YU-GI-OH! É obsoleto hoje em dia, ainda mais depois da palhaçada chamada “GX”, porém nos meus tempos de moleque
antes de ontem ele merecidamente foi febre. Eu gostava mais de jogar aquele card game do que qualquer outro jogo,
incluindo o xadrez. Cheguei a ter
cerca de 500 e poucas mini cartas. boa parte através de extorsão... Haw haw
haw. Tempos difíceis. Talvez extorsão seja um nome forte, mas “ganhei” uma
caixa de sapato com algumas centenas dentro para permitir um antigo vizinho a
jogar no meu Ps2, Resident 4 mexia
mesmo com as pessoas... Como tudo que vem fácil vai fácil, essa mesma caixa eu
deixei na casa de outro amigo por vários meses e por preguiça não fui buscar,
para quando finalmente chegar lá, descobri que a mãe dele jogou tudo fora, ato
realizado por esta ser uma evangélica nervosa que alegava que tudo aquilo era
do demônio. O desenho realmente sofria esse preconceito, qualquer outra cultura
para um cristão ignorante é coisa do Satã e daí sabemos como termina. Do YU-GI-OH! que vale, onde Yami chutava a bunda dos otários que
desacreditavam no coração das cartas, obtive oito lições:
08. COMBINAÇÕES DIVERSAS E ESTRATÉGICAS É O
QUE VALE, E NÃO JOGADA PERFEITA
No primeiro
episódio um provocador Kaiba, que
por acaso é o temido campeão mundial de monstros de duelo (assim chamado o card
game, mas foda-se, só chamamos de YU-GI-OH! mesmo!) resolve cutucar um
garotinho chamado Yugi. Esse joga
com o baralho do avô e toma a maior surra ante a artilharia pesada de Kaiba.
Isso até ele completar “Exódia – O Proibido”, monstro em cinco partes que
quando invocado faz com que o jogador ganhe e pronto, sem discussão. Eram
cartas ultrarraras, a maioria das pessoas ficaria apelando com aquilo e se
acharia invencível. Acontece que tempos depois, um garotinho invejoso jogou
esse trunfo de Yugi de um navio. Yugi / Yami eram bons jogadores, enquanto a
maioria das pessoas desistiria, eles redobraram a força em todas as outras
cartas, potencializando o conjunto, que vale mais do que o isolado.
07. TENHA CORAÇÃO DE FATO NO QUE FAZ
Essa parte é mais
apelo sentimental para as crianças que assistem, mas possui um fundo de
verdade. Ter fé no que faz, ao mesmo tempo mantendo cálculos realistas estimula
a concentração e motivação para vencer. É claro que na vida real não acontece
como na animação de aparecer justo a peça chave na hora mais necessária. Mas
coração faz sim diferença.
06. FORÇA BRUTA SEM SUTILEZA É IR DE CARA AO
MURO
Joey sempre foi o
personagem que eu mais me identifiquei, melhor dizendo, eu sou aquele cara, as
únicas coisas que ele faz que eu não faço foi cuidar de uma irmãzinha. Joey não
é o melhor, não tem talento, mas mesmo assim não desiste e vai aprendendo em
meio a porradas e humilhações a ser melhor, e em dados momentos paga por sua
audácia, como as vezes que enfrenta Kaiba, um dos pontos altos da série. O
engraçado com Joey é que ele perdia direto e não sabia o por que, até Yugi lhe
dizer que ele só tinha monstros, e nenhuma carta mágica ou armadilha. Essa é a
primeira sutileza das muitas que ele aprende.
05. ANALISANDO
O PLANO GERAL
Quando eu jogava,
peguei um hábito de Kaiba que era espalhar centenas de cartas no chão e ir
montando diferentes seleções e combinações. Se Bruce Wayne tivesse três Dragões
Brancos ao invés de Alfred e subestima-se mais seus adversários, ele se
chamaria Kaiba tranquilamente.
04. ATÉ
A JOGADA MAIS FORTE TEM A FRAQUEZA MAIS ESTÚPIDA
Novamente ao
Exódia. Na segunda temporada, Yami enfrenta um jogador que tinha vários Exódias
no baralho. Eis a questão: como ganhar de alguém assim? Que na primeira jogada
já pode te exterminar dependendo da sorte? A resposta: seu próprio excesso. O
cara se achava tão transudo por ter uns cinco Exódias completos no baralho que
não tinha outros monstros para contingência. Bastou a armadilha da Corrrentes da
Destruição para anular do jogo algumas peças duplicatas e já era. As vezes a
gente se dá por derrotado antes de começar um confronto por se preocupar tanto
a força do outro, que esquece que ali tem uma fraqueza...
03. ATAQUES
PSICOLÓGICOS COMO EXTENSÃO DE GOLPES
Um dos meus
episódios preferidos é a revanche de Kaiba na primeira temporada, na qual eles
jogam com os discos de duelo ainda em estado bruto. Kaiba vai para cima como um
trator, com um plano quase infalível: infecta o baralho de Yugi, como
resultante destruindo seus monstros que tenham de 1500 de ATK em diante e faz
pela primeira vez o Dragão Supremo de Olhos Azuis, com apelativos 4500 de ATK.
Fodeu. Yami reverte de maneira lenta a situação, como ganhar de um ataque muito
forte sem poder usar um terço daquela força? Criando uma defesa paradoxal de
Kuribohs para ganhar tempo. Mais do que uma jogada, foi um ataque psicológico,
você frustra profundamente um agressor cheio de sí quando mostra que seus
ataques não surtem efeito. Quando tudo é revertido, uma das cabeças do Dragão é
comprometida e ocasionará sua derrota, Kaiba pressiona yugi com a possibilidade
do impacto do ataque o fazer cair de um penhasco. Outro ataque psicológico, só
que abaixo da cintura, Kaiba ganha esse duelo. Se num desenho supostamente
infantil os adversários não jogam limpo, imagine na vida real.
02. DEIXAR
SEU OPONENTE ESQUECER DE SUA CARTA VIRADA PARA BAIXO
Se você já assistiu
“O Grande Truque” do Sr. Nolan, vai perceber a recorrência da distração do
público para que os maiores truques como fazer sumir e reaparecer é
extremamente baseado em desviar a atenção para o foco da ação. Cartas viradas
para baixo são trunfos, tem função de intimidar ao mesmo tempo que prejudicar,
mas só alcançam o determinado efeito quando seu adversário esquece que ela está
lá. Imediatismo não vai te levar muito longe.
01. ESTAR
PREPARADO E CIENTE DE QUE EM BOA PARTE DAS LUTAS QUE VAI ENFRENTAR, ESTARÁ EM
TERRITÓRIO HOSTIL E DESVANTAJOSO
Essa é clichê, mas
funcional. É claro que lutar em um ambiente em que estamos acostumados ou que
fizemos reconhecimento é ideal, até mesmo Sun
Tzu aconselhava isso. Mas se tem algo que esse desenho ensinou é que nem
sempre temos controle disso. Em várias situações Yami teve que reaprender tudo
para se adaptar ou perder, Labirinto, Castelo das Trevas, Mundo da Fantasia com
apelação do Pégasus olhando cartas e jogadas, Monstros dos Dados Masmorra... E
o resultado nós sabemos.
Qual animes ou
desenhos animados te deram bastante lições? Diz ai vai, sei que tem uma
porrada--
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Até o próximo.
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