Pesquisar este blog

smc

sábado, 25 de julho de 2015

DO FUNDO DO BAÚ #03



O citado desenho do Ulisses que eu fiz essa semana. Um humilde tributo, a esse que eu considero o Batman da mitologia grega. Muitas crianças perguntaram se eu tinha desenhado "o Arrow", e eu educadamente respondia: "O Arrow é uma versão de viadinho desse daqui". Por coincidência, teve uns alunos do 6º ano que ia estudar mitologia, e já chegavam animados pra professora falando sobre o Ulisses. É engraçado que a maioria das pessoas assiste e lê tanta coisa derivada da mitologia grega, mas muitas vezes não para para ler de fato a própria. Tem uma porrada de alunos lá que eu vivem lendo "Percy Jackson", assistindo "Fúria de Titãs" ou zerando os God of War, mas entretanto não sabe quem foi Édipo... Sem falar na grandeza que os gregos deixaram em cultura para civilização ocidental.


Sobre o desenho em sí, foi só um rascunho de como eu imaginei que Ulisses poderia ser. Barbudo, cabelo grande, porém aparado, cicatrizes de guerra, um olhar de vingança, ao mesmo tempo que confuso após voltar para casa, sem falar que ele ainda se disfarçaria de mendigo para entrar no próprio reino, o qual estava cercado por "pretendentes" a sua mulher, todos covardes gananciosos certos de que Ulisses havia morrido, dada tantas décadas que não voltava para casa. Esse arco que ele carrega, foi forjado pelo próprio Apolo, dado por um dos que foi discípulos de Hércules, enquanto Ulisses ia para a Guerra de Troia. Na minha visão, o ego de Ulisses o permitiria que ele esculpisse uma placa de metal com o rosto do ciclope que ele vencera no passado. E o carregaria ali, como um sinônimo de seu intelecto sobre a mais aterradora monstruosidade. 

Esse projeto de desenharem em uma cartolina que ficava na parede, é uma iniciativa de um professor de inglês bem simpático, que porventura é ilustrador profissional, faz capas de livro e tudo. Sempre que ele pode, coloca as cartolinas, faz um desenho modelo e dá um tema. Sempre que eu posso eu coloco as cartolinas com ele, para depois desenhar em uma. O tema dessa vez foi "Liberdade". O grande vacilo mesmo foi desenhar as flechas com as pontas para cima.

E para salvar o post:









E essa imagem que eu achei ontem, porque nunca pensei nessa piadinha? Tô rindo desde ontem dessa droga:




Nenhum comentário:

Postar um comentário