TRASH MOVIE: A Coisa (The Stuff) - 1985


A Coisa (The Stuff) - 1985

É um filme de terror despretensioso, com uma produção de baixo orçamento e com elementos de humor negro. De modo bem conciso é sim a melhor forma de descrever este clássico filme TRASH. Com direção e roteiro de Larry Cohen, um nome bem conhecido no cinema B, sendo o criador das séries de filmes com um bebê assassino, iniciada com Nasce um Monstro (It´s Alive, 74), e com um policial psicopata, Maniac Cop (88). Além também de escrever as histórias de filmes mais comerciais como Por Um Fio (Phone Booth, 2002), com Colin Farrell, Forest Whitaker e Kiefer Sutherland, e Celular – Um Grito de Socorro (Cellular, 2004), com Kim Basinger.
Na história, há um tipo de iogurte com marshmallow sendo comercializado e que vicia todos que o consomem. Em dado momento os protagonistas descobrem que a coisa é uma curiosa substância gosmenta encontrada por mineradores e que por possuir um sabor agradável ao paladar humano, passa a ser comercializada em larga escala. Não bastasse saberem isso, logo ficam sabendo que “A Coisa” é um parasita alienígena que engana suas vítimas, tomando o controle de suas mentes e depois consumindo seus corpos por dentro, se alimentando das entranhas e transformando as pessoas em cascas vazias, enquanto se prepara para conquistar a terra.
O interessante é que o filme tem aquele estilo nostálgico que lembra as produções dos anos 50, onde a coisa seria considerada uma espécie de metáfora da paranoia dos americanos contra uma invasão comunista, algo que era bem típico nos argumentos dos filmes de ficção científica daquele conturbado período da guerra fria. Outras mensagens presentes na história dão ênfase a sociedade descontrolada e consumista, vitimas do poder da propaganda, pois a coisa é largamente divulgada em comerciais de televisão chamando a atenção dos consumidores famintos por experimentar seu sabor.
Tem também o alerta para a selvagem concorrência dentro do mercado, com espiões industriais espalhados para todos os lados e conspirações para segurar o interesse dos clientes, além da facilidade de propagação do tráfico ilegal de um produto proibido, como sugere o desfecho da história.
Contribuição do amigo: Márcio Simão



CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.

JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD 

Postar um comentário

0 Comentários