POR TRÁS DOS QUADRINHOS: AJAX, O CAÇADOR DE MARTE


Também conhecido como: "Ajax, o Marciano"(J'onn J'onz - John Jones), foi criado pelo escritor Joseph Samachson e pelo artista Joe Certa em setembro de 1955 na revista Detective Comics #225. No original americano, seu nome é "Martian Manhunter" (Caçador de Marte). O nome "Ajax" foi dado pela editora brasileira EBAL, para poder caber dentro dos balões de diálogo no “formatinho” adotado no Brasil, e posteriormente mantido pela Abril. Só recentemente, com a publicação da DC Comics pela Panini é que se tentou a tradução do seu nome original, mas o nome Ajax volta e meia é citado. 
Apesar de transmorfo, sua aparência adotada como herói é próxima ao original marciano, pele verde, lisa e sem pelos, humanóide, mas claramente alienígena.

Sua primeira aparição se deu em 1955 na história “The Strange Experiment of Dr. Erdel” (A estranha experiência do Dr. Erdel).

Na trama de origem, J'onn J'onnz é o último descendente de uma raça marciana extinta que foi transportado acidentalmente para a Terra. Aqui, assumiu a identidade do detetive assassinado John Jones, fazendo tudo o que pôde para ajustar-se à vida terrestre. Porém, enquanto a maioria dos super heróis possuem apenas uma identidade secreta, o Caçador de Marte prefere usar seus poderes transmorfos e manter várias identidades. A história lembrava um pouco “As crônicas Marcianas”, de Ray Bradburry.
Poderes!
Super força = Seu nível de força é igual ao do Capitão Marvel (Shazam) e (talvez) Superman.
Velocidade sobre-humana = Não tão veloz quanto o Superman ou o Flash.
Quase Invulnerabilidade = Ele possui grande resistência a ataques poderosos.
Mudança de densidade = Pode ficar até mesmo intangível, podendo atravessar matéria solida.
Invisibilidade = Pode ficar invisível.
Visão marciana = Visão de raio-lazer e de raio-x.
Longevidade = Supõe-se que seja capaz de viver até 6 mil anos.
Transmorfismo = Pode mudar seu corpo formato e cor, também é capaz de se transformar em outra pessoa ou qualquer tipo de criatura.
Telepatia = Pode entrar nas mentes de outras pessoas, ler os pensamentos atuais e se comunicar com elas.
Voo = Pode voar a grandes velocidades.
Elasticidade de braços = Pode alongar sua carne e ossos e esticar partes úteis como braços e pernas.
Vulnerabilidade ao  Fogo!

Desde suas primeira histórias J'onn tem sido apresentado como vulnerável ao fogo.
Na Era de Prata, ele temia tanto o fogo que chegava a ficar inconsciente quando o via.
Mais tarde, foi explicado que o fogo é um inimigo natural de todos os marcianos.
Na Era de Bronze, essa fobia veio a se tornar mais definitiva, fazendo-o perder lentamente seus poderes e, eventualmente, a consciência.
Nos Novos 52, foi revelado que ele tem uma fraqueza psico-somática ao fogo, decorrente da destruição traumática da raça marciana.
Na TV:

Ajax nunca teve um programa próprio na TV, mas já apareceu como convidado em alguns. O primeiro foi “Liga da Justiça” (1997), especial de baixo orçamento com David Ogden Stiers como Ajax. O segundo foi a série de TV “Smallville” com Phil Morris interpretando o personagem em 2010 e recentemente interpretado pelo ator David Harewood no seriado “Supergirl” (2016).



Postar um comentário

0 Comentários