Megapost DC: Novos Titãs de Marv Wolfman e George Pérez



Análise geral e comentários edição a edição de Novos Titãs #1-44, Anual #1-3 e DC Comics Presents #26, além de Batman e os Renegados #5, pela dupla Marv Wolfman e George Pépez, lançados entre 1980 à 1984.


Comentários:

DC Comics Presents #26: É mais um dia de luta contra o crime na vida de Robin, quando ele tenta acabar com um ataque terrorista no Laboratório Star. De repente, ele se vê entre essa realidade e outra em que ajuda um grupo chamado Novos Titãs e composto por Moça-Maravilha, Kid Flash, Mutano, Ravena, Cyborg e Estelar – estes três últimos, completos estranhos para o menino prodígio – a enfrentarem uma criatura protoplásmica de outra dimensão.

Edição #1: Ravena começa a convocar os jovens que se tornarão a nova versão dos Novos Titãs, e os pesadelos de Robin são explicados. Mas, ao reunir os titãs, eles fazem um inimigo, o jovem Grant Wilson.

Edição #2: Em busca de vingança pessoal, o jovem Grant Wilson se submete à experiências da Colmeia e ganha super poderes para derrotar os Novos Titãs. Mas, o que ele não sabe é que tudo não passa de um plano armado pela organização criminosa para conseguir os serviços do Exterminador, pai de Grant, e acabar de vez com o jovem grupo de heróis.

Edição #3: O vilão Doutor Luz reúne Baran (Mamute), Selinda (Cintila), Psimon e Chip para formar o Quinteto Mortal e enfrentar os Novos Titãs. Mais um pouco do passado sofrido de Estelar é revelado. Cyborg continua amargurado com seu pai que tenta uma reaproximação antes que seja muito tarde. Na verdade, Psimon foi convocado pelo demônio e atrapalhar os planos de Ravena, e os Novos Titãs são todos derrotados pelo Quinteto Mortal.

Edição #4: Controlados mentalmente por Psimon, os Novos Titãs invadem o Satélite da LJA para atacar os heróis da Liga – Batman, Eléktron, Gavião Negro, Mulher-Maravilha, Zatana e Lanterna Verde. Os planos de Trigon de dominar a Terra começam a se concretizar ao fazer com que tanto a Liga quando os Titãs passem a duvidar de Ravena e a abandonam.

Edição #5: Ravena faz uma última tentativa de fazer os jovens titãs acreditarem nela. Após derrotarem Goronn, um dos batedores de Trigon, Ravena e os Novos Titãs enfrentam Trigon no templo em Azurath, mas são facilmente derrotados. Sem outra alternativa, Ravena decide se entregar e permanecer ao lado de seu maligno pai.

Edição #6: Ravena chega ao mundo escravizado de Trigon e se desespera ao ver tamanha crueldade em seu pai. Em Azurath, Arella conta sua história e decide ajudar os Titãs a resgatar sua filha Ravena. Os jovens heróis precisam salvar Ravena e ainda impedir que Trigon e sua horda invadam nossa dimensão.

Edição #7: Após retornarem à Terra, Kid Flash decide dar um tempo nos Titãs para repensar sobre sua carreira heroica ou investir em seus estudos. Para ajudar a libertar Psimon, o Quinteto Mortal invade a Torre Titã para acionar um dispositivo que pode resgatar seu quinto membro da dimensão onde está. Finalmente sabemos que o pai de Victor foi quem construiu a torre para seu filhos e seus amigos. Um final emocionante quando pai e filho se entendem.

Edição #8: Kory visita Donna em seu estúdio fotográfico. Ravena ajuda a impedir um ataque terrorista. Ainda pensando o que fazer da vida, Victor conhece Sarah Simms, professora que cuida e ajuda crianças que usam próteses. Em Blue Valley, Wally ainda reflete sobre o que fazer sobre seu futuro, mas conta com total apoio da família, ou seja, um dia a mais na vida dos Novos Titãs.

Edição #9: Alguns diretores das Indústrias Dayton que fazem parte de um projeto de autorregeneração, estão sendo assassinados. Mutano pede ajuda para Robin em investigar quem está por trás desses atentados. Mas o responsável não tarda em aparecer. É Jordan Weir, o Mestre dos Fantoches. Quando ele passa a controlar Cyborg e atacar os outros Titãs, ficamos sabendo que a Colmeia o contratou.

Edição #10: Enquanto os Novos Titãs enfrentavam o Mestre dos Fantoches, o Exterminador invadiu os laboratórios Dayton e roubou o Projeto Prometeu. Agora, Slade Wilson bola um plano para vender o projeto, destruir os Titãs e se vingar da Comeia pela morte de seu filho Grant.

Edição #11: Gravemente ferido, Donna e os Novos Titãs levam-no à Ilha Paraíso para receber o devido tratamento pelas amazonas. Hipérion, um dos  doze deuses titãs originais revive e conquista o coração da Moça-Maravilha e os dois partem. A rainha Hipólita, seu exército de amazonas, Estelar e Ravena partem em busca de Donna. Após reviver os outros dez titãs, eles, juntamente com Donna, partem para o Olimpo.

Edição #12: No Olimpo, o confronto épico entre os deuses titãs contra seus genitores. Após a vitória, os titãs são confrontados pelas amazonas, juntamente com Ravena e Estelar, fazendo com que Donna consiga se libertar do controle de Hipérion.

Edição #13: Na Ilha Paraíso, Logan se recupera de seus graves ferimentos, enquanto que Estelar participa das festividades de combate com as amazonas. Em Uganda, na África, Robin Cyborg e Kid Flash ajudam o Homem-Robô a resgatar Steve Dayton, o pai adotivo de Garfield, embora tenha sido fácil demais.

Edição #14: Depois de ajudar Dayton a se livrar de seu controle mental, os jovens heróis procuram por Madame Rouge e General Zahl. Porém, Garfield é capturado pela Irmandade Negra.

Edição #15: Os planos para conquistar Zândia se encaminham para seu sucesso com a derrota dos Novos Titãs. Mas, Gar faz um pacto com a Irmandade Negra para ajudá-lo a frustrar os planos de Rouge e Zahl.

Edição #16: Após romper com Dick, Koriander está se envolvendo com um rapaz chamado Franklin Crandall, sem desconfiar que ele foi contratado pela COLMEIA. Tentando se adaptar a sua nova vida, Ravena ingressa na faculdade. O apartamento de Donna é invadido, mas Dick consegue descobrir o responsável.

Edição #17: Francis Kane, amiga de faculdade de Wally sofre por sua mãe que a culpa pela morte do pai e do irmão. Desconfiando de algo mais do que possessão demoníaca. Kid Flash e os titãs resolvem pesquisar o assunto e ajudar a jovem Fran.

Edição #18: Buscando vingança contra os “americanos”, os russo Marek Slavik envia sua secretária Maladi aos EUA infectada com um vírus letal transmissível pelo toque. O herói Starfire é enviado para parar com essa loucura, mas há algo mais pessoal em sua missão.

Edição #19: Doutor Luz escapa da prisão e resolve roubar artefatos indianos de uma exposição do museu. Mas, ao fazer isso, acaba liberando entidades monstruosas e foge para pedir ajuda dos Novos Titãs e do Gavião Negro.

Edição #20: Através de uma carta de Wally West para seus pais, ele narra a última aventura dos Titãs contra o Disruptor.

Edição #21: Marcy, ex-namorada de Victor Stone tenta fugir da Igreja do Irmão Sangue, mas é caçada até a morte. Victor recorre a seus amigos dos Novos Titãs. Dick, Donna, Ravena e Wally se infiltram na igreja como novos pupilos, mas logo seus disfarces são descobertos e eles são facilmente derrotados por Sangue.

Edição #22: Antes de perder a consciência, Ravena libera seu ego espiritual para chamar Victor, Mutano e Estelar. Com os Novos Titãs juntos novamente, o Irmão Sangue terá grandes problemas. Mesmo assim, a popularidade e a influência do líder religioso infecta todos os seguimentos da sociedade.

Edição #23: Tentando lidar com as consequências armadas pelo Irmão Sangue em incriminar os Novos Titãs, Estelar é raptada pelos gordonianos à mando de sua irmã Komander. Os Titãs vão em resgate de sua amiga, mas, surpreendidos, são facilmente derrotados pela armada alienígena.

Edição #24: Komander leva sua irmã cativa até a Cidadela. Lá, ela fica sabendo dos planos de um Psion renegado em capturar a deusa Xhal de Tamaran. Os Novos Titãs são ajudados pelos Ômega Men que querem acabar com a opressão da Cidadela e libertar Estelar.

Edição #25: Novos Titãs e os Ômega Men juntos em uma terrível batalha em Okaara. A violência do combate ultrapassa os limites tolerados por Ravena que luta de agonia para conter seu lado negro. Na Cidadela, Robin, Mutano e Cyborg tentam resgatar Estelar e libertar sua amiga das torturas do Psion.


Anual #1: Na nave dos Omega Men, Primus revela aos Titãs toda a origem da deusa Xhal e porque ela deve ser libertada. Na Cidadela, Koriander e Komander duelam incansavelmente, mas o Psion renegado propõe um duelo decisivo das duas irmãs em Tamaran. E o plano do Psion começa a entrar em ação, causa uma reação em cadeia em todo o Sistema Vega.


Edição #26: Jovens de rua estão sendo aliciados a distribuírem drogas nas ruas de Nova York e trabalhar para grandes traficantes como Anthony Scarapelli. Cada um tem sua história e seus conflitos familiares, mas nada se compara com os horrores do submundo. A história também mostra a primeira aparição de Terra.


Edição #27: Os Titãs acabam se envolvendo no caso do tráfico de drogas e recebem uma grande ajuda, seu antigo companheiro de equipe, Roy Harper, que tem trabalhado infiltrado. Mesmo ainda jovens, eles precisam encarar algumas das duras realidades da vida urbana.

Edição #28: Já faz alguns dias que Mutano está atrás de Terra tentando ajudá-la. Diante da recusa e do comportamento violento da jovem poderosa, Garfield a leva para a Torre Titã. Ela revela os motivos de seus últimos ataques e os titãs Mutano, Cyborg, Kid Flash e Ravena resolvem prestar ajuda. Em Zândia, o QG do Irmão Sangue é atacado pela Irmandade Negra.

Edição #29: Durante o ataque da Irmandade Negra em Zândia, o Irmão Sangue estava refugiado nos EUA. De lá, ordenou que a chacina cometida pela Irmandade fosse retribuída. Os vilões sobrevivem e, enquanto procuram o Irmão Sangue para se vingar, invadem a Torre Titã em busca de Ravena.

Edição #30: Robin e Estelar acompanham o promotor Adrian Chase a uma reunião com Bethany Snow, repórter e adepta da igreja de Sangue. Terra é a mais nova membro oficial dos Novos Titãs e sua primeira aventura junto com seus novos colegas, é ajudar Ravena, que está sendo procurada pela Irmandade Negra.

Edição #31: A Irmandade Negra rapta Ravena e a torturam para que ela revele como arrancar os poderes do Irmão Sangue. Os Novos Titãs viajam ata Zândia para confrontar a Irmandade, mas durante a luta, Ravena libera seu lado sombrio.

Edição #32: Depois de sua missão em Zândia, os Novos Titãs retornam exaustos e emocionalmente abalados com os últimos eventos. Mas logo são convocados até St. Louis, onde dois irmãos Relâmpago e Trovão estão causando vários estragos. Ao saber de sua dramática história, os Titãs resolvem ajudá-los.

Edição #33: O vilão Tridente é encontrado morto e os Novos Titãs são chamados para investigar. O estranho é que eles já haviam enfrentado o Tridente dias atrás, em pares diferentes – Mutano/Cyborg, Moça-Maravilha/Ravena, Terra/Kid Flash. Porém, a descrição que cada um fez de seus confrontos parece apontar para um vilão diferente.

Edição #34: Dana Markov, a Terra, ainda se ressente de não ter conquistado a confiança do grupo. Robin e Adrian Chase invadem a mansão do mafioso e traficante Scarapelli, mesmo sem um mandado. O Exterminador retorna e só não acaba com os titãs, porque Terra apareceu e salvou o grupo.

Anual #2: A explosão no apartamento da família do promotor público Adrian Chase faz suas vítimas – a esposa e seus dois filhos. Chase está em estado grave e recebe tratamento escondido. Robin vai trás do mafioso Anthony Scarapelli, mesmo estando sob ordem judicial de manter-se afastado dele. Por isso, os Novos Titãs resolvem intervir e ajudar seu colega de equipe, mas precisam fazer isso dentro da lei. E surge o Vigilante.

Edição #35: Sarah Simms não consegue se livrar do obsessivo Mark. A situação sai fora de controle e Mark acaba roubando a arma de um policial e fazendo reféns em uma loja. Cyborg, Ravena e Mutano vão até o local para ajudar a polícia.

Edição #36: Nos Laboratórios STAR, os poderes de Trovão e Relâmpago estão sendo testados, até que uma sobrecarga de energia os liberta. Eles precisam liberar sua energia, ou morrerão, até encontrar seu pai, que pode ser a única salvação dos dois irmãos. Infelizmente, os Novos Titãs estão em seu caminho.

Edição #37: O Quinteto Mortal foge da prisão e seqüestra a Dra. Jace. Os Novos Titãs investigam seu desaparecimento e se deparam com os Renegados, que também estão à procura da médica. Terra reencontra seu irmão Geoforça.

Batman e os Renegados #5: Os Novos Titãs e os Renegados são atacados por Psimon e deixados para morrerem afogados, não fosse pelos espantosos poderes de Terra e Geoforça. Quando os membros do Quinteto resolvem trais o Doutor Luz e atacá-lo, acabam chamando a atenção dos heróis.

Edição #38: Um dos maiores mistérios que persiste em rondar os Novos Titãs é descobrir o verdadeiro passado da Moça-Maravilha. À pedido de Terry, Robin mergulha a fundo em suas investigações para descobrir quem é Donna Troy. Marv Wolfman reescreve a origem da Moça-Maravilha para se adequar à saga Crise nas Infinitas Terras em um conto emocionante.

Edição #39: Wally West decide que é hora de deixar definitivamente os Novos Titãs e se dedicar à faculdade e sua vida pessoal. Dick anuncia que está deixando de ser o Robin, enquanto procura por uma nova identidade, apesar de não deixar o grupo. Dana Markov é oficializada como a mais nova integrante da equipe, porém, aliada a um dos mais temíveis adversários que os Titãs já enfrentaram – o Exterminador.

Edição #40: O Irmão de Sangue está de volta, mais decidido do que nunca a aumentar seu império com seu poder de persuasão. Disfarçado como jornalista, Dick viaja até a Igreja do Irmão Sangue em Zândia, mas é capturado e mentalmente controlado, atraindo seus companheiros à uma armadilha mortal.

Edição #41: Sem a liderança do Robin, os Titãs agem de maneira desorganizada e são alvos fáceis dos ataques do Irmão Sangue. Porém, um repentino ataque do governo de Zândia põe fim ao líder religioso, embora passe a impressão de que tudo não passou de mais um plano de Sangue.

Edição #42: Donna e Terry correm com os preparativos do casamento. Victor recebe a notícia de que seus avós estão vindo visitá-lo. Todos os Titãs estão sob os olhares traiçoeiros de Dana Markov e Ravena parece ser a única que sente o grande mal em sua alma.

Edição #43: Dick Grayson é atacado pelo Exterminador, mas consegue escapar. Percebendo algo errado por ter sido atacado em sua identidade civil, ele procura pelos outros Titãs, mas sem sucesso, pois foram todos capturados por Slade. Perplexo, Dick conhece Adeline ex-esposa de Slade e seu filho Joseph. Adeline lhe conta todo o plano do Exterminador e a traição de Terra.

Edição #44: A origem do Exterminador. Adeline conta toda a história de como Slade Wilson se tornou o Exterminador, como perdeu seu olho, e seu filho Joseph ficou mudo. É hora de contra-atacar e Dick revela sua nova identidade heroica – o Asa Noturna.

Anual #3: Asa Noturna e Joseph – Jericó – invadem o QG da Colmeia, onde os Titãs estão presos e a ponto de serem eliminados para sempre. O contrato que o Exterminador assumiu de seu filho Grant está quase concluído, até que ele descobre que seu filho caçula, Joseph também está no complexo e correndo risco de vida. Além de tudo isso, Dana Markov, a Terra está cada vez mais descontrolada.








Análise geral:

Um dos títulos de maior sucesso da DC antes de Crise nas Infinitas Terras. Marv Wolfman foi além de apenas mostrar jovens heróis juntos em aventuras empolgantes. Antes, ele decidiu mergulhar fundo nos relacionamentos, problemas familiares, incertezas e amadurecimento. 

A inclusão dos novos personagens tais como Ravena, Cyborg e Estelar trouxeram não apenas novos heróis, mas toda uma gama de complexidade em cada um deles – a filha de um demônio tirano de outra dimensão que precisa controlar seus próprios sentimentos para não ser tragada pelo mal herdado de seu pai, um jovem que teve mais da metade de seu corpo reconstruído e nunca sentiu o amor de seu pai, uma jovem alienígena que nasceu predestinada a ser a princesa de seu planeta, mas foi vendida como escrava ainda criança e refugiou-se na Terra, um mundo completamente diferente do seu. 

Sem contar que os heróis já conhecidos também foram bem desenvolvidos. Robin sempre à procura de seu espaço e sair da sombra do Batman; Kid Flash vivendo um dilema entre continuar a ser um herói ou investir nos estudos e em sua vida pessoal; Mutano, que esconde suas inseguranças e o sentimento de abandono por trás de seu bom humor; Moça-Maravilha que se envolve com alguém muito mais velho e vive amargurada por não saber toda a verdade sobre seu passado.

Além disso, o grupo lida com todo tipo de problemas pertinentes à sua geração, como crises existenciais, fanatismo religioso, amizade, confiança e traição. Sem contar que os desenhos de Pérez estão no seu auge, detalhista e com quadros grandiosos. As edições #39-44 fazem parte do famoso arco Contrato de Judas. É digno de nota que, além de criar Ravena, Estelar e Cyborg, Wolfman e Pérez também foram os responsáveis pela criação do Vigilante e da transformação de Dick Grayson em Asa Noturna. Quadrinhos de adolescentes para um público mais maduro e que procura uma leitura que vai além do simples entretenimento. Leitura obrigatória.



Postar um comentário

0 Comentários