Não é novidade que a Netflix vem torrando rios de dinheiro para encher o seu catálogo o
mais rápido que puder, até por saber que a concorrência irá aumentar muito nos
próximos anos. Mas convenhamos que isso não vem significando que os assinantes
vem saindo no lucro "com muito conteúdo para ver"...mas isso não é o
assunto foco daqui.
E assim, no meio de um monte de coisa sendo
lançada em curto espaço de tempo, veio uma das apostas principais da plataforma
para o final do ano passado: Bird Box (inspirado no livro de Josh Malerman de
mesmo nome) que causou um aue bem considerável por parte do público, com uns
adorando o filme e outros...nem tanto. Então, decidi (algo que vinha sendo
planejando a um tempo) falar um pouco sobre esse novo "divisor de
águas" do momento. Sem mais delongas,vamos nessa:
Obs: Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que eu não
vou falar do livro, muito menos comparar ou falar da fidelidade do filme frente
a ele (pois não li). Logo, se por acaso você tiver interesse no mesmo, o
Saitama deve falar um post posterior sobre (não sei se ele vai fazer alguma
comparação com o filme) mas se fizer, ele deve ter mais moral para falar da
adaptação do que eu (já que ele conhece o material fonte oras).
Continuando:
Bom, você já deve saber do o
que o filme trata: há um mundo pós-apocalíptico, que nos é apresentado pelos
olhos de Malorie (personagem de Sandra Bullock) que está grávida. Tudo no
entanto parece relativamente normal, até que o caos começar a tomar conta
graças a criaturas misteriosas, que fazem as pessoas chegarem ao ponto de se
matarem (ou ficarem loucas de vez) só de olhar para elas, onde a protagonista
(assim como os outros personagens ao longo da trama) são obrigados a usar
vendas e outros métodos para não verem as criaturas e assim poderem se virar do
jeito que dá, já que os bichos não podem fazer mal nenhum se não forem
vistos....
Mas é claro que tudo não vai
ser nenhum mar de rosas de facilidade.
Com isso estabelecido de forma clara já no
início, o filme resolve trabalhar com duas linhas temporais que se intercalam
durante a trama: enquanto uma delas apresenta a jornada de Malorie, Garoto e
Garota (sim na maior parte do filme eles são chamados assim mesmo) na busca de
um lugar seguro rio a abaixo, a outra se passa bem antes desses acontecimentos,
para explicar todo o caminho trilhado pela protagonista até chegar ali.
E bem, como é de fato necessário para o
caminhar da história alguns pequenos saltos temporais (que juntos formam o
grande salto que separa as duas linhas de tempo) a divisão é justificável, até
para dar uma explicação concreta. Apesar disso, o filme poderia ter explorado
mas esse contexto, onde apesar de uma ou outra surpresa, a edição poderia ter
sido um tanto mais eficaz se a apresentação dos conceitos se refletisse
imediatamente em uma necessidade de aplicação ou reflexão na linha do futuro,
como é bem colocado quando, por exemplo, um objeto que acaba de ser discutido
no passado aparece no futuro na mão de uma das crianças. Não é algo que
atrapalhe o filme, mas ao trabalhar junto do roteiro, isso poderia ter evitado
alguns pontos de confusão que, mesmo resolvidos em algum ponto, poderiam trazer
uma força maior em sua apresentação.
Mas sem essa ressalva, a direção de Susanne
Bier segue sem tantos maiores erros: ao seguir o livro na decisão (certa) de
escolher não mostrar os “monstros” que levam a civilização ao caos, a diretora
trabalha bem o suficiente a câmera para que a aparição deles não seja
necessária.
"Mas você disse que não leu o..."
Sim, não li. Mas eu sei que a premissa nesse
ponto é igual oras!
Continuando:
Mas ainda assim, a
"identidade visual" das criaturas que o filme deu (na forma de folhas
ao vento) para mostrar sua proximidade...meio que tira um pouco do suspense que
é criado quando ela é mostrada por sons (como vozes de entes queridos ou dos
pássaros) que dão nome ao filme, o que ocasiona em um mau uso dessa mitologia
que vem sendo "alimentada" dentro da própria proposta do longa. É
algo que imagino que o livro sabe trabalhar melhor, não só pela execução mais
por ter o fator de não ter de "mostrar" algo propriamente, mas sim de
apenas montar um ambiente de tensão ao descrever uma situação.
Um bom exemplo comparativo do que estou a
dizer quanto a isso é Um Lugar Silencioso: o filme de John Krasinski abraça
seus conceitos desde o início ao ponto de abrir mão de fato do áudio para
abraçar o silêncio, usando isso como uma maneira de colocar o espectador dentro
de seu universo. É compreensível no entanto que é mais complicado fazer isso
quando a questão é a visão (enquanto que com a fala fica aspas "mais
fácil"), mas Bird Box poderia ter aproveitado melhor o uso de seus
conceitos sonoros para deixar o público mais próximo dos personagens.
Mais eu gostaria de deixar claro: eu não sou
de ficar fazendo comparações para julgar algo. Eu não gosto disso (quem leu o
post que fiz do Mogli do Andy Serkis sabe disso) onde eu tentei ao máximo não
ficar fazendo comparações com a versão do Jon Favreau, mesmo sendo inevitável
por se basearem em uma mesma obra.
Aqui tentei o mesmo mais em escala maior,
onde a única semelhança entre os filmes da vez é que ambos falam da necessidade
de não usar um sentido, já que se você analisar mais a fundo, você vai
concordar (ou ao menos entender) meu ponto:
1-Apesar de ambos utilizarem a perda de um
sentido, já começa pelo óbvio já citado de serem sentidos diferentes: em Um
Lugar Silencioso, a trama mostra o desafio dos Abbott em viver em silêncio
tendo filhos. Além disso, a responsabilidade desse desafio inegavelmente
aumenta com a morte do pequeno filho do casal (Beau), onde a falta de som é
bastante utilizada na trama, até para criar momentos de tensão.
Já em Bird Box, a família liderada por
Malorie tem como objetivo atravessar um grande rio para chegar a um lugar
seguro, onde as vezes o filme conta até com momentos de ação com os
"adoradores" dos bichos. O que ambos podem ter em comum, nesse ponto,
é que são filmes sobre "acreditar", sobre "nunca cair em
desespero" e sobre "continuar insistindo em querer viver não importa
qual seja o desafio".
2-Outro ponto é como os longas retratam a
vida dos sobreviventes: em Box, Malorie é basicamente uma realista fria que
mesmo que se importe com o próximo, precisa botar primeiro como preocupação um
jeito de continuar a viver no meio do caos, tendo de se adaptar a isso. Já Um
Lugar Silencioso mostra os Abbott tendo uma vida normal (bote muitas aspas no
"normal") onde fazem até ações comuns do cotidiano como um jantar em
família por exemplo, o que mostra que eles passam por isso já faz algum tempo.
O desafio principal aqui no entanto é quando Evelyn fica grávida e o casal precisa
fazer o parto sem que os monstros ouçam o barulho.
E 3-Um Lugar Silencioso se passa praticamente
todo na fazenda da família Abbott, onde é lá que se tem pistas de como está o
mundo após a invasão dos monstros. Também é através das pesquisas de Lee (o pai
da família) que se descobre que os aliens são cegos, chegaram por meteoros na
Terra e matam porque são sensíveis ao som, onde o filme usa todos esses fatores
só para retratar a vida de uma família nesse mundo.
Enquanto isso, Bird Box mostra como a
sociedade entrou em colapso aos olhos de Malorie: o filme mostra como é estar
em um grupo de sobreviventes e como o mundo se desfaz diante de seus olhos, ao
mostrar ondas de violência até de algumas pessoas até então
"confiáveis" para conquistar a sobrevivência.
Enfim, falando só do Box de novo:
Mesmo com aquilo que eu
falei de que o tema poderia ter sido melhor aproveitando, um bom ponto do filme
é perceptível justamente pela audição: a trilha sonora, assim como deve ser em
um suspense, é bem trabalhada para os momentos de clímax, ao mesmo tempo que
some nos momentos certos. Os créditos finais listam, literalmente, três
canções. Assim, não há o problema de uma quebra proporcionada por música, como
é comum ver em certos filmes.
Agora, se o longa tem um grande ponto alto de
destaque, esse é o desempenho da protagonista: Sandra Bullock leva o peso de
carregar o filme, apesar de outros personagens presentes. Já Sarah Paulson
infelizmente tem pouco tempo de tela, participando do momento onde tudo explode
para a gênese desse novo universo, onde sua participação acaba tendo
importância por isso.
John Malkovich é outro nome que aparece bem
no filme: seu personagem é o de mais destaque dentro dos secundários (ao menos
no quesito dramático) onde sua relação com a personagem de Bullock é uma das
melhores. Lil Rel Howery é outra atuação destacável,visto que seu personagem é
crucial para a apresentação de diversos conceitos de sobrevivência ao mesmo
tempo que serve para descartar a necessidade de explicação do fenômeno
ocorrente por parte dos personagens.
Enfim, todos os personagens apresentados com
a chegada do fenômeno servem ao menos para explanar as mais diferentes reações
que se possam ter ao novo panorama criado pelo apocalipse, com exceção de duas
delas: Cheryl, interpretada por Jacki Weaver, apesar de participar efetivamente
da trama, não adiciona muito. Já Tom (vivido por Trevante Rhodes) apesar da boa
atuação, pode ser mencionado da mesma forma.
No fim, Bird Box é um filme...bom. Ele
funciona como entretenimento, mas não se entrega em toda a sua plenitude quando
tenta retratar dramas pessoais e determinadas partes de suspense. Sandra
Bullock desempenha sem dúvidas uma boa atuação, mas mesmo esta perde um pouco
de força já que o filme não conversa totalmente consigo mesmo como se fosse um
todo, apesar de funcionar. E quando os elementos conseguem se completar, se vê
que o longa poderia ser melhor em certos pontos.
Mas como dito: o filme pode não se marcar
como um dos melhores do ano que foi lançado, mas é um filme que dá pra entreter
(eu pelo menos gostei apesar de tudo), fora o fato de eu não ter conhecimento
do livro.
Além do mais, se comparar esse com outros
filmes originais da Netflix como Vende-se Esta Casa, Extinção...ele chega a ser
"estupendo". Ou você quer que eu te lembre que eles lançaram:
O que mais tem é roqueiro cheio de pose que não passa de um capacho do sistema. Esbravejam sempre por rebelião, violência, mas somente quando o inimigo de direita atinge o poder. Quando a esquerda...
Pobre Paulista tem uma história engraçada. Primeiro Edgard Scandurra nega que seja uma música xenófoba; Anos depois o Nasi em sua biografia confessa que era; Depois Edgard Scandurra desmen o Nasi;...
O cara não tem a mínima capacidade de conhecer o próprio publico... Inclusive esses o qual tripudiou sendo os que davam a relevância que pouco tem uma banda de rock hoje em dia no Brasil, já que o...
A bem da verdade, eu só os conheço do microcosmo do Batman. E lá eles são muito superestimados. Pra mim eles estão os piores escritores do Batman e cia, quando escrevem os heróis; entretanto,...
O rock nacional é cheio de esquerdalhas, impressionante essa merda. Acho que tem muito a ver com a visão romantizada que a média criou durante os anos, que o rock deveria ser coisa de...
"Então, não querer conviver com fascista, com nazista não é intolerância, não é gesto antidemocrático ou de ódio" Então, segundo você, se eu mandar vocês da esquerda todos tomarem no cu,...
Primeiro, vamos restabelecer a verdade: a frase que voce e outros tantos atribuem a Lenin nunca foi dita por ele. Tem uns trouxas que leram o Olavo de Carvalho e ficam repetindo esta frase, como se...
HQ: BPDP - 1948 #05
-
Fechando o arco de* BPDP - 1948* com um capítulo sombrio e emocional, que
mostra as primeiras cicatrizes do grupo que um dia enfrentaria o pior do
oculto...
Utimate Homem-Aranha #15
-
*O ULTIMATE HOMEM-AREIA ATACA! Enquanto a poeira baixa dos eventos das
edições recentes, Peter, MJ e as crianças tiram férias em família — mas
nenhum lug...
Action Comics #1082
-
Capa Capa Variante Capa Variante Capa Variante Conteúdo Força Maior – Parte
Um Superman História em Quadrinhos 22 Páginas Título Original: Force
Majeure Pa...
X-Men 2099 13 (1994)
-
PARCERIA COM MOCHILEIROS DOS QUADRINHOS
Essa é uma tradução independente sem fins lucrativos feita por fãs. Todos
os direitos são reservados à editora ...
Gustav Mahler (1860-1911) - Symphonies 3, 4 & 9
-
Os trabalhos sinfônicos, de Mahler, são profundas expressões de suas
angústias e inquietações filosóficas. De certa forma, esses trabalhos
refletem sobre...
O Filho Renegado de Steven Spielberg
-
Faz parte da minha rotina, como garimpeiro das preciosidades do horror *old
school* online, fazer umas visitinhas diárias no fórum Karagarga, e
conferir ...
COF Anotado #4
-
Aula
Data/Duração
Conteúdo
Obs
4
18/04/2009
3:23:36
Louis Lavelle - Elementos antagônicos
já ouvi a aula e li a transcrição.
Read mo...
CURSED FILMS (2020) 1ª TEMPORADA COMPLETA
-
SINOPSE:
Explora os mitos e lendas por trás de algumas das produções de filmes de
terror de Hollywood.
DIREÇÃO:
Leslie Stevens
FORMATO: MKV / WEB RIP...
Radiant Black (2021-)
-
Para os fãs de INVENCÍVEL e MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS chega uma nova
série do aclamado escritor KYLE HIGGINS e do artista MARCELO COSTA que
reinventa os...
HOMEM DE FERRO (2024)
-
Roxxon e I.M.A. se aliaram para derrubar a Stark Ilimitada! Mas eles
subestimaram o novo Tony Stark. Mais furioso do que nunca, o Homem de Ferro
está pron...
Estranho Encontro (1958) - Suspense Nacional
-
*ESTRANHO ENCONTRO*
*Sinopse*
*Torturada mentalmente por um homem que sofre de neurose de guerra, Julia
certa noite consegue fugir e é recolhida por um j...
Mr. Bean
-
*.*
*Mr. Bean*
Produção: 1989 a 1995
Número de Episódios: 14 (Color)
Elenco: Rowan Atkinson como Mr Bean
Criação: Rowan Atkinson, Richard Curtis e Ben Elto...
Blood Creek
-
Nazistas macumbeiros: garantia de boa diversão.Joel Schumacher, pouco antes
de morrer, afirmava ter levado para a cama mais de vinte mil homens. Não
duvido...
Monster Brawl
-
A batalha definitiva dos monstros!!!
Imagine como seria reunir diversos monstros para lutas mortais para definir
quem é o melhor na porrada? Esse é MONSTE...
Operação Bikini (1963)
-
Título Original: Operation Bikini
Ano: 1963
País: Estados Unidos
Gênero: Missão, Batalha Marítima
Duração: 80 min
Direção: Anthony Carras
Sinopse: O filme ...
Krypto, the movie
-
Esta é a impressão que tive ao ver o trailer do novo filme do Superman do
James Gunn. Acho que o filme será divertido, esperançoso e colorido. Mas
since...
Brigantus Vol.1- Banido
-
*- Lá, estará uma jovem de olhos claros à minha espera. Ela aquecer-me-á o
coração com o seu sorriso.*
Mais um livro de Hermann, mais uma série de *H...
Internato derradeiro (La residencia) - 1969
-
*Também conhecido como: The house that screamed / A Casa dos desejos*
*Sinopse*: A senhora Fourneur (Lilli Palmer) é diretora de um colégio
interno para...
O ESPANTOSO HOMEM-ARANHA #45 (2024)
-
Sim, quando eles não sabem o que desenhar na capa para ilustrar o que tem
dentro da história, é só colocar o personagem triste debaixo de ...
DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) Legacy #665
-
Obs: O Tradutor Original é o novo nick do tradutor da edição #01 (Parker).
*DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) **Legacy #665*
*Sinopse: *Demolid...
Selvagem Red Sonja - Rainha das Ruínas Geladas
-
*Sonja parte para o norte congelado repleto de ação e drama. Sonja luta
pela própria vida contra todo tipo de criaturas estranhas e poderosas,
todas sob ...
[Lista] Publicações do Selo Vertigo: C
-
*OBRA*
*STATUS*
*RESENHA*
Chiaroscuro: The Private Lives of Leonardo da Vinci
traduzido por fãs
google
The Children's Crusade
traduzido por fã...
O fantástico mundo de Bobby
-
*Assistir O fantástico mundo de Bobby* online
*Assistir O fantástico mundo de Bobby *completo
*O fantastico mundo de Bobby todos os episódios online*
*O ...
O SITE MORREU, VIDA LONGA AO TELEGRAM!
-
Pessoal, depois de muito refletir, não irei renovar meus contratos de
hospedagem do site e repositório (Hostinger e MediaFire) e me dedicarei
exclusivament...
SUPLÍCIO DO MEDO (1967) - Christian Nyby
-
Suplício do Medo (MP4) - Legendado
*Sinopse*: Jack é o único sobrevivente de um ataque japonês à sua equipe em
Guadalcanal. Por causa de seu heroísmo e do ...
Lovecraft Country (TV Series 2020– )
-
Chicago, 1954. Atticus Turner (Jonathan Majors) é um veterano do exército
que vê sua vida mudar quando seu pai desaparece misteriosamente. Decidido a
encon...
Guerra - Para quê?
-
*Crianças mortas. Prédios em ruínas. Viúvas desamparadas. Cidades
destruídas. Sociedade s em colapso. Fábricas sem trabalhadores. Famílias
perdidas. C...
ANÁLISE: BIOSHOCK 2 (PS4 HD REMASTER)
-
Quase três meses desde o último post aqui no blog já devem ser o suficiente
pra muitos leitores estarem achando que eu bati as botas...
Filme: O Último Samurai (2003)
-
*O Último Samurai (The Last samurai) (2003)*
Olá jovens, continuando a série "filmes de samurai" dessa vez trago pra
vocês mais um pra lista. Ainda nesse...
Por que o Brasil é um país atrasado: Resumo do Livro
-
[image: Por que o Brasil é um país atrasado: Crítica do Livro]
Esse livro é uma leitura indispensável para quem quer entender todo o
cenário político e ec...
MARATONA 30 DIAS DE CINEMA
-
Quem me conhece sabe que não costumo participar de correntes ou desafios de
internet, mas durante os últimos trinta dias resolvi entrar num desafio de
ci...
Trailer: As Viúvas
-
De *Steve McQueen*, vencedor do Oscar® (*"12 Anos de Escravidão"*), e do
autor do best-seller e co-roteirista *Gillian Flynn* (*“Garota Exemplar”*).
Só tem...
ESTOICISMO: PARTE 1 - CAPÍTULO 2
-
*Os Primeiros Estóicos*
*HUMM...*
Zenão (333 - 261ac) foi o primeiro estóico. (E por Zenão, estou querendo
dizer Zenão de Cítio, que não deve ser confund...
CCXP 2017 - Ousadia ou Caxumba?
-
E mais uma vez os intrépidos autores da revista em quadrinhos mais querida
do cenário independente brasileiro marcaram presença no maior dos eventos
nerds...
Gun Candy
-
Laci destrói tudo em seu caminho, obcecada em desvendar o mistério de quem
matou seus pais quando era criança. Por que ela foi enganada toda a sua
vida, e ...
Por favor, cancelem o FIQ!
-
Eu tinha alertado a todos vocês sobre o desvirtuamento dos objetivos do
evento de quadrinhos conhecido como FIQ quase dois anos atrás. Na época, eu
disse...
Karpov x Timman, 1981
-
*A. Karpov 1 x 0 J. Timman*
*Torneio Estelar de Moscou, 1981*
*Gambito da Dama*
*Comentários: Anatoli Karpov*
*[* J. Timman, um dos melhores enxadrísta...