia essa ideia, afirmando que os vieses dos pesquisadores
podem ter "influenciado
estudos prévios sobre este assunto, distorcendo a compreensão de muitos sobre
os efeitos dos videogames", onde pesquisas anteriores possuíam uma
confiança excessiva em auto-relato, o que não aconteceu no estudo atual, visto
que o mesmo utilizou uma combinação de dados subjetivos e informações de pais e
responsáveis.
No entanto, vale mencionar que apesar do novo estudo não
mostrar nenhuma conexão direta, os pesquisadores observam que videogames, como
qualquer outra mídia, pode acabar incitando atos violentos, mesmo que sejam
casos considerados "minoria", onde os taxar como únicos
"responsáveis" por alguma situação não é correto. Ainda nesse ponto, é
dito que games podem incitar sentimentos de raiva que podem ajudar uma pessoa a
se “desestressar”, além de incentivar uma competitividade que pode ser saudável
para alguns, mesmo que para outros isso acabe tomando a forma de brincadeiras
negativas dentro de comunidades de jogos, classificando assim esses
comportamentos específicos citados por último como antissociais.
Por fim, a pesquisa,intitulada "O envolvimento com videogames violentos não está associado ao
comportamento agressivo dos adolescentes: evidências de um relatório
registrado", utilizou adolescentes entre 14 e 15 anos de idade para
saber sobre seus hábitos e comportamentos em jogos. Mas será que essa nova
evidência finalmente tirará a imagem de que os videogames transformam os
adolescentes em pessoas violentas capazes de realizar assassinatos em massa?
Provavelmente não, mas já é alguma coisa.
Fonte
do Riptor:
https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.171474
Leia também mais textos do Riptor no blog: https://fmarvell.blogspot.com/
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