"Maldito sacrifício de Torre do Aronian..." |
O post
para download, além de um tutorial sobre como instalar o CHESS BASE 12 é sempre acessado no blog, e pode ser visto AQUI. Mas algumas pessoas me
perguntaram como usar esse programa, seja por ele estar em inglês, aparentar um
menu confuso ou mesmo o usuário não saber para quê ele o serve. E isso é
normal, nem todo mundo tem obrigação de ser expert
em informática, muito menos ela combinada com xadrez. Portanto resolvi listar
10 dicas para facilitar o manuseio objetivo de quem pretende treinar com essa
ferramenta:
10 – A DATA BASE
Vamos lá. O
CB é essencialmente um programa para analisar partidas, é o equivalente virtual
a um técnico de xadrez. Ao contrário de muitos softwares, ele não é para “jogar
contra a máquina”. O arquivo que ele lê, entre vários, e que falaremos aqui, é o
PGN ( portable games notation ). Digamos, que seja um (entre milhões)
entusiastas do Bobby Fischer, e queira ver as partidas dele, ou mesmo do Magnus
Carlsen. Ao invés de ter que caçar na desordem cronológica uma a uma, todas (no
caso de jogadores na ativa, sendo atualizadas com o tempo, obviamente), já pode
encontrar tudo em um único arquivo compacto, com o tamanho irrisório de 1 MB ou
menos. Essa será a “base” para o programa trabalhar. Vai depender da sua
preferência, pode-se pegar torneios completos, jogadores, ou baixar uma “mega data base”, que é um pacote
instalável com 5 milhões de partidas.
09 - COMO EDITAR?
Ok. Aberto o
pgn (e no post, usaremos o do Fischer), eu quero editar, eis algumas opções:
Insert: Uma ferramenta para os mais analíticos. Serve para suas
anotações a respeito dos lances, com direito a exclamações, interrogações,
comentários de texto e variantes. Para os que não estão familiarizados com
esses símbolos, um pequeno glossário:
Board: editar a cores do tabuleiro, as opções de peças em 2D (ou mesmo
o risível 3d), se ele terá coordenadas, som de peças, e o fundo. No canto
esquerdo, o “flip board” é para virar
o tabuleiro, ou seja, inverter as cores e perspectiva da posição. Enquanto “DGT Board” é algo que poucos usarão, já
que é o uso conectado ao caro “tabuleiro
DGT”, usado em eventos de elite. Na qual as peças possuem chips, e o
tabuleiro sensores, fazendo todo movimento já aparecer no diagrama na tela de
computadores.
View: Escolher se quer as notações, fotos dos jogadores, pesquisa de
referência (a discutir no tópico 04), o layout que deseja, sendo full screen ou
mesmo mudança das imagens para direita, esquerda ou diagonais.
08 – ALGUNS COMANDOS DE TECLADO:
FULL SCREEN
(Tela cheia): Ctrl + Alt + F
SETAS
AMARELAS E MARCAR CASAS
IDEM: Ctrl + Alt + botão direito do mouse.
SETAS VERDES E MARCAR CASAS IDEM: Alt + botão direito do
mouse.
SETAS VERMELHAS E MARCAR CASAS IDEM: Alt + Shift + botão
direito do mouse.
PASSAR PARA
PRÓXIMA PARTIDA: F11
PASSAR PARA
PARTIDA ANTERIOR: Ctrl + F11
ATIVAR
ANÁLISE DO COMPUTADOR: Alt + F2
07 – FERRAMENTA DE ANÁLISE DA “ENGINE”
Engine é
por tradução “motor”. Basicamente uma força de calculo com rating de 2500 / 3000 ou até
mais que pode lhe auxiliar em posições complexas. Vale dizer que acaba sendo o
calcanhar de Aquiles de muitos jogadores (infelizmente ás vezes de GMs, vale
mencionar), já que muitos ao invés de recorrer antes á própria analise humana,
para depois comparar com a “impossível” da máquina, acabam se tornando reféns
dela e não aprimorando a maior qualidade cabível aos enxadristas: ter um bom
processo de tomada de decisões. Existem algumas “marcas” desses motores,
algumas pagas, outras grátis. Podem ser baixadas e emuladas nesse programa, ou
pode-se usar as do próprio programa.
06 – LIVRO DE ABERTURAS (OPENINGS BOOK)
Existem
milhares de aberturas, e destas surgem ainda mais subvariantes levando nomes de
seus “descobridores”. Para enumerar todo esse caos, décadas atrás foram
impressas enciclopédias catalogando de em letras (A á E) e números ( 0 á 99), a
isso chamamos “ECO CODE”. Boa parte dos jogadores intermediários / avançados
para “aprenderem” novas linhas, usam o “openings
book”, que nada mais é do que um medidor de estatísticas do que é mais
jogado na atualidade nas aberturas, bem como uma porcentagem de vantagem para
as brancas, pretas ou igualdade. É um recurso bastante técnico, mas útil visto
com paciência. Vale dizer que sites para jogar xadrez online como o LICHESS e o CHESS.COM também tem esse recurso.
05 – PESQUISA TEMÁTICA
Aqui, é
possível filtrar a pesquisa, achando as partidas pela ECO, posição, ano,
torneio, adversário, rating e mais
uma infinidade. É ideal por exemplo, para se aprofundar em uma abertura
específica.
04 – APRENDIZADO COMPARADO
Similar ao “Livro
de Aberturas”, porém contemplando também o meio-jogo e o final. O termo “aprendizado
comparado” eu conheci no livro “Como Jogar Xadrez Bem (Leonard Barden - 1980)”.
É o método de pegar posições e comparar com partidas de GMs, vendo como eles transcorreram
naquela posição. Esse era um dos modos de treinamento da esmagadora escola
soviética no passado, porém hoje comum, ao ponto de se encontrar facilmente em
livros partidas. Pode ser acessado clicando no ícone da lâmpada, note na
imagem:
Pode se
especificar na pesquisa, se deseja que o resultado só apareça dos mesmos
jogadores que estão sendo estudados (same players), estruturas similares
(similar structures), e o melhor: Finais! (similar end games).
A lâmpada mágica mencionada |
Em view, é possível ativar a opção “referenc
seach”, sendo feita uma amostra de partidas recentes entre mestres nas idênticas
posições. Mas lembre-se: só recentes!
Carregando posições pela DATA BASE |
Alguns leques de possibilidades depois. |
A opção "reference seach" |
03 – PGN COMENTADO PODE AJUDAR
“Tudo muito
bom, Ozymandias, mas só passando as partidas eu não aprendo muito!”, ok, que
tal partidas comentadas? Se quer entrar de cabeça no xadrez, deve aprender além
da notação (algébrica ou descritiva), minimamente inglês e espanhol, visto que
a quantidade de material em português chega a ser irrisória. Mas existem PGNs
comentados com aulas em português, e os que tenho estão para download clicando
nessa imagem:
02 – E COMO POSSO CRIAR MEUS PGNS?
Muito
simples! Basta ir em “New Game” e traçar os lances de ambas as cores. Depois,
basta clicar no disquete “salvar”, ou “salvar como”. E uma maneira prática de
colocar os dados do PGN, tais como nome dos jogadores, rating, evento, etc, é “Ctrl
+ C” e “Ctrl + V” no bloco de notas, e dele fazer as modificações.
01 – GO TO FRITZ?
Ufa! Por
ultimo, gostaria de jogar posições especificas contra o computador, treinar
tática, visualização, memorização e trocentas outras coisas? Há o Fritz, que
nada mais é do que um “Chess Base jogável”. Mas vale dizer que é outro programa
que deve ter instalado na sua máquina, já que ele não vem junto do CB. Não
tenho para download aqui, mas indico BAIXAR no blog parceiro “Xadrez Pirata”,
clicando AQUI. Confesso que nunca usei muito o Fritz, mas no dia que o usar com
mais frequência, faço um post ao estilo deste daqui dedicado a ele. Após
algumas horas digitando e conferindo as coisas, espero que essas dicas possam
lhe ajudar a fazer o básico! Deixem suas dúvidas, sugestões e xingamentos ai
nos comentários...
E SE joga no Lichess, convido a entrar no time aqui do blog, já
estamos quase com 200 membros:
E ai? Gostou? Odiou? Deixe nos comentários e compartilhe o post.
Até o próximo.
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